Rio Grande do Sul

Aprendizado

Economista Marcio Pochmann ministra aula inaugural do Curso Realidade Brasileira em 27 de abril

Curso tem aulas mensais e duração de seis meses; inscrição para primeira aula pode ser realizada até o dia 2 de abril 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A primeira aula com o tema "Formação econômica brasileira" será ministrada por Marcio Pochmann
A primeira aula com o tema "Formação econômica brasileira" será ministrada por Marcio Pochmann - Fundação Perseu Abramo

Com o objetivo de estimular a reflexão e o diálogo sobre os desafios que impactam a vida e o dia a dia do povo brasileiro, tem início no dia 27 de abril o Curso Realidade Brasileira. A iniciativa é da ADUFRGS-Sindical e ocorre no auditório da entidade, em Porto Alegre. A inscrição para primeira aula, ministrada pelo economista Marcio Pochmann, pode ser realizada até o dia 2 de abril.

:: 'Trabalhadores devem disputar reforma tributária para país ter justiça social', defendem especialistas ::

O curso une forças de diversos movimentos populares como o Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Brasil Popular (MBP), Comitês Populares, Levante Popular da Juventude e Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS).

De acordo com os organizadores por meio do compartilhamento de experiências e da construção de redes de solidariedade, o curso contribui para que os participantes desempenhem um papel ativo na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e democrático.

"Há duas décadas os cursos de Realidade Brasileira tem sido um espaço de reflexão sobre os dilemas estruturais do país e de formulação conjunta dos movimentos populares e sindicais para construir um projeto popular para o Brasil, os caminhos para superarmos estes dilemas através da luta e da participação popular”, afirma o coordenador do IEJC, Miguel Stedile. 

Conforme enfatiza a professora e vice-presidenta da Adufrgs-Sindical, Ana Boff Godoy, o curso é pensado para todas e todos que desejam compreender as entranhas da estrutura da sociedade e, consequentemente, que desejam investir-se do ser cidadã e cidadão.

“Nossa atuação como seres sociais poderia se dar de forma muito mais pujante se estivéssemos conscientes das forças que atuam na sociedade e que nos moldam enquanto sujeitas e sujeitos e enquanto grupos sociais. Esse curso é, então, um convite para conhecer essas forças, para nos (re)conhecermos como seres atuantes e para construirmos, juntas e juntos, um projeto de Brasil com mais justiça social”, afirma Ana.

Para Stedile, a iniciativa da Adufrgs com os movimentos populares contribui "justamente em um momento em que a crise do capitalismo e o avanço da extrema direita exigem da esquerda uma contra-ofensiva e para isso é preciso compreender quais são as questões estruturais que impedem o pleno acesso aos direitos e o desenvolvimento do Brasil". 

A primeira aula, a ser ministrada por Marcio Pochmann, terá como tema "Formação econômica brasileira". O encontro acontecerá no auditório da Adufrgs, que fica na Rua Barão do Amazonas, 1581, em Porto Alegre. A inscrição pode ser feita neste link.


Foto: Divulgação

Módulos do curso

Abril (27, das 9h às 18h)

Aula 1
Formação econômica brasileira.
Como os modelos econômicos transformaram nosso território numa colônia exportadora e dependente no capitalismo e como a elite se aproveita desta estrutura

Maio (25)

Aula 2
Formação social brasileira.
Como as questões de gênero e raça se tornaram estruturais na sociedade brasileira. Quem forma o povo brasileiro?

Junho (22)

Aula 3
Os trabalhadores e trabalhadoras – características da classe trabalhadora na contemporaneidade e os elementos constituintes da classe.

Julho (20)

Aula 4
O Estado e os direitos básicos.
Quais são os obstáculos estruturantes para o acesso digno à educação, saúde e alimentação, quais ameaças e como superá-las.

Agosto (17)

Aula 5
O Brasil no mundo. Quais as relações contemporâneas com a América Latina, EUA e China e quais ameaças e potencialidades.

Setembro (14)

Aula 6
A necessidade de um Projeto para o Brasil. Quais são os elementos chaves para construir um projeto popular e de transformação social.

* Com informações da Adufrgs-Sindical


Edição: Marcelo Ferreira