Rio Grande do Sul

ARTE E CULTURA

Agenda Cultural BdFRS - 28 de março a 4 de abril 

Última semana de março traz muitas atrações, com destaque para a final do Festival de Música de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entre os destaques da agenda desta semana está a apresentação da peça O Amargo Santo da Purificação, neste domingo (31), na Redenção - Foto: Mariana Rotilli

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.

Índice

Cinema e Audiovisual:


Música:


Literatura:


Teatro e dança:


Exposição, artes Visuais e oficina:


Festa, ar livre e programação especial:

 


Cinebancários 

Com direção de Ana Rieper, "Nada Será como Antes – A Música do Clube da Esquina" estreia no CineBancários no dia 28 de março, na sessão das 15h e das 19h. O documentário explora a criação do álbum Clube da Esquina, lançado em 1972, por meio de entrevistas com músicos, compositores e letristas que formaram o grupo nos anos 1960, em Belo Horizonte.

O álbum é considerado por muitos críticos musicais um dos melhores de todos os tempos. Milton Nascimento, Lô Borges, então com 16 anos, e músicos do porte de Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva, Flavio Venturini, Wagner Tiso, Marcio Borges, criaram uma sonoridade única, que ajudou a revolucionar a música brasileira e mundial.

Confira no site a programação completa da semana e valores. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cinemateca Capitólio

A Cinemateca Capitólio apresenta na quinta-feira (28), às 19h30, uma sessão especial gratuita do documentário Lenita, que narra a trajetória de Lenita Perroy (1937-2018), pioneira na fotografia de moda na década de 1960 e uma das poucas diretoras do cinema brasileiro dos anos 1970.

Após a sessão, ocorrerá um debate com o diretor Dácio Pinheiro e os roteiristas Duda Leite e Tom Ehrhardt, mediado pela pesquisadora Daniela Strack.

O curta Olho de Vidro (1970, 7 min) será exibido antes do longa em uma cópia 35mm.

Confira no site os horários. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Cinemateca Paulo Amorim 

Entre os destaques da Cinemateca Paulo Amorim de 28 de março a 3 de abril está o documentário Jango no Exílio, de Pedro Isaias Lucas, na Sala Eduardo Hirtz, às 19h30.

O filme mostra o cotidiano do ex-presidente João Goulart durante os 12 anos em que ele ficou exilado, vivendo entre Uruguai e Argentina. A partir de depoimentos de familiares e amigos, o público conhece os lugares onde ele viveu, momentos de passeios e aniversários e também reuniões sobre questões políticas – até sua morte controversa em dezembro de 1976 na fazenda La Villa, em Misiones. A produção gaúcha chega aos cinemas no mês em que o golpe militar no Brasil completa seis décadas.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


4° Seminário de Educação e Cinema: Cinema Negro na Escola

Com programação totalmente gratuita, o 4° Seminário de Educação e Cinema: Cinema Negro na Escola será realizado de 4 a 6 de abril na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico de Porto Alegre). Após duas edições on-line durante a pandemia, o evento vai acontecer presencialmente pela primeira vez com uma série de debates e exibição de um longa-metragem.

A iniciativa é promovida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual — fruto da parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio da Faculdade de Educação — e a Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura e da Cinemateca Capitólio. As inscrições para as atividades devem ser feitas pela internet (https://forms.gle/kTCGvjncykj8pMy9A).

Programação:

04/04, quinta-feira, às 19h: Histórias negras no cinema brasileiro

Debatedores: Noel dos Santos Carvalho (professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação da Unicamp) Renato Novaes (ator, diretor e professor na cidade de Juatuba), Jorge Furtado (cineasta gaúcho); Mediação: Marcus Mello (crítico de cinema e técnico em cultura).

05/04, sexta-feira, às 14h: Experiências com o cinema negro na escola

Apresentação: Liliane Ferrari Giordani e Maria Angélica dos Santos, coordenadoras do Programa de Alfabetização Audiovisual.

Relatos confirmados: Cláudia Gaya (professora antirracista da rede municipal de Porto Alegre), Marco Prates (professor da rede pública do município de Porto Alegre com educação das relações étnico-raciais) e Victor Leite (professor, ator, performer, poeta, escritor e produtor cultural) e Laura Spritzer Galli (historiadora, professora e produtora cultural).

