Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdFRS - 21 a 28 de março

A última semana de março traz na programação debate sobre literatura e censura e muito mais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entre os destaques da programação cultural da próxima semana está o arrastão da Turucutá que completa 16 anos - Foto: Thales Mattos

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Índice

Cinema e Audiovisual:

Música:

Literatura:

Teatro e dança:

Exposição, artes Visuais e oficina:

Festa, ar livre e programação especial:


CineBancários 

"Saudosa Maloca", inspirado em uma das músicas mais famosas do sambista Adoniran Barbosa, chega ao CineBancários nesta quinta-feira (21), na sessão das 19h. Dirigido por Pedro Serrano e exibido na Mostra de Cinema Internacional de São Paulo, o filme é protagonizado por Paulo Miklos e Gero Camilo.

“Se o sinhô não está lembrado/ Dá licença de contar/ Que aqui onde agora está/ Esse adifício arto/ Era uma casa velha/ Um palacete abandonado”, assim começa a canção de 1951, que narra a história de Mato Grosso e Joca, contada pelo próprio compositor na mesa de um bar. Adoniran é interpretado por Miklos, e os outros dois personagens por Gero Camilo e Gustavo Machado, respectivamente.

O longa, que tem roteiro de Serrano, Guilherme Quintela (Sintonia, Meu Amigo Hindu) e Rubens Marinelli (O Santo Maldito) e teve consultoria de Lusa Silvestre, conhecido por seu trabalho nos roteiros de "Estômago'' e no mais recente "Medida Provisória”, traz Adoniran, já do alto de seus 72 anos, narrando ao garçom de um bar histórias de uma São Paulo que não existe mais, lembrando com

Além disso no mês das Mulheres, CineBancários realiza sessão comentada do filme Lilith. Confira no site a programação completa da semana e valores. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cinemateca Capitólio

Entre as atrações na Cinemateca Capitólio de 21 a 27 de março está sessão especial para celebrar o aniversário de nove anos do espaço que guarda a memória do cinema do Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (27), às 19h30, ocorre sessão única do documentário "Peréio, Eu Te Odeio", seguida de debate com os diretores Allan Sieber e Tasso Dourado, mediado pelo crítico Marcus Mello.

Confira no site os horários. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Cinemateca Paulo Amorim 

Entre os destaques da Cinemateca Paulo Amorim de 21 a 27 de março está o filme "Lupicínio Rodrigues: Confissões De Um Sofredor", de Alfredo Manevy, na sala Norberto Lubisco, às 16h. 

Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974) transformou em canções todo o sofrimento e as angústias das desilusões amorosas. Sua trajetória está intimamente ligada com a boêmia e a boa música brasileira, em lembranças de amigos e admiradores como Nelson Coelho de Castro, Arthur de Faria, Ney Matogrosso, Gal Costa, Cazuza, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte e seu próprio filho, o Lupinho. O filme também traz imagens de arquivo em que o próprio Lupicínio relata episódios de sua carreira e interpreta suas composições.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cabarés do Sul do Mundo - o documentário

O processo de criação de um dos mais recentes projetos da Cia. Rústica virou filme. Dirigido por Luiz Argimon, "Cabarés do Sul do Mundo - o documentário" terá sessão de estreia com entrada franca na próxima terça-feira (26), às 20h, no Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — Centro Histórico de Porto Alegre). Após a exibição, haverá um bate-papo com o cineasta e a diretora da trupe Patrícia Fagundes. 

Com duração de 60 minutos, a produção retrata os bastidores e as apresentações de Cabarés do Sul do Mundo - formado pelos espetáculos Cabaré da Mulher Braba e Cabaré do Amor Rasgado, que estrearam no ano passado. A obra audiovisual exibe ainda entrevistas com a equipe das montagens. Distribuição de senhas a partir das 19h.


Cena de Cabaré da Mulher Braba / Foto: Luiz Argimon


Exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS"

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) continua com a  exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS". A mostra tem curadoria de Mariana Prette e assistência de Isadora Heimig, e está em cartaz na Galeria Augusto Meyer, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Ela destaca o trabalho de 12 artistas renomados, como Carlos Vergara, Ena Lautert e Felix Bressan, e retrata a diversidade de gênero e raça, explorando materialidades e poéticas. 

