Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Agenda Cultural BdFRS - 11 a 18 de abril

A agenda cultural da semana traz programação do Abril Indígena, Fantaspoa, STU Nacional, teatro, música e muito mais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entre os destaques da agenda cultural está a 2ª Mostra de Dança, em Porto Alegre - Foto: Cléviston Pierobom

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.

Índice

Cinema e Audiovisual:

Música:

Literatura:

Teatro e dança:

Exposição, artes Visuais e oficina:

Festa, ar livre e programação especial:


20º Fantaspoa

O Fantaspoa - Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre - um dos mais renomados dedicados ao gênero fantástico, iniciou sua 20ª edição nesta quarta-feira (10). Este ano, o festival quebra recordes e apresenta um total de 114 longas-metragens, 22 deles em estreia mundial, marcando o maior número de obras já apresentadas em toda a sua história.

Até 28 de abril, quatro diferentes espaços culturais de Porto Alegre recebem as sessões: Cinemateca Capitólio, Cinemateca Paulo Amorim, Cine Cult Victória e Instituto Ling.

O festival traz ainda atividades paralelas como quatro masterclasses, seis sessões musicadas, o já tradicional Madrugadão Fantaspoa, a Festa no Barco, a Festa de Encerramento com o histórico show de retorno da Damn Laser Vampires, e muitas outras

Programação completa e informações sobre ingressos estão disponíveis no site www.fantaspoa.com.


Festival vai até 28 de abril na Cinemateca Capitólio, Casa de Cultura Mario Quintana, Instituto Ling e Cine Cult Vitória / Divulgação


Cinebancários 

Novo longa-metragem do cineasta Luiz Fernando Carvalho, A Paixão segundo G.H estreia no CineBancários a partir do dia 11 de abril. Baseado na obra homônima de Clarice Lispector, o filme é protagonizado por Maria Fernanda Candido e conta com a participação especial da guineense Samira Nancassa, eleita Miss África Brasil em 2018, em seu primeiro trabalho como atriz.

Um dos romances mais prestigiados da trajetória da autora, A PAIXÃO SEGUNDO G.H., publicado em 1964, em plena ditadura militar, está completando 60 anos de sua primeira edição. A roteirista Melina Dalboni e o diretor assinam o roteiro do projeto, que estreou em Portugal após percorrer importantes festivais brasileiros e estrangeiros, como os de Rotterdam, do Rio e Mostra de São Paulo.

Confira no site a programação completa da semana e valores. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cinemateca Paulo Amorim 

Entre os destaques da Cinemateca Paulo Amorim de 11 a 17 abril está o filme "Saudosa Maloca", de Pedro Serrano, na sala Norberto Lubisco às 19h40.

Inspirado no samba “Saudosa Maloca”, uma das músicas mais conhecidas de Adoniran Barbosa, o filme recupera episódios da vida do compositor tendo como cenário uma São Paulo que não existe mais. Entre botequins e rodas de samba, aparecem seus amigos, suas paixões e outros personagens eternizados pelo músico.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS"

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) continua com a  exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS". A mostra tem curadoria de Mariana Prette e assistência de Isadora Heimig, e está em cartaz na Galeria Augusto Meyer, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Ela destaca o trabalho de 12 artistas renomados, como Carlos Vergara, Ena Lautert e Felix Bressan, e retrata a diversidade de gênero e raça, explorando materialidades e poéticas. 

Local: Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) - R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre.
Visitação: Até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.


Lia Menna Barreto (Rio de Janeiro/RJ, 1959) Tartaruga, 1990 - doação da artista / Foto: Fotografia VivaFoto


Exposição Casa e o Sopro

O Instituto Ling segue com a exposição "A Casa e o Sopro", com 22 trabalhos de Cristina Canale, artista carioca estabelecida na Alemanha desde 1993. A exibição, com curadoria de Daniela Labra, reúne obras raramente vistas pelo público, sendo quatro delas inéditas, que revelam a marca autoral de Cristina, uma pintora madura, dona de uma linguagem visual própria e singular. A seleção conta com pinturas a óleo sobre linho ou tela, além de desenhos em aquarela e técnica mista, em composições de cores vibrantes com elementos antropomorfos e botânicos.

A exposição segue até o dia 1º de junho, de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h
Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre
Entrada franca.


Sopro, de 2023 / Foto: Alexander Janetzko


Exposição “Performance do Arquivo: Especulações” 

O V744atelier segue com a exposição “Performance do Arquivo: Especulações”, de Maria Ivone dos Santos, até o dia 26 de abril, no espaço localizado à Rua Visconde do Rio Branco, 744, em Porto Alegre.

A exposição "parte de um olhar retrospectivo sobre o seu arquivo artístico pessoal para ativá-lo e lançar-se em novos projetos. “Especular é um termo que deriva do latim speculare, e que se refere tanto ao ato de meditar quanto ao de refletir (no sentido físico), podendo se referir às particularidades de um espelho, quanto ao ato de observar", explica a artista.