05/04, sexta-feira, às 19h: Cinema, negritude e escola

Debatedores: Rodrigo Antônio (coordenador-geral de formação e inovação audiovisual da Secretaria de Audiovisual do MINC), Raquel Franzin (coordenadora-geral de educação integral e tempo integral/MEC), Daniela Giovana Siqueira (professora dos cursos de Jornalismo e Audiovisual da UFMS), Dedy Ricardo (atriz da Usina do Trabalho do Ator e professora de teatro); Mediação: Gladis Kaercher (professora da Ufrgs e coordenadora do Uniafro).

06/04, sábado, às 10h: sessão comentada do filme O Dia que Te Conheci com o ator e diretor Renato Novaes e o Vitor Queiroz, professor de Antropologia IFHC/Ufrgs e vice-coordenador do Programa de Alfabetização Audiovisual.


Cinema Negro na Escola / Foto: Divulgação


Exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS"

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) continua com a exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS". A mostra tem curadoria de Mariana Prette e assistência de Isadora Heimig, e está em cartaz na Galeria Augusto Meyer, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Ela destaca o trabalho de 12 artistas renomados, como Carlos Vergara, Ena Lautert e Felix Bressan, e retrata a diversidade de gênero e raça, explorando materialidades e poéticas. 

Local: Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
Visitação: Até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Informações neste link.


Lia Menna Barreto (Rio de Janeiro/RJ, 1959) Tartaruga, 1990 - doação da artista / Foto: Fotografia VivaFoto


Exposição Casa e o Sopro

O Instituto Ling segue com a exposição A Casa e o Sopro, com 22 trabalhos de Cristina Canale, artista carioca estabelecida na Alemanha desde 1993. A exibição, com curadoria de Daniela Labra, reúne obras raramente vistas pelo público, sendo quatro delas inéditas, que revelam a marca autoral de Cristina, uma pintora madura, dona de uma linguagem visual própria e singular. A seleção conta com pinturas a óleo sobre linho ou tela, além de desenhos em aquarela e técnica mista, em composições de cores vibrantes com elementos antropomorfos e botânicos.

A exposição segue até o dia 1º de junho, de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h
Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca.


Sopro, de 2023 / Foto: Alexander Janetzko


Exposição “Performance do Arquivo: Especulações” 

O V744atelier segue com a exposição “Performance do Arquivo: Especulações”, de Maria Ivone dos Santos, até o dia 26 de abril, no espaço localizado à Rua Visconde do Rio Branco, 744, em Porto Alegre.

A exposição parte de um olhar retrospectivo sobre o seu arquivo artístico pessoal para ativá-lo e lançar-se em novos projetos. “Especular é um termo que deriva do latim speculare, e que se refere tanto ao ato de meditar quanto ao de refletir (no sentido físico), podendo se referir às particularidades de um espelho, quanto ao ato de observar”, explica a artista.

Visitação: De quartas a sextas, das 14h às 17h. Outros dias e horários, agendamento pelo DM do @V744atelier.


Exposição “Búfala”

Segue até 8 de maio a exposição “Búfala: Agenciamentos de Corpas Insubmissas”, na Casa dos Rosa (Av. Victor Barreto, 2186, Centro de Canoas).  

A exposição tem curadoria de Izis Abreu, professora, historiadora da arte e mestra em Artes Visuais; e Rosane Vargas, jornalista, historiadora da arte, mestra e doutoranda em Artes Visuais. A produção cultural é da historiadora da arte Aisha Costa. 

A orixá Iansã, Oyá, da mitologia Iorubá, e seu poder de transformar-se em uma Mulher Búfala, é o fio condutor. O projeto curatorial apresenta narrativas que auxiliam na reflexão sobre a insubmissão das mulheres ante o processo histórico e social de assujeitamento de seus corpos.

O objetivo é fomentar a produção artística feminina e contribuir para a valorização da cultura local a partir do olhar das artistas e suas experiências.

Participam da exposição as artistas Bruna Alexsandra Rocha, Carini Pereira da Silva, Fayola Ferreira, Gabrieli Gonçalves, Iracema Gah Té (artista convidada), Laura de Anunciação, Lia Regina Braga, Mariana Duarte, Marion Velasco, Mariri Tavares e Virgínia Dias.

A mostra fica aberta de terça a domingo, das 9h às 17h.