Local: Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
Visitação: Até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Informações neste link


Lia Menna Barreto (Rio de Janeiro/RJ, 1959) Tartaruga, 1990 - doação da artista / Foto: Fotografia VivaFoto


Exposição Casa e o Sopro

O Instituto Ling segue com a exposição "A Casa e o Sopro", com 22 trabalhos de Cristina Canale, artista carioca estabelecida na Alemanha desde 1993. A exibição, com curadoria de Daniela Labra, reúne obras raramente vistas pelo público, sendo quatro delas inéditas, que revelam a marca autoral de Cristina, uma pintora madura, dona de uma linguagem visual própria e singular. A seleção conta com pinturas a óleo sobre linho ou tela, além de desenhos em aquarela e técnica mista, em composições de cores vibrantes com elementos antropomorfos e botânicos.

A exposição segue até o dia 1º de junho, de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h
Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca.


Sopro, de 2023 / Foto: Alexander Janetzko


Ocre Galeria promove conversa sobre a exposição Terrosos

"Terrosos", de Carusto Camargo, em exposição na Ocre Galeria, reúne uma série de vasos, volumes disfuncionais, entre o escultórico e o cerâmico, elaborados a partir da revisitação de 35 anos de produção e atuação do artista no campo da cerâmica, das artes e do ensino. Na próxima quarta-feira (27), às 18h30, ocorre mais uma edição do projeto "Conversa com o Artista", tendo como mediadora a crítica e historiadora Paula Ramos. A proposta é aprofundar aspectos da trajetória e da produção do artista gaúcho.

Onde: Ocre Galeria | Rua Demétrio Ribeiro, 535, Centro Histórico de Porto Alegre.

Visitação até a 30 de março de 2024, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h30.

Quanto: Entrada franca.


Obra da série Terrosos, fruto do pós-doutoramento em Portugal / Foto: Joana Torgal


Exposição “Performance do Arquivo: Especulações” 

O V744atelier segue com a exposição “Performance do Arquivo: Especulações”, de Maria Ivone dos Santos, até o dia 26 de abril, no espaço localizado à Rua Visconde do Rio Branco, 744, em Porto Alegre.

A exposição parte de um olhar retrospectivo sobre o seu arquivo artístico pessoal para ativá-lo e lançar-se em novos projetos. “Especular é um termo que deriva do latim, speculare, e que se refere tanto ao ato de meditar quanto ao de refletir (no sentido físico), podendo se referir às particularidades de um espelho, quanto ao ato de observar”, explica a artista.

Visitação: De quartas a sextas, das 14h às 17h. Outros dias e horários, agendamento pelo DM do @V744atelier.


Exposição “Búfala”

Segue até 8 de maio a exposição “Búfala: Agenciamentos de Corpas Insubmissas”, na Casa dos Rosa (Av. Victor Barreto, 2186, Centro de Canoas).  

A exposição tem curadoria de Izis Abreu, professora, historiadora da arte e mestra em Artes Visuais; e Rosane Vargas, jornalista, historiadora da arte, mestra e doutoranda em Artes Visuais. A produção cultural é da historiadora da arte Aisha Costa. 

A orixá Iansã, Oyá, da mitologia Iorubá, e seu poder de transformar-se em uma Mulher Búfala, é o fio condutor. O projeto curatorial apresenta narrativas que auxiliam na reflexão sobre a insubmissão das mulheres ante o processo histórico e social de assujeitamento de seus corpos.

O objetivo é fomentar a produção artística feminina e contribuir para a valorização da cultura local a partir do olhar das artistas e suas experiências.

Participam da exposição as artistas Bruna Alexsandra Rocha, Carini Pereira da Silva, Fayola Ferreira, Gabrieli Gonçalves, Iracema Gah Té (artista convidada), Laura de Anunciação, Lia Regina Braga, Mariana Duarte, Marion Velasco, Mariri Tavares e Virgínia Dias.

A mostra fica aberta de terça a domingo, das 9h às 17h.


Exposição “Búfala” / Foto: Divulgação


“Oliveira Silveira: poeta, negro” segue em cartaz

A exposição “Oliveira Silveira: poeta, negro” está aberta à visitação até 26 de abril no Centro Cultural da Ufrgs. Com curadoria de Ronald Augusto, Naiara Oliveira, Sátira Machado e Lígia Petrucci, evidencia o extenso trabalho de Oliveira como escritor e poeta. A visitação é franca e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, no Centro Cultural da Ufrgs (Rua Eng. Luiz Englert, 333). A mostra conta com recursos de acessibilidade.

