Paraná

Meio Ambiente

Deputados Goura e Marquito propõem criação do Parque Nacional nas Serras Araçatuba e Quiriri

Projeto foi apresentado à ministra Marina Silva na sexta-feira (15)

Curitiba (PR) |
A proposta foi entregue pessoalmente pelo deputado Goura à ministra - Foto: Assessoria de Imprensa (Mandato Goura)

Os deputados estaduais Goura (PDT-PR) e Marquito (PSOL-SC) apresentaram em conjunto à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a proposta de criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, abrangendo os estados do Paraná e Santa Catarina.

O ofício com a proposta foi protocolado na sexta-feira (15) no Ministério do Meio Ambiente e entregue pessoalmente à ministra durante um evento que ocorreu em Curitiba no sábado (16).

A Serra do Araçatuba, situada no município de Tijucas do Sul (PR), é a montanha mais alta da região Sudoeste do Paraná, próxima à divisa com Santa Catarina. Mais ao Sul, estão os Campos do Quiriri, um dos destinos mais conhecidos e visitados no Planalto Norte Catarinense.

“Essa região é um patrimônio natural fantástico que está entre o Paraná e Santa Catarina e por ser uma situação que envolve os dois estados justifica ainda mais a criação de uma unidade de conservação federal, de gestão nacional, para potencializar a necessidade de preservação, do fortalecimento do turismo de natureza, turismo das comunidades, turismo rural, junto com a urgência da preservação da biodiversidade que esse território representa”, argumentou o deputado Goura.

O deputado destacou que, além dos parlamentares, essa iniciativa conjunta envolve um grupo multidisciplinar composto por técnicos, montanhistas, produtores rurais, funcionários públicos, empresários, pesquisadores e ambientalistas que atuam na região. Eles buscam consolidar uma política pública eficaz para preservar o que resta da Serra do Mar e da Mata Atlântica.


Proposta de áreas de estudo para criação do parque nacional nas serras do Araçatuba (vermelho) no Paraná e Quiriri (verde) Santa Catarina / Foto: Assessoria de Imprensa (Mandato Goura)

Belezas naturais e turismo sustentável

Com sua rica biodiversidade e paisagens únicas, a Serra do Araçatuba se destaca como um destino turístico consolidado. Atraindo uma variedade de visitantes, desde montanhistas experientes e atletas até famílias em busca de passeios tranquilos. O local também oferece diferentes opções gastronômicas e culturais, sendo reconhecida por sua produção rural orgânica.

Já os Campos do Quiriri, situados em uma área ainda mais preservada e de difícil acesso, atraem excursionistas e naturalistas de todo o Brasil para apreciar as belezas deste conjunto de montanhas com cerca de 30 cumes, cuja altura varia entre 1.300 e 1.580 metros.

Além disso, conforme ressaltado na justificativa da proposta, a extensão das serras abriga trechos de Mata Atlântica e remanescentes de campos de altitude em suas cristas e cumes. Apresenta também uma vasta diversidade de flora e fauna, incluindo espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção.

A região desempenha um importante papel como área de mananciais para o abastecimento de diversos municípios, abrigando as nascentes dos rios Negro, Cubatão e Pirabeiraba.

Diante da importância socioambiental das serras, os autores da proposta defendem que estabelecer um Parque Nacional nas Serras do Araçatuba e Quiriri seria a opção mais eficaz para preservar a biodiversidade e promover o desenvolvimento turístico e cultural da região.

Com o intuito de envolver toda a comunidade local nesse processo, os parlamentares sugeriram a formação de uma Força Tarefa, visando discutir e incluir os principais interessados na proteção dessas áreas.

Edição: Pedro Carrano