Minas Gerais

PRIVATIZAÇÃO

Sindicato pressiona e Justiça manda Metrô BH interromper demissões em massa

Empresa ainda será obrigada a reintegrar oito funcionários demitidos

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
A concessionária planejava desligar 230 funcionários. - Metrô BH / Divulgação

Após pressão do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindimetro-MG), a Justiça de Minas Gerais determinou nesta terça-feira (10) a suspensão do processo de demissão coletiva promovido pela Metrô BH, empresa privada que assumiu a gestão do transporte metroviário de Belo Horizonte no ano passado. A concessionária planejava desligar 230 funcionários. Também foi determinada a reintegração de oito trabalhadores demitidos no começo de abril.

A decisão foi tomada pela juíza Renata Lopes Vale, da 40ª Vara do Trabalho de BH, que determinou ainda uma multa de R$ 10 mil para cada funcionário demitido ou não reintegrado, em caso de descumprimento da decisão.

Daniel Glória Carvalho, da direção do Sindimetro-MG, comemorou a decisão e lembrou que os trabalhadores do metrô foram ignorados durante o processo de privatização.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 


“O processo de privatização foi tocado sem levar em conta a dignidade dos empregados, que tiveram vários direitos desrespeitados. Essa demissão dos 230 empregados foi um dos ataques mais agressivos. Diante de tudo que a categoria vem vivendo, vemos essa liminar como uma grande vitória”, disse o sindicalista.

Procurada pelo Brasil de Fato, a Metrô BH afirmou em nota que a estabilidade dos funcionários da antiga CBTU terminou em 23 de março de 2024 e que o plano de demissões foi lançado “a fim de continuar a adequação da empresa, mantendo a produtividade operacional”. 

Edição: Leonardo Fernandes