"Poeta, negro – a vírgula é imprescindível". O título da exposição é também uma pista para a centralidade do projeto, que busca destacar a obra escrita de Oliveira Silveira. Conhecido, principalmente, pela invenção do 20 de Novembro, dia da Consciência Negra, seu extenso trabalho como poeta e escritor é ainda um território a ser mais reconhecido pela sociedade. 


Como escritor, Oliveira Silveira publicou até 2005 dez títulos individuais de poesia – Pêlo escuro, Roteiro dos tantãs, Poema sobre Palmares, entre outros / Foto: Tânia Meinerz


Teatro Oficina Olga Reverbel completa um ano de atividades com espetáculos nacionais
 
Dois espetáculos nacionais marcam o primeiro aniversário de inauguração do Teatro Oficina Olga Reverbel, comemorado em 27 de março. Localizado no primeiro piso do Complexo Multipalco do Theatro São Pedro, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o local foi inaugurado na mesma data em que é celebrado Dia Mundial do Teatro. Os artistas Thiago Lacerda e Felipe Haiut estarão em cartaz entre 20 e 28 de março.

Thiago Lacerda irá apresentar uma leitura dramatizada do livro de poemas eróticos de Carlos Drummond de Andrade, intitulado "O Amor Natural", nos dias 20 e 21 de março, às 20h. Já o monólogo "Selvagem", escrito e interpretado por Felipe Haiut, aborda o sofrimento das pessoas LGBTQIA+ e a libertação das repressões da infância. Sob a direção de Débora Lamm, o espetáculo estará em cartaz nos dias 27 e 28 de março, às 19h. Os ingressos para ambos os espetáculos já estão disponíveis para compra no site do teatro.

O Amor Natural - com Thiago Lacerda
Leitura dos poemas eróticos de Carlos Drummond de Andrade
Data: 20/03 e 21/03 (quarta e quinta) 
Horário: 20h
Ingressos neste link

Selvagem - texto e atuação: Felipe Haiut
Direção: Débora Lamm
Data: 27/03 e 28/03 (quarta e quinta)
Horário: 19h
Ingressos neste link.


Thiago Lacerda / Foto: Divulgação


15º Festival de Música de Porto Alegre   

Acontece neste sábado (23), às 20h, no Teatro de Câmara Tulio Piva, às 20h, mais uma eliminatória do 15º Festival de Música de Porto Alegre, com show Rock de Galpão. A final está marcada para 31 de março, às 17h, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico, com show de Claus & Vanessa.

O Teatro de Câmara Tulio Piva fica na Rua da República, 575, Cidade Baixa, em Porto Alegre.


El Juego de Antonia 

A obra "El Juego de Antonia" apresenta um casal, Antonia e Virgílio, que vive junto há muitos anos a criar e recriar jogos com os quais esperam se libertar de seus medos. A cada noite, Antonia propõe, também, alguns desses jogos a seus convidados.

O espetáculo acontece numa residência do Bairro Rio Branco com reservas limitadas a 25 espectadores. Não há cobrança prévia de ingressos, passamos o chapéu ao final para contribuições (que também podem ser por pix, o novo ' chapix' ).

De 20 a 23 de março, às 20h. Reservas pelo WhatsApp da Luka Paz 51 991198472. O endereço será enviado após serem feitas as reservas.


El Juego de Antonia / Foto: Divulgação


 "A Força do Feminino"

Neste sábado (23), a partir das 15h, estreia a mostra “Formas da Feminilidade”, no Instituto Zoravia Bettiol (Rua Paradiso Biacchi, 109 – Ipanema, Porto Alegre). A exposição traz um recorte feito na variada obra de Zoravia para enfatizar o feminino. 

A mostra é composta de 38 trabalhos, integrantes de 13 séries, que incluem xilogravuras, peças têxteis, desenhos e pinturas. O evento contará com a participação do presidente da Ages, Liana Timm mobilizou escritoras (poetas, contistas, cronistas e ensaístas) para interpretarem seus textos e autografarem seus livros, a partir das 17h no sarau “Mulheres em prosa e verso – 21 vozes do feminismo”.