Exposição “Búfala” / Foto: Divulgação


“Oliveira Silveira: poeta, negro” segue em cartaz

A exposição “Oliveira Silveira: poeta, negro” está aberta à visitação até 26 de abril no Centro Cultural da Ufrgs. Com curadoria de Ronald Augusto, Naiara Oliveira, Sátira Machado e Lígia Petrucci, evidencia o extenso trabalho de Oliveira como escritor e poeta. A visitação é franca e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, no Centro Cultural da Ufrgs (Rua Eng. Luiz Englert, 333). A mostra conta com recursos de acessibilidade.

Poeta, negro – a vírgula é imprescindível. O título da exposição é também uma pista para a centralidade do projeto, que busca destacar a obra escrita de Oliveira Silveira. Conhecido, principalmente, pela invenção do 20 de Novembro, dia da Consciência Negra, seu extenso trabalho como poeta e escritor é ainda um território a ser mais reconhecido pela sociedade. 


Como escritor, Oliveira Silveira publicou até 2005 dez títulos individuais de poesia – Pêlo escuro, Roteiro dos tantãs, Poema sobre Palmares, entre outros / Foto: Tânia Meinerz


Exposição Os Replicantes 1984/2024

A história de uma das bandas mais importantes da cena punk rock nacional chega ao Museu do Trabalho com a exposição Os Replicantes 1984/2024. A abertura aconteceu na quarta-feira (27) e a mostra permanece até 19 de maio, com um passeio imersivo e essencialmente musical em duas salas do Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230 - Porto Alegre). 

Na primeira, tem capas de discos, fotografias, matérias de jornais, folders, cartazes e letras de músicas que estão em acervos pessoais da banda e de importantes fotógrafos que registraram essa trajetória, como Fernanda Chemale, Fabio Alt, Tonho Meira, Rochele Costi, Marcelo Nunes, Luciana Tomasi, Joice Giacomoni, entre outros que registraram a banda ao longo dessas décadas.

Na segunda sala, são exibidos vídeos quase inéditos para os fãs e não disponíveis no Youtube. O visitante também encontrará material museográfico referente à banda, como objetos e documentos. A produção e curadoria é da jornalista Paola Oliveira - Tsonora Produções.

Visitação 28 de março a 19 de maio - Terça a sábado, das 13h30 às 17h30
Domingos e feriados, das 15h às 18h
Entrada franca.


Exposição Os Replicantes 1984/2024 / Foto: Fernanda Chemale


Grande final do Festival de Música de Porto Alegre

Doze músicas disputam os grandes prêmios do 15º Festival de Música de Porto Alegre, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, através da Coordenação de Música, que terá sua grande final neste domingo (31), às 17h, na Praça da Alfândega.

Dores da Solidão, de Lucas Daniel Ortiz Romano; Quebra-cabeça, de Pietra Keiber; Setenta, Setenta, Setenta, de DKg Dekilograma; Teus olhos vão me hipnotizar, de Rodrigo Godinho Corrêa; Gaúcho, de Lorenzo Cidade de Freitas e Carlos Freitas; Deixa o corpo mole, de Cosme Ferreira Rodrigues; Deus não é homem, de Cláudio e José Marques Brasil Jr.; Tempo de amar, de Giovanna Soares Almada; Laranjeira, de Ernesto Aguiar e Fabiano da Silva; Janela, de João Pedro de Azevedo Hann; Oração ao sim, de Elisa Terra; e Chá de cogumelo, de Ronaldo Antônio Leite Severo, são as classificadas das quatro eliminatórias que aconteceram ao longo do mês de março.


Claus e Vanessa se apresentarão na final do festival / Foto: Luana Misturini


Lareirau Canta Beatles 

Lareirau Canta Beatles na próxima quinta-feira (4), às 21h, no Bar Ocidente (João Telles esq. Osvaldo Aranha). O quarteto gaúcho é formado por Alex Alano, Gelson Oliveira, Marisa Rotenberg e Giovanni Berti, uma reunião de quatro artistas com premiados discos, que imprime versões pra lá de originais de canções dos Beatles, uma fusão de ritmos brasileiros e latinos com pinceladas de rock.

Ingressos:
Solidário - (valor reduzido, com a doação de 1kg de alimento não perecível, disponível para qualquer pessoa): R$ 40,00. Válido para vendas antecipadas.
 
Lista Afirmativa (lote exclusivo para pessoas Pretas, Indígenas, Trans e Travestis): R$ 30,00. Valido para vendas antecipadas.
 
