Rio Grande do Sul

RISCOS À JUSTIÇA

Oficiais de Justiça alertam para os perigos do uso da Inteligência Artificial na elaboração de sentenças

Encontro realizado pela Abojeris, nos dias 22 e 23, reúne especialistas da tecnologia e do direito para debater o tema

Brasil de Fato | Porto Alegre |
I Encontro dos Oficiais de Justiça do TJRS sob o tema “O uso de IA e seus riscos para a Justiça” - Imagem: mikemacmarketing / Wikimedia

Preocupados com o mau uso de inteligência artificial e com as distorções que ela pode causar no efetivo cumprimento da Justiça, a Associação dos Oficiais de Justiça (Abojeris) promove, nos dias 22 e 23 de março, o I Encontro dos Oficiais de Justiça do TJRS com o tema “O uso de IA e seus riscos para a Justiça”.

:: ChatGPT: entenda como funciona a inteligência artificial do momento - e os riscos que ela traz ::

O evento ocorre no Hotel Intercity Canoas com a presença de especialistas em tecnologia da informação, direito, ciências sociais, entre outros. O objetivo é promover o debate sobre o uso da IA nos processos judiciais e a importância de garantir transparência, controle público e segurança para os servidores da justiça. Será elaborado um documento final que aborde esses desafios em defesa da integridade do sistema judicial.


Foto: Divulgação

Uma das preocupações dos oficiais de justiça, que são os portadores da Justiça junto à população, é debater o crescente papel da inteligência artificial na Justiça, alertando para os riscos de desumanização do sistema judicial se não forem tomados cuidados adequados.

Nesse sentido, o presidente da Abojeris, Valdir Bueira, ressalta que o uso indiscriminado da IA pode levar a injustiças e ameaçar a equidade, a transparência e até mesmo a carreira dos trabalhadores da Justiça. Valdir enfatiza a necessidade de considerar elementos subjetivos e humanos na análise de casos, alertando para os algoritmos de código fechado que podem ocultar interesses privados.

Sérgio Amadeu e Ricardo Antunes estão entre os palestrantes

O sociólogo, doutor em Ciência Política, especialista em tecnologia da informação, sociedade da informação e cidadania digital Sergio Amadeu, e o doutor em Ciências Sociais especializado na área de sociologia do trabalho Ricardo Antunes, estão entre os palestrantes. Também foi convidado o ex-presidente nacional da OAB Cézar Britto, a oficial de Justiça federal engajada em tratar do tema da inovação no Poder Judiciário de forma realista Vanessa de Marchi, e a presidenta da Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenassojaf), Mariana Liria. O painel de abertura ficará por conta do ex-ministro Tarso Genro, com uma análise de conjuntura política e direitos.

Também confirmaram presença no evento o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes, e representantes da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário (Fenajud), do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjus), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e da COP Advogados Associados, entre outros.


Edição: Katia Marko