Para encerrar o evento, será exibido o premiado filme "Substantivo Feminino", com roteiro e codireção de Daniela Sallet e Juan Zapata. Após a sessão, Daniela Sallet compartilhará ideias sobre o filme e discutirá questões relacionadas ao ambientalismo.
O grupo Urban Sketchers – Porto Alegre estará presente para realizar desenhos e pinturas tanto no jardim quanto na galeria.
Além disso, o Instituto também oferecerá à venda produtos artísticos e livros. O público também terá a oportunidade de conhecer uma variedade de comidas e bebidas artesanais disponíveis nas bancas presentes.


 "A Força do Feminino" / Foto: Divulgação


Festival Literário Rastros do Verão tem programação gratuita no fim de semana

A quinta edição do Festival Literário Rastros do Verão terá programação gratuita nesta sexta-feira (22), sábado (23) e segunda-feira (25) nas livrarias Paralelo 30, Taverna, Macun e Clareira, em Porto Alegre. Idealizado para homenagear a memória e o legado literário de João Gilberto Noll e difundir a produção literária local mais recente, o festival vem ocorrendo desde 24 de fevereiro em sete livrarias da cidade e na Casa de Cultura Mario Quintana, com a participação de cerca de 70 autores e autoras.

Programação:

Sexta-feira (22/3)

Local: Paralelo 30 (R. Vieira de Castro, 48 – Farroupilha, Porto Alegre)
18h30 – Leituras com Daniele Kipper Marquetti
19h – Bate-papo com Lolita Campani Beretta e Juliana Maffeis (haverá sessão de autógrafos do livro Caminhávamos pela beira, com Lolita Campani Beretta 

Sábado (23/3)

Local: Livraria Taverna (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
15h30 – Leituras com Cátia Simon e Manuela Lopes Dipp
16h – Conversa com Taiasmin Ohnmacht. Mediação: Jeferson Tenório e Paula Sperb
18h – Mesa sobre João Gilberto Noll com Marcelino Freire e Valéria Martins
Mediação: Flávio Ilha e João Nunes Jr.

Local: Livraria Macun (Rua Octávio Corrêa, 67 – Cidade Baixa, Porto Alegre)
19h30 – Lançamento e sessão de autógrafos do livro Torrão, com Escobar Nogueira
20h – Sarau para João Gilberto Noll, com Helena Meireles (Preta Guardiã) e Nathallia Protázio. Participações de Marcelino Freire e Escobar Nogueira
21h30 – Show com Pâmela Amaro

Segunda-feira (25/3)

Local: Clareira (Rua Henrique Dias, 111 – Bom Fim, Porto Alegre)
18h30 – Bate-papo com Edgar Vasques sobre os 50 anos do Rango 1 (primeiro álbum, editora L&PM). Mediação Guaraci Fraga e Roger Lerina. E abertura de exposição com originais do Rango.


Festival Literário Rastros do Verão / Foto: Divulgação


1º Art Festival NH

Idealizado pelo artista hamburguense Rafael Jung, o 1º Art Festival NH acontece neste sábado (23), das 10h às 20h, em Novo Hamburgo. O local do evento é a Rua Voluntários da Pátria esquina com a Rua João Pessoa - entre a Rua Bento Gonçalves e a Avenida Pedro Adams Filho, no bairro Pátria Nova.

Será um dia inteiro de arte, cultura, gastronomia, cerveja artesanal e oficinas profissionalizantes. A programação é gratuita e, entre as atrações, o festival reúne 15 artistas da cena mundial do grafite e músicos locais e convidados, como a dupla Claus e Vanessa.

Na programação, também está previsto um campeonato de basquete de rua e uma exposição de 175 obras de artistas locais do projeto Mesa de Arte na Praça. Os trabalhos ficarão em um varal e poderão ser levados pelos visitantes de forma livre e gratuita.

No line up musical, DJ Negro P, Black Tie, Mano Taz, Magnata Joe e a dupla Claus e Vanessa embalam o evento.


1º Art Festival NH / Foto: Divulgação


Espetáculo “O Avesso da Pele” no Porto Alegre em Cena

Uma das atrações da segunda etapa do 30° Porto Alegre em Cena é o espetáculo "O Avesso da Pele", inspirado na obra do escritor Jeferson Tenório, vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário em 2021. Realizada pelo Coletivo Ocutá, de São Paulo, a adaptação terá três sessões nos dias 20, 21 e 22 de março, às 20h, no Salão de Atos da PUCRS. 