Meia-Entrada: R$ 30,00.
Inteira: R$ 60,00.

* Os alimentos deverão ser entregues no Ocidente, no momento da entrada ao evento.
 
** Para o benefício da meia-entrada (50% de desconto), é necessária a apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) na entrada do espetáculo. Os documentos aceitos como válidos estão determinados na Lei Federal 12.933/13.


Lareirau Canta Beatles  / Foto: Joana Carolina


J.J. Thames, a "Diva do Blues", volta ao Rio Grande do Sul em turnê por oito cidades

Após turnê de sucesso no ano passado, a norte-americana J.J. Thames está de volta ao Rio Grande do Sul em novo circuito de apresentações promovido pelo Sesc/RS. Conhecida como a "Diva do Blues", a artista é uma das mais respeitadas blues woman da atualidade e tem shows marcados em São Leopoldo, Porto Alegre, Passo Fundo, Ijuí, Santa Rosa, Carazinho, Taquari e Novo Hamburgo entre os dias 4 e 13 de abril. Os ingressos já podem ser adquiridos no site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou em qualquer Unidade do Sesc/RS.

Programação: 

São Leopoldo
Data: 04/04 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal (Rua Osvaldo Aranha, 934)

Porto Alegre
Data: 05/04 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665)

Passo Fundo
Data: 06/04 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)

Ijuí
Data: 07/04 (domingo)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202)

Santa Rosa
Data: 09/04 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114)

Carazinho
Data: 10/04 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Carazinho (Av. Flores da Cunha, 1224)

Taquari
Data: 12/04 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Theatro São João (Rua Sete de Setembro, 1698)

Novo Hamburgo
Data: 13/04 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Ignácio Christiano Plangg, 66)

*Ingressos gratuitos.


J.J. Thames, a "Diva do Blues" / Foto: Divulgação


Exposição “Veracidade” celebra Porto Alegre com fotos no Paço Municipal

Partindo do pressuposto de que os artistas das lentes veem de forma singular a capital gaúcha, a curadora e artista plástica Denise Giacomoni idealizou a exposição Veracidade como forma de celebrar os 252 anos de Porto Alegre. A mostra de fotos em preto e branco sobre a cidade foi aberta na quarta-feira (27), no Paço Municipal, e a visitação do público em geral, de forma gratuita, começou nesta quinta-feira (28), e segue de segunda a sexta, das 9h às 17h, até o dia 31 de maio.

Foram convidados mais de 30 artistas fotógrafos(as) de Porto Alegre e arredores para integrarem esse evento de homenagem, que também contará com o consagrado Eurico Salis, apresentando duas obras fotográficas. Ao todo a mostra contém mais de 40 obras impressas em papel fotográfico fosco em preto, inúmeros tons de cinza e branco, no tamanho 90 x 90 cm, com molduras suaves, a fim de melhor destacar as imagens.


Exposição “Veracidade” / Foto: Douglas Fischer


ONDE ESTÁ O AMOR? As Fitas Perdidas | Homenagem Nico Nicolaiewsky

O show dirigido por José Pedro Goulart aconteceu em duas apresentações, no Theatro São Pedro, em Agosto de 2008, e na época foram feitas gravações de registro. No entanto, essas fitas analógicas haviam sido dadas como perdidas, até que em 2020 elas foram reencontradas, restauradas e digitalizadas. O processo de recuperação resultou em um filme do concerto "Onde está o amor", álbum original de Nico Nicolaiewsky, produzido por John Ulhoa.

Em homenagem aos 10 anos da partida de Nico e celebração de sua carreira artística, amigos e admiradores foram convidados para este reencontro do artista com seu palco, no Theatro São Pedro. Evento gratuito.

Apresentação acontece nesta quinta-feira (28), às 20h, no palco principal do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n° Centro Histórico Porto Alegre ).


ONDE ESTÁ O AMOR? As Fitas Perdidas | Homenagem Nico Nicolaiewsky / Foto: Divulgação


Show de Lançamento do álbum LaVaca de Clarissa Ferreira

LaVaca é um novo signo. É um símbolo de que natureza-cultura são conceitos cujas fronteiras são fraturadas. Era tudo mato. O gado foi trazido para este continente. A pampa não existia. LaVaca apresenta músicas da cantautora, violinista e pesquisadora Clarissa Ferreira, cantando temas como a degradação do bioma pampa e um olhar para as fêmeas que nela habitam.

