Rio Grande do Sul

VIOLÊNCIA POLÍTICA

Vereadora realiza ato em desagravo a bolsonaristas que aplaudiram assassinato de Marielle Franco

Ação aconteceu em sessão da Câmara Municipal de São Leopoldo nesta terça-feira (2), com a presença de movimentos sociais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
“Posicionamos o lugar de fala das mulheres como um espaço que precisa ser respeitado, combatendo a violência política de gênero", destaca vereadora - Foto: Assessoria Ana Affonso

Mulheres do Partido Liberal (PL) aplaudiram a morte da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) durante sessão na Câmara Municipal de São Leopoldo (RS), na  terça-feira (26). O fato ocorreu durante fala da vereadora Ana Affonso (PT). Nesta terça-feira (2), a parlamentar usou a tribuna para esclarecer os fatos ocorridos na referida sessão. 

:: Mulheres bolsonaristas aplaudem assassinato de Marielle Franco em São Leopoldo (RS) ::

Com o plenário lotado por mulheres, professoras, mães e integrantes e representantes do Condim – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que explanaram sobre a coragem da vereadora, Ana esclareceu que as mulheres que interromperam sua fala, e que agiram de forma desrespeitosa sobre a morte de Marielle Franco, são do PL (Partido Liberal), que estavam na Casa acompanhando a posse de um vereador do partido.

Presente ao ato, a secretária de Direitos Humanos leopoldense, e primeira vereadora negra eleita na cidade, Nadir Jesus, lembrou que a memória de Marielle seguirá em todos que enfrentam aqueles que se dizem “cidadãos de bem”, mas que ditam o preconceito e a misoginia em parte da sociedade. “Esta é a Casa do povo. Quem não se sente como Marielle nem deveria entrar aqui, muito menos para ofender e manchar a memória desta mulher”, disse Nadir.

Para a vereadora Ana Affonso, a união das mulheres dos movimentos sociais e partidos políticos do campo democrático e popular deram uma resposta aos fatos ocorridos na última sessão da Câmara de Vereadores. “Posicionamos o lugar de fala das mulheres como um espaço que precisa ser respeitado, combatendo a violência política de gênero".  

As lideranças expuseram a importância do papel político na luta por justiça para o assassinato de Marielle e Anderson, e o respeito à memória dessa grande liderança que teve sua vida ceifada fruto da cultura do ódio na política.  

Ana Affonso se prepara para participar de uma iniciativa que está em fase de elaboração por Manuela D’Ávila, ativista, jornalista e doutoranda em Políticas Públicas, através do Instituto E Se Fosse Você, envolvendo ações de combate a violência de política de gênero em todo o território nacional.

PL de São Leopoldo diz que entrará com ação

Segundo a coluna de Taline Oppitz, do dia 30, em nota, o PL de São Leopoldo afirmou que entraria com ações judiciais, na segunda-feira, contra a vereadora Ana Affonso (PT). Segundo o partido, o motivo é a postagem e divulgação de um vídeo editado que, "maldosamente, visa atribuir às filiadas do PL supostos aplausos quando esta citou o assassinato da vereadora Marielle Franco e vaias quando a mesma comentava a elucidação do caso”.

Segundo o presidente do PL de São Leopoldo, Heliomar Franco, se trata de um “completo absurdo”. A nota do PL destaca ainda que os presentes foram acompanhar a filiação do vereador Jeferson Falcão ao PL e as vaias começaram quando Ana Affonso quis politizar o trágico assassinato da vereadora carioca.

O vídeo pode ser conferido no Instagram da vereadora.


Edição: Katia Marko