Com direção da dramaturga, atriz e socióloga Beatriz Barros, o espetáculo leva ao palco a história de Pedro e seu pai Henrique, professor de literatura negro da rede pública de ensino, que é assassinado pela polícia na volta para casa.

Ingressos disponíveis no site portoveraoalegre.com.br.


Peça O Avesso da Pele / Foto: Helt Rodrigues/Divulgação


Instituto de Letras recebe escritor Jeferson Tenório em ato sobre letramento racial

O GT Antirracista do Instituto de Letras (IL) da Ufrgs promove o ato político “Avessando a Pele”, nesta sexta-feira (22), a partir das 10h, no Solarium do IL, no Campus do Vale, em Porto Alegre. A atividade terá a presença do escritor Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti de melhor romance em 2021, com o livro “O Avesso da Pele”.

A motivação do ato, segundo os organizadores, é uma resposta às tentativas de censura do livro de Tenório. A atividade é realizada em parceria com União Estadual dos Estudantes do RS e com o Coletivo de Estudantes Negros e Negras da Letras. Não há necessidade de inscrição para participar da atividade.

No ato, aberto a qualquer pessoa interessada, será ressaltada a importância da literatura como letramento racial. Também na mesma ocasião, o Coletivo de Estudantes entregará uma carta à direção da Unidade sugerindo a indicação do livro “O Avesso da Pele” como leitura obrigatória para a prova de Literatura do Vestibular.


Katia Suman lança Projeto para 50+

A comunicadora e jornalista Katia Suman inaugura um novo projeto no Bar Ocidente (João Telles 960 – Bom Fim – Porto Alegre) aos sábados em horário inédito das 19h às 23h, focado no público 50+. A festa BAILA COMIGO é um convite à dança, à alegria e aos encontros e também uma homenagem à nossa eterna Rita Lee.

BAILA COMIGO será a primeira festa 50+ da cidade, mas tá liberada pra todas as idades, sem preconceitos. Comes, bebes e música boa na pista de dança mais fervida da cidade. Vai rolar todos os meses no clássico casarão do Ocidente, no bairro Bom Fim, onde Kátia já realiza há 25 anos o Sarau Elétrico todas as terças-feiras.

Ingressos: 60 reais na plataforma Sympla.

Instagram:@bailacomigo_festa 


Katia Suman / Foto: Theo Tajes


Exposição Os Replicantes 1984/2024

A história de uma das bandas mais importantes da cena punk rock nacional chega ao Museu do Trabalho com a exposição "Os Replicantes 1984/2024". A abertura acontece na próxima quarta-feira (27) e a mostra permanece até 19 de maio, com um passeio imersivo e essencialmente musical em duas salas do Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230. Porto Alegre). 

Na primeira sala, haverá capas de discos, fotografias, matérias de jornais, folders, cartazes e letras de músicas que estão em acervos pessoais da banda e de importantes fotógrafos que registraram essa trajetória, como Fernanda Chemale, Fabio Alt, Tonho Meira, Rochele Costi, Marcelo Nunes, Luciana Tomasi, Joice Giacomoni, entre outros fotógrafos que registraram a banda ao longo dessas décadas. Na segunda sala, serão exibidos vídeos quase inéditos para os fãs e não disponíveis no Youtube. O visitante também encontrará material museográfico referente à banda, como objetos e documentos. A produção e curadoria é da jornalista Paola Oliveira - Tsonora Produções.

Visitação 28 de março a 19 de maio - Terça a sábado, das 13h30 às 17h30
Domingos e feriados, das 15h às 18h
Entrada franca.


Exposição Os Replicantes 1984/2024 / Foto: Fernanda Chemale


Arrastão da Turucutá comemora 16 anos

Com o cuidado e a dedicação de sempre, marca registrada do grupo, o 14º Arrastão da Turucutá será realizado neste sábado (23), com concentração às 14h, em Porto Alegre. O local será divulgado em breve nas redes do grupo. Em 16 anos de história, a Turu, como é carinhosamente chamada, vem promovendo a alegria, a arte, a descentralização da cultura na forma de arte de rua, inclusiva, democrática e resistente. 