Participam do disco artistas como Vitor Ramil, a cantautora uruguaia Ana Prada, Rhaissa Bittar, Nina Wirtti e Loma Pereira. O repertório inclui composições de Clarissa, e poemas musicados por ela de Angélica Freitas, Su Paz, Maria Gabriela Saldanha e Mario Quintana. 

O show será formado por instrumentos acústicos e arranjos camerísticos de violões, trio de cordas composto por violinos e violoncelo, baixo elétrico e percussão com banda formada por Clarissa Ferreira, Ana Matielo, Miriã Farias, Bibiana Turchiello, Luyra Dutra, Tamiris Duarte, Lucas Ramos e Bruno Coelho, sonorização de Olimpio Machado e concepção visual de iluminação de Isabel Ramil. Além disso, conta com convidados especiais como: Loma Pereira, Nina Fola, Emily Borghetti, Renato Muller, Gabriel Romano e Guilherme Ceron.

Sua música estabelece diálogos através do território latino-americano popular e tradicional, apresentando músicas com linguagens vivas e diversas, uma mistura de ritmos brasileiros, argentinos e uruguaios como o candombe, a milonga, o samba e a chacarera, sonoridade definida como realismo regionalista, música pós gaúcha ou música gaúcha feminista.

As apresentações acontecem nos dias 4 (quinta-feira) e 5 (Sexta-feira), às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel (Praça Marechal Deodoro, s/n° Centro Histórico Porto Alegre - RS). 

Ingressos:

Inteira: R$ 40,00
Meia entrada: R$ 20,00


LaVaca apresenta músicas da cantautora, violinista e pesquisadora Clarissa Ferreira / Foto: Divulgação


TOC – Uma comédia obsessiva compulsiva

Quatro personagens com diferentes tipos de transtornos e paranoias encontram-se numa sessão de terapia, onde desenvolvem uma estranha e hilária relação. A partir daí, as reviravoltas inesperadas na trama surpreendem o público e garantem a diversão das plateias que vem lotando os teatros. TOC, uma comédia para quem tem mania de bom humor!

As apresentações acontecem nesta sexta, sábado e domingo (29, 30 e 31), no palco principal do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n° Centro Histórico Porto Alegre )

Ingressos:
Plateia e cadeira extra: R$ 130
Camarote central: R$ 100
Camarote lateral: R$ 80
Galeria: R$ 50


Peça TOC / Foto: Divulgação


Abril Indígena 2024 no Museu de História Julio de Castilhos celebra cultura e resistência dos povos originários

O Museu de História Julio de Castilhos (MHJC) celebra o Dia dos Povos Indígenas, comemorado nacionalmente em 19 de abril, com diversas atividades ao longo do mês para diferentes públicos. Seminários, rodas de conversa e apresentações com a participação de convidados Kaingang, Mbyá-Guarani e Laklãnõ/Xokleng, além de atividades educativas e uma vivência na comunidade Yvy Poty fazem parte da programação. 

Todas as atividades no Museu são gratuitas, com exceção da vivência na aldeia, que possui um custo que inclui contribuição à comunidade e transporte de ida e volta. A programação tem início na próxima quinta-feira (4), a partir das 18h20.

Neste link a programação completa.


Abril Indígena / Foto: Guilherme Brandalise - MHJC


Concerto gratuito da OSPA celebra Tom Jobim no Araújo Vianna

O legado de Tom Jobim (1927-1994) será celebrado no concerto Jobim Sinfônico, que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) leva para o Auditório Araújo Vianna nesta quinta-feira (28), às 20h. A apresentação tem entrada franca, com distribuição de ingressos pela Sympla.


Mario Adnet e Tom Jobim / Foto: Marcelo Paes


Quarteto Atairū no palco do Grezz

Nesta quinta-feira (28), às 21h, o quarteto Atairū retorna ao palco do Grezz para mais uma apresentação imperdível, marcando o lançamento de seu segundo single, Relevos. Desta vez, com convidados especiais: Nina Nicolaiewsky e Pedro Verissimo.

Atairū significa “companheiro de viagem” em tupi-guarani. O grupo é formado por André Mendonça, Bruno Silva, Leonardo Bittencourt e Lucas Fê.

Ingressos à venda na Sympla.


