Pernambuco

AGROECOLOGIA

Na Feira da Agricultura Familiar, Fetape celebra cultura e produção sustentável de Pernambuco

"Feira da Agricultura Familiar é sobre importância de políticas públicas", afirma presidenta da FETAPE

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Foi a 3ª edição do evento de cultura dos agricultores e agricultoras de Pernambuco - Erlânia Nascimento/Fetape

A Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife Antigo, foi transformado numa vitrine da agricultura familiar de Pernambuco. A 3ª edição da Feira Estadual da Agricultura Familiar, nos dias 21 e 22 de março, reuniu produtos de mais de 100 camponeses de todo o estado, destacando a diversidade da produção agroecológica e a importância da valorização da cultura local e do protagonismo feminino no campo.

O encontro, realizado pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (Fetape) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, ofereceu uma oportunidade para os trabalhadores do campo exporem seus produtos alimentares e também promoveu a cultura camponesa com apresentações de danças, oficinas formativas e debates sobre políticas públicas. Confira:

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, diz que a feira é essencial para mostrar à sociedade a importância da alimentação saudável e reforça a necessidade de políticas públicas que estimulem a produção. "Uma feira como essa é fundamental para garantir que todas as pessoas em nosso estado tenham acesso a uma alimentação saudável e para promover o cuidado com a natureza.

As agricultoras tiveram um papel de destaque na feira, reforçando o protagonismo feminino na agricultura familiar e na geração de renda. Mulheres como a assentada Maria Santos expuseram seus doces, geleias e outros beneficiamentos feitos a partir de frutas locais. 

Para Cícera Nunes, a presença dessas camponesas é crucial no combate à violência contra a mulher do campo. "As mulheres são maioria na comercialização e produção no plantio. Ter a oportunidade de vender sua produção é uma libertação de vida".

Nunes também destaca a importância das políticas públicas de inclusão de gênero e juventude para garantir que todas as pessoas, independentemente de seu gênero ou idade, tenham oportunidades no campo e na cidade.

Durante a feira, os visitantes puderam conhecer de perto a diversidade da produção da agricultura familiar de Pernambuco. Petrônio Pereira, camponês de Ouricuri, sertão do estado, compartilhou sua experiência na apicultura e destacou que desde 2001 tira o seu sustento do trabalho na agricultura. Ele enfatiza a importância de produtos livres de agrotóxicos e conta que isso alegra os consumidores.

Edição: Vinícius Sobreira