Com uma super banda, trazendo o grupo de cantores, harmonia, ritmistas, mestres e muitos ritmistas convidados, o Arrastão coloca a bateria no chão sob a direção do trio Amadeu Medina, Artur Klassmann e Duda Lopes. No trio elétrico, a harmonia, guitarra, cavaco, trompete, trombone e sax dão o tom desse grande show, onde todos são convidados a participar e curtir a folia. Para abrir e fechar a festa, o Dj Nego Minas traz um set de respeito.

Redes da Turucutá:
https://www.facebook.com/turucuta
https://www.instagram.com/turucuta/


Turucutá / Foto: Thales Mattos


Nenung e a Lógica da Liberdade dia 23 de março no El Jardim
 
No exercício constante de se desafiar e reinventar criativamente, Nenung volta a Porto Alegre para compartilhar o show “A Lógica da Liberdade” no espaço El Jardim (rua Miguel Tostes 486), neste sábado (23), às 21h, entrelaçando suas canções com intervenções de poesia e pequenas ilhas de relaxamento e contemplação. 

Neste show, que conta ainda com a participação do flautista Michel Busnello, Nenung recria muitas de suas canções conhecidas pelo público, junto de algumas das novíssimas composições que compõe seu novo EP, “Encantamento”, que começam a ser liberadas gradualmente pelas plataformas de streaming a partir do dia 27 de março.

Clássicos como Peixes, O Buda que você sou, Pergunta Urgente, Homofobiens, A Lógica da Liberdade e algumas das super novas como “Encantamento” e “as coisas que o Elon Musk não vai comprar” estarão no roteiro do show A Lógica da Liberdade.


Nenung / Foto: Pedro Rocha


Estrelas - a pessoa nasce pra brilhar

 Mais nova produção da Cia. Rústica, o espetáculo "Estrelas - a pessoa nasce pra brilhar" volta a cartaz na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — Centro Histórico de Porto Alegre). As apresentações serão realizadas nos dias 22, 23 e 24 de março, de sexta-feira a domingo, às 20h. Protagonizada por Estrela Dinn, a peça leva ao palco a personagem criada pela atriz travesti para as montagens Cabaré da Mulher Braba e Cabaré do Amor Rasgado. A direção é assinada por Patrícia Fagundes.

O roteiro entrelaça histórias de artistas travestis brasileiras — como Rogéria, Cláudia Wonder, Andréa de Mayo — com nossas relações com as estrelas no céu, misturando biografia com ficção e memória com sonhos de futuro. A cenografia evoca uma pequena boate, ou o cabaré do sul do mundo, onde Estrela brilha, costurando pedaços de vida e de teatralidades. Ela é acompanhada por Vitorio Ventura (Diego Nardi), ator, produtor, astrólogo e faz tudo do teatro que lê estrelas, opera som e efeitos. Nessa relação entre os dois personagens, se revela também um forte laço de amizade. E, assim, costurando histórias e emoções, a peça questiona o que entendemos como conhecimento, gênero e nossas relações com o mundo e afirma a diversidade, a arte e o afeto como forças transformadoras.

Ingressos de R$ 30,00 a R$ 60,00 + taxas pela plataforma Sympla. Pessoas trans e travestis têm entrada franca. 


Estrelas — a pessoa nasce pra brilhar / Foto: Adriana Marchiori


Adriana de Los Santos apresenta o show “Íntimo” no Ecarta Musical

A acordeonista Adriana de Los Santos apresenta o show “Íntimo” no projeto Ecarta Musical, neste sábado (23), 18h, com entrada franca. Nesse show instrumental executado em formato trio, vem acompanhada de Ariane Motta, baixo, e  Igor Ribeiro, violão, a artista apresenta um repertório de 12 músicas com pluralidade rítmica de canções regionais gaúchas e autorais.

Com mais de 30 anos de carreira navega nas melodias de sua gaita ponto contando sua história, alegrias, dores, conquistas e tristezas irmanando sua arte com o empoderamento feminino.

Local: Fundação Ecarta – Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre.


Adriana de Los Santos / Foto: Rodrigo Vasques


Expo Black terá a 20ª edição durante o Festival 8M

A Expo Black chega a sua 20ª edição neste domingo (24) no município de São Leopoldo. A exposição será realizada dentro da programação do Festival 8M – "A Luta das Mulheres Muda o Mundo", das 14h às 22h, na Praça 20 de Setembro, mais conhecida como Praça da Biblioteca.