Quarteto Atairū / Foto: Priscila Leal/Divulgação


Stephanie Soeiro canta samba e MPB no Teatro Sinduscon-RS

Na estreia da temporada de shows no Teatro Sinduscon-RS (Av. Augusto Meyer, 146), a convidada será a cantora Stephanie Soeiro. No repertório do show uma novidade, Stephanie irá cantar pela primeira vez um repertório exclusivamente de sambas, incluindo clássicos da MPB cantados por Elis Regina entre outros. O show é nesta quinta-feira (28), às 20h, e a entrada é franca.

Neste show, a cantora estará acompanhada do Regional formado por Mathias Behrends Pinto (violão), Rafael Rodrigues (percussão e sax), Fábio Azevedo (cavaquinho), Giovani Bert (percussão), Zalmir Chwartzmann (percussão), Marcelo Moyses (clarinete) e César Franarin (sax e apresentação).


Stephanie Soeiro / Foto: Rodrigo Stobaus


Pata de Elefante e Hurricanes no Gravador Pub

As bandas Pata de Elefante e Hurricanes se apresentam no Gravador Pub (R. Conde de Porto Alegre, 22), nesta quinta-feira (28), às 20h30. Os ingressos custam R$ 30, R$ 40 e R$ 50 pelo site do Gravador.


Pata de Elefante / Foto: Raul Krebs/Divulgação


O Amargo Santo da Purificação

No próximo domingo (31) o Ói Nóis celebra seus 46 anos de trajetória ininterrupta, e como de costume, irá às ruas. A data escolhida pelo grupo pra marcar seu aniversário, é também, e não por acaso, o "aniversário" do golpe-civil militar no Brasil, que neste ano completa 60 anos.

Então marca aí, que neste domingo tem O Amargo Santo da Purificação, às 16h, na Redenção, e segunda, dia 1, tem a performance Onde? Ação n° 2 ao meio-dia na Esquina Democrática.


Feira POA Criativa - especial de Páscoa

Acontece neste domingo (31), na Praça Multipalco (Praça Marechal Deodoro, s/n° Centro Histórico), a Feira POA Criativa especial de Páscoa, das 11h às 18h, com a Banda Municipal de POA, às 16h.


Feira POA Criativa - especial de Páscoa / Foto: Divulgação


Nill lança álbum “O Resgate do Maestro” no Agulha

O rapper Nill vem pela primeira vez a Porto Alegre para lançar o álbum O Resgate do Maestro, na quinta-feira (28), às 22h, no Agulha. O show contará com participações especiais de Cristal, Duda Raupp e Nego Joca. Ingressos na Sympla.

Davi Rezaque é o nome de batismo do rapper, de Jundiaí, que estreou com o álbum Regina (2017), premiado como melhor álbum pelo site da Genius Brasil, onde também foi premiado como artista revelação no mesmo ano. Na fase de construção do álbum, Nill organizou com alguns artistas o selo musical SoundFoodGANG, onde gravou e lançou de forma independente seis discos, um para cada artista do selo durante o período de um ano.


Nill lança álbum “O Resgate do Maestro” no Agulha / Foto: Divulgação


Literatura, Educação e Censura

Neste sexta-feira (29), às 19h, a Baleia recebe o escritor Jeferson Tenório e o deputado estadual Matheus Gomes para uma conversa sobre literatura, educação e censura - sobretudo as complexidades dessa perigosa intersecção.

Para proporcionar maior conforto aos presentes, o encontro acontecerá no Teatro do Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230 - quase em frente à livraria) e o acesso se dará mediante distribuição de senhas no dia do evento, a partir das 17h. O teatro tem 150 lugares.

Após a conversa, o escritor fará uma sessão de autógrafos na livraria (Rua dos Andradas, 351).

Esse evento se junta ao movimento #emdefesadoslivros lançado pela editora Companhia das Letras em desagravo à censura sofrida pelo livro “O Avesso da Pele” em cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.


ExpoFavela Innovation 2024

Para celebrar a abertura de inscrição do ExpoFavela Innovation 2024, a Cufa RS, realiza na próxima quinta-feira (4), a partir das 17h30, a primeira edição do Show da Cufa RS, com a participação do cantor MV Bill, Samba Pocket e Grupo Seleção, no Mirante do Morro da Cruz - Travessa São João, 186 Bairro São José, em Porto Alegre.


ExpoFavela Innovation 2024 / Foto: Divulgação


Edição: Katia Marko