Paraná

Cinema

Curta "Onde está Flora" que trata da violência de gênero terá exibição gratuita em Curitiba

Toda a equipe envolvida no filme é de mulheres e pessoas não binárias.

Paraná |
Na próxima terça-feira (12), a Cinemateca de Curitiba recebe o curta-metragem “Onde está Flora”. - Divulgação

Na próxima terça-feira (12), a Cinemateca de Curitiba recebe o curta-metragem “Onde está Flora”. O filme tem roteiro e direção de Titânia Trentin e narra a história de uma mulher que desaparece por alguns dias, fazendo com que a amiga Antônia saia à sua procura.

“Esse texto já existia há muito tempo em formato de crônica, depois de aprender a roteirizar para cinema resolvi adaptá-lo. É uma parte da minha vida, obviamente com um brilho que só a ficção pode dar”, conta Titânia. Segundo a diretora, os espectadores poderão encontrar emoção, cuidado e sensibilidade nesta produção.

Abordando a violência de gênero, “Onde está Flora” contou com a produção cultural de Pri de Moraes da Diversa Produções. “Acho que este é um tema que deve aparecer nos roteiros e dramaturgias para dar luz ao grande público através da ficção, mas é também uma conversa urgente de se ter nos bastidor tornar a pauta prioridade para que existam ambientes mais seguros e equitativos”, afirma.

Do roteiro à técnica de som, todas as profissionais envolvidas no projeto são mulheres e pessoas não binárias, algo que segundo a atriz principal, Carol Mascarenhas - que dá vida à Antônia - tornou o trabalho singular. “Eu me senti muito à vontade no set de filmagem, tive cenas bem difíceis pra fazer e mesmo assim me sinto à vontade. Não tive que me preocupar com situações que podem acontecer quando trabalhamos com homens.”

A atriz também falou sobre sua preparação. Para ela, “do ponto de vista de criação de personagem foi tranquilo, as características de Antônia acabaram combinando com o meu perfil. Mas a parte temática pegou um pouco mais por ser um tema sensível”.

Contrapartida

Nos próximos meses, o filme também será exibido em escolas públicas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, nas Regionais de Curitiba. Após a exibição, os estudantes terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa sobre violência doméstica e aprender mais sobre a Lei Maria da Penha. As atividades serão mediadas pela Professora Mariléia Freitas dos Santos, que trabalha há mais de 10 anos em projetos voluntários com ênfase no empoderamento feminino de meninas adolescentes estudantes da rede pública de ensino.

Serviço

Local: Cinemateca

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco

Data: 12/03 (exibição única)

Recepção: 19h

Exibição do filme: 19h45

Site: https://www.ondeestaflora.com.br/

 

Edição: Ana Carolina Caldas