A Expo Black é promovida mensalmente pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos (Sedhu), por intermédio do Departamento de Igualdade Racial com apoio de algumas secretarias municipais.

O objetivo desta ação é mostrar a diversidade da cultura negra, através do trabalho de empreendedores e artistas afro. Os visitantes podem conferir produtos artesanais diversificados que visam à sustentabilidade com itens como bonecas, acessórios, turbantes, cosméticos, toucas, roupas, entre outros.


Expo Black / Foto: Divulgação


Espetáculo Cuidado que Ronca retorna em única sessão neste final de semana 

Neste sábado (23), às 16h, o Grupo Cuidado que Mancha apresenta a peça Cuidado que Ronca. Voltado para bebês e crianças até três anos, o espetáculo composto por canções de ninar retorna ao aconchegante auditório do Espaço Cuidado que Mancha (Rua Damasco, 162 - Azenha, Porto Alegre). Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.

Baseada no livro/cd homônimo (Editora Projeto), a montagem passeia por diversos ritmos brasileiros e do cone sul, como chacarera, marcha-rancho, samba, toada e xote. São 21 canções de ninar de Raquel Grabauska e Gustavo Finkler ilustradas pelas aquarelas, recortes e colagens de Renata Mattar. Cuidado que Ronca reúne, em seu elenco, Bárbara Borges, Claudio Veiga e Raquel Grabauska. 


Espetáculo Cuidado que Ronca / Foto: Kátia Bressane


André Carrara realiza recital no Centro Cultural da Ufrgs

André Carrara é o convidado para abrir a temporada 2024 do projeto Solo Piano. O músico apresenta recital na próxima segunda-feira (25), às 12h30, no Espaço Figueira do Centro Cultural da Ufrgs (Rua Eng. Luiz Englert, 333, Porto Alegre), com entrada franca.

Natural de Ubá, Minas Gerais, André é pianista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) há 20 anos. Desde 2013, também atua como pianista colaborador na Escola de Música da Orquestra. Paralelamente, mantém carreira como camerista, recitalista e concertista. Em sua apresentação no Centro Cultural, ele interpreta obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750), Ludwig van Beethoven (1770-1827) e Serguei Prokofiev (1891-1953).


André Carrara / Foto: Ricardo Jaeger


Circuito Evoé, em alusão a dois grandes mestres das artes cênicas brasileiras: Zé Celso Martinez Corrêa e Zé da Terreira

O Circuito Evoé se propõe a ser um cortejo Dionisíaco pela valorização das artes cênicas brasileiras. A partir de vivências com o Teatro Oficina Uzyna Uzona, de São Paulo, e os grupos Coletivo Teatro da Crueldade e Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela de Porto Alegre, está sendo criada uma intervenção artística, na forma de cortejo que sairá pelas ruas da cidade celebrando a memória de dois grandes mestres que nos deixaram no ano de 2023: Zé Celso Martinez Corrêa e Zé da Terreira.

Os encontros para a realização deste espetáculo performático estão acontecendo em diferentes espaços da cidade, com artistas e músicos convidados, além dos integrantes dos grupos já citados. O Circuito Evoé ocorre nesta sexta-feira (22), a partir das 17h, com saída do Teatro de Câmara Túlio Piva.


Circuito Evoé / Foto: Laura Testa


Festival 8M acontece neste domingo (24) na Praça da Biblioteca

Neste domingo (24), a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (Sepom) de São Leopoldo, realizará o Festival 8M Bicentenário – “A Luta das Mulheres Muda o Mundo”, para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O festival que aconteceria dia 8 foi transferido para essa data em virtude das condições climáticas.

O local escolhido para a celebração foi a Praça da Biblioteca, das 16h às 21h, e receberá uma série de atividades interativas, shows, feira de artesanato, entre muitas outras, todas projetadas para inspirar e comemorar a vida das mulheres presentes.

O festival ocorrerá junto com a Expo Black que chega a sua 20ª edição e é realizada pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos (Sedhu), por intermédio do Departamento de Igualdade Racial. A exposição reúne empreendedores e artistas afro para mostrar a diversidade da cultura negra, através de diferentes produtos e artesanatos.

