Distrito Federal

DIVERSIDADE

Em Brasília, quarta edição do Prêmio Jorge Lafond homenageia personalidades e ativistas LGBTI+

Organizadora aponta que premiação reflete luta por igualdade e visibilidade

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Promovido pelo Distrito Drag, evento foi anunciado no Museu Nacional da República - Júlio Camargo

A 4ª edição do Prêmio Jorge Lafond de Arte e Cultura LGBTQIA+ consagrou personalidades e iniciativas relevantes para a comunidade LGBTQIA+ no Distrito Federal e no cenário nacional. A homenagem foi realizada na noite desta quarta-feira (27), no Museu Nacional da República.

Com ambiente ballroom de festejo, cores  e diversão, a premiação foi uma oportunidade única de unir  presencialmente diferentes gerações de todas as facetas do  movimento. Das veteranas Keila Simpson (BA) e Márcia Pantera (SP) à Afrobapho (BA) e BSB Trans Masc (DF). Para a edição deste ano, a abertura da programação foi com a drag queen Victor Baliane, discotecagem de DJ Afrodite Starlight e condução da drag queen Organzza, vencedora do programa de TV Drag Race Brasil.

A premiação é distribuída em 20 categorias que abordam desde expressões artísticas até questões de identidade, visibilidade, luta por direitos e preservação da história, ressaltando a riqueza e complexidade dessa comunidade em suas diversas formas e experiências.

A drag queen, educadora e diretora do Distrito Drag, Ruth Venceremos destaca que “este prêmio além de ser uma grande homenagem ao saudoso Jorge Lafond, a nossa ícone Vera Verão, é também uma noite especial para reconhecer o trabalho daqueles e daquelas que tem ajudado na promoção e na defesa da cidadania LGBTQIAPN+. Que venham as próximas edições para seguirmos reconhecendo os nossos pares, nossos aliados que contribuem para a construção de uma sociedade sem preconceito e sem discriminação”.

A atriz e drag queen Nágila Goldstar, uma das organizadoras da premiação, afirmou que o Prêmio também busca dar voz às "lutas por igualdade e visibilidade e isso reflete a necessidade contínua de políticas e ações que promovam a diversidade e a justiça social”.

Premiações

Dentre as 20 categorias, destacam-se Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil, reconhecida na categoria "Faz a Diferença", e parlamentares que advogam pelas causas LGBTQIA+ no Congresso.A primeira deputada federal negra lésbica do Rio Grande do Sul, Daiana Santos, indicada na categoria "Parlamentar LGBTQIA+". Erika Kokay, homenageada pela atuação na "Promoção e Defesa dos Direitos Humanos" e o Pastor Henrique, reconhecido como "Parlamentar Aliado".


Prêmio está em sua quarta edição / Foto: Júlio Camargo

A ativista baiana Keila Simpson, fundadora da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) em 1998, recebeu o prêmio com alegria pelo reconhecimento da luta por visibilidade e cidadania ao longo das décadas. “Infelizmente ainda estamos jogados nas margens da sociedade. É difícil encontrar travestis na idade em que estou, faço 59 daqui um mês, com esse apoio e altruísmo que estamos recebendo aqui”, afirma Keila.

Com 35 anos de atuação, a drag queen Márcia Pantera recebeu o prêmio na categoria Artista Transformista. “Num país que mata pessoas pretas como é o caso do Brasil, ainda estamos aqui. E ainda vou continuar gritando, lutando e esperneando contra o racismo”, destacou.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, agraciada na categoria Música, manifestou seu respaldo à comunidade LGBTIQIA+. "Todos os projetos que estamos lançando reconhecem e visam apoiar cada vez mais a comunidade, que tanto necessita e merece nosso reconhecimento", destacou.

Jorge Lafond

O evento aconteceu na véspera do aniversário de 72 anos do ator e dançarino Jorge Lafond, que faleceu em 2003. A premiação é um reforço à imagem do artista, que se tornou nacionalmente famoso pelos papéis que interpretou na TV brasileira, especialmente a drag queen Vera Verão.


Premiação homenageia o artista Jorge Lafond / Foto: Júlio Camargo

“A trajetória de Jorge Lafond transcende as limitações de uma época marcada pela escassa visibilidade e aceitação da comunidade LGBTQIA+. Ele se tornou um símbolo de representatividade, destacando a importância da luta pelos direitos LGBTQIA+ e inspirando outros indivíduos a defenderem sua igualdade e tratamento justo”, acrescenta Ruth.

Veja a lista das pessoas homenageadas em todas as categorias do Prêmio Jorge Lafond 2024:

Arte transformista: Márcia Pantera (SP)

Cultura Ballroom: Dan Macedo (DF)

Narrativas dissidentes: Diana Salu (DF)

Cinema e Audiovisual: Festival DIGO (GO)

Artes Visuais: Naomi Cary (DF)

Comunicação: Thiago Malva (DF)

Orgulho: Diego Martins e Amaury Lorenzo (SP/MG)

História e Memória: Keila Simpson (BA)

Militância LGBTQIA+: Michel Platini (DF)

Moda e Beleza: Luyd (DF)

Música: Margareth Menezes (BA)

Parlamentar aliado: Pastor Henrique Vieira (RJ)

Parlamentar LGBTQIA+: Daiana Santos (RS)

Produção Cultural: Carol Borges (DF)

Iniciativa Cultural: BSB Trans Masc (DF)

Tá passada? Quem vê close não vê corre: Afrobapho (BA)

Políticas Públicas: Silvio Almeida (SP)

Drag revelação: Adora Black (DF)

Faz a diferença: Tarciana Medeiros – presidenta do Banco do Brasil (PB)

Promoção e Defesa dos Direitos Humanos: Erika Kokay (DF)

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino