Rio Grande do Sul

PARA LER

Muito além das aparências: Histórias ocultas de Porto Alegre nos boletins do PoAncestral

Coletivo de professores lança boletins com links para mídias sobre a luta das mulheres e sobre o golpe de 1964

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Trecho de boletim "0 8 de março e as lutas das mulheres" - Reprodução

O PoAncestral é um coletivo que busca dar visibilidade às histórias dos povos originários, dos afrodescendentes e das populações periféricas de Porto Alegre, bem como apoiar suas lutas por uma cidade mais justa e inclusiva. Nesse mês de março, lançou o boletim número 5 - com a temática da luta das mulheres, e o número 6 - dividido em duas partes sobre as histórias de Porto Alegre e o golpe civil-militar de 1964.

:: Gauchos 'descomemoram' o golpe de 1964 com diversas ações; confira agenda ::

Os boletins trazem dicas de atividades pedagógicas para professoras/es e ativistas, valorizando as pautas das mulheres trabalhadoras, questionando a historiografia oficial eurocentrada, desvelando os horrores do golpe civil-militar que completa 60 anos e comemorando os 40 anos da Campanha Diretas Já.

Boletim n.5 | O 8 de Março e as Lutas das Mulheres

O boletim sobre as mulheres tem como destaque as pesquisas sobre a origem socialista do 8 de março trazendo as lutas das trabalhadoras contemporâneas e o mito envolvendo essa data em forma de cartilha. Outras cartilhas - Feminicídio, Lei Maria da Penha, O direito das meninas à educação e Por que discutir Gênero na Escola? - também são encontradas no documento.

As vozes ancestrais da Cacica Kaingang Iracema Gäh Té Nascimento e de D. Elaine Rodrigues Espíndola, do Quilombo Mocambo, nos revelam outras histórias de Porto Alegre e do Brasil. O trabalho de pesquisa sobre a Casa de Acolhimento das mulheres vítimas de violência em Porto Alegre – Casa Mirabal e o enfrentamento constante com o poder público municipal para ter uma sede e permanecer aberta é outro link importante.

Termina com dicas sobre filmes e livros para aprofundamentos, como as matérias produzidas pelo jornal Brasil de Fato RS, entre elas Rio Grande do Sul é um dos estados campeões da violência contra as mulheres.

Boletim n.6 | Histórias ocultas de Porto Alegre: das primeiras comunidades originárias aos Anos de chumbo do Golpe de 1964  

O segundo boletim traz material digital arqueológico da Ufrgs com planos de aulas a partir dos artefatos encontrados referente ao período pré-colonial do Rio Grande do Sul. O Atlas da Presença Quilombola em Porto Alegre nos convida a conhecer as lutas dessas comunidades, seus modos de vida e a influência das cosmovisões afrodescendentes na formação de nossa cidade.

Há ainda indicação de livros infantojuvenis com histórias de Porto Alegre sob as perspectivas afrodescendente e indígena. Um deles foi fruto do trabalho pedagógico de intercâmbio entre uma escola municipal e duas escolas estaduais indígenas a respeito do conhecimento ancestral desses povos na questão de saúde comunitária.

O Boletim apresenta dicas de atividades produzidas pelos museus e uma recente reportagem especial do Sul21, intitulada “Donos da Cidade”, com dados atuais sobre a especulação imobiliária e o domínio oligopolizado de grandes construtoras sobre os destinos da capital gaúcha. Há ainda a exposição “Histórias da Gente: vidas LGBTQI+ no RS” realizada com “Lambes” espalhados pelos locais públicos da cidade contendo um QR Code que direciona para as biografias.

Consta links para acesso ao plano de aula e aos slides sobre as biografias. Por fim, o link para acessar e baixar o filme “De Olhos abertos” sobre as pessoas em situação de rua e seu jornal, o Boca de Rua.


segunda parte do boletim 6 aborda a ditadura militar / Reprodução

A segunda parte do Boletim n. 6 tem como destaque um passo a passo metodológico de planos de aula organizado pelo Arquivo Público do Rio Grande do Sul (Apers) utilizando como fonte o Acervo da Comissão Especial de Indenização onde estão os processos de presos políticos no período da ditadura civil-militar no Rio Grande do Sul. Dicas de sites ricos em fotos, músicas, charges, filmes e textos sobre esse período no Brasil e em Porto Alegre. Dica de atividade realizada uma vez por mês e aberta à comunidade para conhecer e percorrer os Caminhos da Ditadura Civil-Militar em Porto Alegre.

Também um diversificado material didático pedagógico com link de acesso e para baixar: “Não Calo, Grito: Memória Visual da Ditadura Civil-Militar no RS”.  E, por fim, o dossiê “As origens Agrárias do Terror – Do golpe de 1964 ao 08 de janeiro de 2023. Entenda como fazendeiros atuam contra a Democracia”, sobre a tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023 com participação ativa do agronegócio.

Na quase totalidade dos materiais há links para acesso, leitura e download dos mesmos, com sinopse de cada um dos recursos sugeridos.

Confira aqui o Boletim n.5 | O 8 de Março e as Lutas das Mulheres.

Confira aqui o Boletim n.6 | Histórias ocultas de Porto Alegre: das primeiras comunidades originárias aos Anos de chumbo do Golpe de 1964.

Convidamos a todas/es/os para conferirem também, no site e blog do PoAncestral, todos os boletins já publicados:

Site do projeto de extensão: https://ufrgs.br/poancestral
Blog do PoAncestral: https://poancestralblog.blogspot.com/

* Professoras e professor de História na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, integrantes da coordenação do PoAncestral 

** Este é um artigo de opinião e não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.


Edição: Marcelo Ferreira