Confira abaixo os serviços que serão oferecidos, além dos horários dos shows:
Economia Solidária
Turismo
Expo Black
Artesanato Kaigang  
Doação de mudas 
Microcrédito, Sala do Empreendedor, MEI
Procon 
Ônibus da Saúde
Unidade Móvel de Vacinação 
Consultório de rua
 
Programação cultural:
 
16h às 17h30 - Microfone aberto para as Entidades, Organizações da Sociedade Civil, Movimento de Mulheres
 
17h30 - Mariana Oliveira 
 
18h - Daii Nunes
 
18h45 - Soraia Morais 
 
19h - Explosão da Dança
 
19h30 - Abertura com autoridades
 
20h - Raquel Martins
 
21h - Suelen Jung


Festival 8M / Foto: Divulgação


Orquestra Theatro São Pedro apresenta concerto em homenagem a Maria Callas

A Orquestra Theatro São Pedro inicia sua temporada 2024 com o concerto Carmen canta Callas. Sob regência do maestro Evandro Matté, os instrumentistas e a renomada soprano brasileira Carmen Monarcha interpretarão célebres árias e aberturas de óperas que marcaram a intensa e breve carreira de Maria Callas (1923-1977).

A apresentação, que ocorre nesta quinta-feira (21) às 20h, no palco do Theatro São Pedro, refaz o percurso da artista greco-americana considerada uma das maiores cantoras líricas de todos os tempos e uma das personalidades culturais mais expressivas do século 20.

Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 40 e podem ser adquiridos antecipadamente no site do theatro ou, no dia, a partir das 18h, na bilheteria do Theatro São Pedro. 


Carmen Monarcha / Foto: Enrico Verta/Divulgação


Flamenco Negro com La Negra Ana Medeiros

Tratar de temas como a influência e diáspora negra presentes no flamenco nos permite dar luz a grande contribuição que o negro tem feito para as artes tanto no Brasil, quanto na Espanha. E indo além do conhecimento, revelar o que os artistas flamencos vivem na pele compartilhando experiências e falando do seu vivido.

A obra se propôs a narrar formas de opressão racial vividas por mulheres negras no meio flamenco brasileiro e a representar a temática do hibridismo cultural entre danças e musicalidades afrodiaspóricas. O espetáculo reverbera, assim, as revisões históricas que situam o flamenco como cultura negra que, através de suas conexões atlânticas, influenciam a experiência negra contemporânea na dança possibilitando a essas dançarinas reafirmarem o seu posicionamento e o seu modo de dançar dentro da cena artística flamenca brasileira.

Apresentação acontece na próxima quarta-feira (27), às 20h, no palco principal do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n° - Centro Histórico - Porto Alegre).


La Negra / Foto: Divulgação


Elogio da Loucura

O espetáculo é inspirado na obra “O Elogio da Loucura” de Erasmo de Rotterdam, um dos principais humanista e teólogo que viveu durante a idade média. Esta obra é uma total sátira a sociedade dos séc. XV e XVI, e apresenta uma nova visão eclesiástica e renovadora da igreja, pois mostra a sociedade como um espelho de si mesma, porém sua obra acabou tornando-se atemporal.

Nesta versão para o teatro, a atriz Leona Cavalli interpreta a Loucura, que mantém o seu discurso através da ótica e conteúdo da obra, com ironia e sarcasmo, um reflexo da sociedade de todos os tempos.

As apresentações acontecem neste sábado (23) e domingo (24) , às 20h, no palco principal do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n° - Centro Histórico - Porto Alegre)
Ingressos neste link.


Elogio a Loucura / Foto: Divulgação


Clube de Leitura BPE : A hora da estrela”

Na próxima quarta-feira (27), às 17h, o Clube de Leitura BPE será sobre a obra “A hora da estrela”, da escritora e jornalista Clarice Lispector (1920 - 1977), em comemoração ao Mês da Mulher.️

A Hora da Estrela é o último romance de Clarice, publicado em 1977 e uma de suas obras mais famosas. 

A história é sobre Macabéa, uma mulher nordestina que vai para o Rio de Janeiro em busca de oportunidades. Por meio do narrador fictício, a autora apresenta a personagem que tem sua "inocência pisada" na cidade grande.

Se você ainda não leu “A Hora da estrela”, ainda dá tempo! Basta você se dirigir ao Setor de Empréstimo da BPE e pegar um dos nossos exemplares emprestados.

A atividade é gratuita e não necessita de inscrição. 


Edição: Marcelo Ferreira