Rio Grande do Sul

DIÁLOGO COM A UNIÃO

Comitiva de prefeitos do interior do RS vai a Brasília em busca de recursos federais

Grupo liderado pelo deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) pleiteia inclusão de municípios no PAC Seleções

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Comitiva se reuniu com o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo, André Ceciliano - Foto: Divulgação

Uma comitiva de prefeitos do interior do Rio Grande do Sul esteve em Brasília, nesta quarta-feira (27), para reuniões com o governo federal. O deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) acompanhou os prefeitos de mais de 10 cidades a fim de liderar a interlocução entre os municípios e o governo Lula. 

:: Rio Grande do Sul vai receber 354 obras e equipamentos do Novo PAC Seleções ::

A comitiva se reuniu com o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo, André Ceciliano. Durante o encontro, foi tratada a possibilidade de inclusão desses municípios na distribuição de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Seleções.

“Saímos muito satisfeitos, com uma sinalização positiva. É o governo do presidente Lula demonstrando que tem compromisso com o Rio Grande do Sul, com os municípios de pequeno, médio e grande porte. Nós somos essa ponte que liga o parlamento gaúcho aos municípios do estado”, relata o deputado Adão Pretto. 

Durante a estada na Capital Federal, o deputado se encontrou com o diretor de programas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Alexandre Vidor, com quem reafirmou a importância de investimentos do governo federal na ampliação e melhorias dos institutos federais.

Deputado propõe instalação da Casa da Mulher Brasileira no RS

O deputado também esteve no Ministério das Mulheres, onde solicitou a inclusão do Rio Grande do Sul no programa Casa da Mulher Brasileira. Esses espaços oferecem uma série de serviços interligados no amparo humanizado às mulheres vítimas de violência, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública e promoção de autonomia econômica. 

Nos locais, também são oferecidos alojamento e até brinquedoteca para as crianças.

“Essa é uma pauta com a qual temos um compromisso. Atualmente, somos o quarto estado com maior número de casos de violência contra a mulher no país”, destaca Adão Pretto, que coordena a Frente Parlamentar dos Homens pelo fim da Violência contra a Mulher.


Edição: Marcelo Ferreira