Paraná

Educação

Professores municipais entregam pauta de reivindicações para prefeitura

Magistério exige recomposição salarial, contratação de mais professores e reformas nas escolas

Paraná |
A Pauta Anual de Reivindicações de 2024 foi entregue por representantes do SISMMAC à Prefeitura na quarta feira, 27. - Divulgação

As professoras e professores da rede municipal de ensino de Curitiba aprovaram, por unanimidade, a pauta anual de reivindicações 2024, entregue à prefeitura no dia (27).

Entre as principais reivindicações destacam-se a recomposição salarial, o crescimento na carreira de forma universal, a redução de número de alunos por turma, professores a mais na pré-escola, melhorias nas condições materiais das escolas como, por exemplo, climatização nas salas para enfrentar os dias de calor intenso, entre outras.

A presidente do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), Diana Abreu, aponta que a luta central é para que a prefeitura garanta perdas salariais. “Estamos reivindicando a reposição das perdas salariais históricas de março de 1999 a setembro de 2023, que correspondem a 7,54%. Junto a isto pedimos pela realização de concursos públicos regulares para preencher vagas abertas por aposentadorias e exonerações, além da convocação dos aprovados no concurso de 2022, visando suprir todas as necessidades atuais de profissionais no magistério municipal,” destaca.

Melhoria das condições de ensino

Outro item que será pautado durante a agenda de lutas de 2024 é a melhoria nas condições de ensino, como, por exemplo, a redução da quantidade de estudantes por turma, a garantia de um segundo regente nas turmas da educação infantil e fundamental e o suporte de profissionais especializados para estudantes de inclusão que possuem indicativo também no período que estiverem no contraturno.

A falta de professores foi denunciada no início do ano letivo quando o sindicato realizou panfletagem em frente à Prefeitura de Curitiba. De acordo com o Sismmac, entre 2011 e 2022 não houve um concurso interno consistente e os atuais são focados no formato de Processo Seletivo Simplificado (PSS) - o que torna a demanda urgente pelo aumento do quadro docente. O magistério municipal estima que são necessários ainda, no mínimo, 1500 profissionais na rede.

Climatização nas salas de aula

Além das pautas referentes diretamente às carreiras dos profissionais, o documento entregue à prefeitura reivindica melhorias nas estruturas das escolas, como, por exemplo, reformas que garantam climatização nas salas de aula.

“Estamos reivindicando melhorias nas condições materiais das escolas, novas construções para atender as crianças com qualidade e a necessidade de reformas com climatização nas salas para que possam enfrentar as ondas de calor que estão acontecendo. Recebemos muitas reclamações dos professores com relação à condição das salas de aula, com alunos e profissionais passando mal”, cita Diana.

Conselho de representantes

Na próxima reunião do Conselho de Representantes do Sismmac, em abril, haverá um debate sobre as estratégias de mobilização para a pauta prioritária. 

 

Edição: Pedro Carrano