Rio Grande do Sul

CUIDAR DAS ÁGUAS

Dia do rio dos Sinos é celebrado com eventos que reforçam a necessidade de preservação

Prefeitura de São Leopoldo promove a 10ª Semana do Rio dos Sinos em alusão à data que marca a criação do Comitesinos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Importante recurso hídrico da região Metropolitana de Porto Alegre, o rio dos Sinos está entre os mais poluídos do Brasil - Foto: Divulgação/Semae RS

Neste domingo (17) foi celebrado o Dia do Rio dos Sinos, que com cerca de 190 km de extensão é o principal recurso hídrico da região do Vale dos Sinos e atende em torno 1,44 milhões de habitantes. Para comemorar e reforçar a necessidade de preservação, o município de São Leopoldo (RS) prepara uma série da atividades na 10ª Semana do Rio dos Sinos.

:: Cidades são as principais responsáveis pela degradação das águas do rio dos Sinos ::

A instituição do 17 de março como o Dia Estadual de Preservação e Conscientização da Importância da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos ocorreu a partir da lei estadual 12.171, de 11 de novembro de 2004. A data escolhida marca o dia da criação do Comitê de Preservação, Gerenciamento e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos - Comitesinos, o primeiro comitê de bacia de rios de domínio do estado a ser instituído no território nacional.

Em 2013, o Índice de Desenvolvimento Sustentável do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontava o Sinos como o quarto rio mais poluído do país, principalmente por conta de esgoto e resíduos industriais lançados em seu leito. Ele nasce na Serra Geral, a 93 quilômetros de Porto Alegre, na pequena cidade de Caraá, no litoral norte do estado, corta o Vale dos Sinos e finaliza sua trajetória ao desembocar no delta do rio Jacuí, em Canoas.

Em dezembro de 2023, o Comitesinos aprovou a cobrança pelo uso das águas na bacia do Rio dos Sinos. Agora, está em debate a precificação. Após a implementação por parte do governo estadual, companhias de abastecimento, indústrias e produtores rurais deverão pagar pela retirada de água do rio para suas atividades produtivas.

Prevista no Sistema Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/97), a cobrança pelo uso da água é uma ferramenta de gestão para o investimento dos recursos arrecadados nas bacias hidrográficas em sua recuperação, assegurando água em quantidade e qualidade para todos os usos. No Brasil, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Norte e Goiás já adotaram a ferramenta.

10ª Semana do Rio dos Sinos

A Secretaria de Meio Ambiente (Semmam) de São Leopoldo promove a 10ª Semana do Rio dos Sinos. As atividades estavam marcadas para a semana passada, mas foram alteradas em função da possibilidade de chuva.

Segundo a prefeitura, as atividades da semana são alusivas ao dia 17 de março, Dia Estadual do Rio dos Sinos, e têm como objetivo promover uma reflexão quanto à preservação da bacia hidrográfica.

Confira a programação

Dia 22 (Dia Mundial da Água)

Apresentação do filme Caminhos da Água
Local: Museu do Rio dos Sinos
Horário: 14h

Dia 23

Entrega das obras do Casarão da SEMMAM
Local:  Sede da Semmam (rua da Praia, 50 - Rio dos Sinos)
Horário: 10h30

Ato de Posse do Fórum dos Arroios
Local: Museu do Rio dos Sinos
Horário: 10h30

15ª Eu Vou de Bike
Local: Museu do Rio dos Sinos
Horário: 13h3


Edição: Marcelo Ferreira