Visitação: De quartas a sextas, das 14h às 17h. Outros dias e horários, agendamento pelo DM do @V744atelier.


Exposição “Búfala”

Segue até 8 de maio a exposição “Búfala: Agenciamentos de Corpas Insubmissas”, na Casa dos Rosa - Av. Victor Barreto, 2.186, Centro de Canoas (RS).  

A exposição tem curadoria de Izis Abreu, professora, historiadora da arte e mestra em Artes Visuais, e Rosane Vargas, jornalista, historiadora da arte, mestra e doutoranda em Artes Visuais. A produção cultural é da historiadora da arte Aisha Costa. 

A orixá Iansã, Oyá, da mitologia Iorubá, e seu poder de transformar-se em uma Mulher Búfala, é o fio condutor. O projeto curatorial apresenta narrativas que auxiliam na reflexão sobre a insubmissão das mulheres ante o processo histórico e social de assujeitamento de seus corpos.

O objetivo é fomentar a produção artística feminina e contribuir para a valorização da cultura local a partir do olhar das artistas e suas experiências.

Participam da exposição as artistas Bruna Alexsandra Rocha, Carini Pereira da Silva, Fayola Ferreira, Gabrieli Gonçalves, Iracema Gah Té (artista convidada), Laura de Anunciação, Lia Regina Braga, Mariana Duarte, Marion Velasco, Mariri Tavares e Virgínia Dias.

A mostra fica aberta de terça a domingo, das 9h às 17h.


Exposição “Búfala” / Foto: Divulgação


“Oliveira Silveira: poeta, negro” segue em cartaz

A exposição “Oliveira Silveira: poeta, negro” está aberta à visitação até 26 de abril no Centro Cultural da Ufrgs. Com curadoria de Ronald Augusto, Naiara Oliveira, Sátira Machado e Lígia Petrucci, evidencia o extenso trabalho de Oliveira como escritor e poeta. A visitação é franca e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, no Centro Cultural da Ufrgs (Rua Eng. Luiz Englert, 333, Centro de Porto Alegre). A mostra conta com recursos de acessibilidade.

Poeta, negro – a vírgula é imprescindível. O título da exposição é também uma pista para a centralidade do projeto, que busca destacar a obra escrita de Oliveira Silveira. Conhecido, principalmente, pela invenção do 20 de Novembro, dia da Consciência Negra, seu extenso trabalho como poeta e escritor é ainda um território a ser mais reconhecido pela sociedade. 


Como escritor, Oliveira Silveira publicou até 2005 dez títulos individuais de poesia: Pêlo escuro, Roteiro dos tantãs, Poema sobre Palmares, entre outros / Foto: Tânia Meinerz


Exposição Os Replicantes 1984/2024

A história de uma das bandas mais importantes da cena punk rock nacional segue em exposição no Museu do Trabalho com a exposição "Os Replicantes 1984/2024". A mostra permanece até 19 de maio, com um passeio imersivo e essencialmente musical em duas salas do Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230. Porto Alegre). 


Exposição Os Replicantes 1984/2024 / Foto: Fernanda Chemale


J.J. Thames, a "Diva do Blues"

Após turnê de sucesso no ano passado, a norte-americana J.J. Thames está de volta ao Rio Grande do Sul em novo circuito de apresentações promovido pelo Sesc/RS. Conhecida como a "Diva do Blues", a artista é uma das mais respeitadas blues woman da atualidade e tem shows marcados em STaquari e Novo Hamburgo nos dias 12 e  13 de abril. Os ingressos já podem ser adquiridos no site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou em qualquer unidade do Sesc/RS.

Programação: 

Taquari
Data: 12/04 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Theatro São João (Rua Sete de Setembro, 1698)

Novo Hamburgo
Data: 13/04 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Ignácio Christiano Plangg, 66)
*Ingressos gratuitos


J.J. Thames, a "Diva do Blues" / Foto: Divulgação


Exposição “Veracidade” celebra Porto Alegre com fotos no Paço Municipal

Partindo do pressuposto de que os artistas das lentes veem de forma singular a capital gaúcha, a curadora e artista plástica Denise Giacomoni idealizou a exposição "Veracidade" como forma de celebrar os 252 anos de Porto Alegre. A mostra aberta a visitação do público em geral, de forma gratuita, segue até o dia 31 de maio no Paço Municipal.

Foram convidados mais de 30 artistas fotógrafos(as) de Porto Alegre e arredores para integrarem esse evento de homenagem, que também contará com o consagrado Eurico Salis, apresentando duas obras fotográficas. Ao todo a mostra contém mais de 40 obras impressas em papel fotográfico fosco em preto, inúmeros tons de cinza e branco, no tamanho 90 x 90 cm, com molduras suaves, a fim de melhor destacar as imagens.


Exposição “Veracidade” / Foto: Douglas Fischer


Abril Indígena 2024 no Museu de História Julio de Castilhos

O Museu de História Julio de Castilhos (MHJC) celebra o Dia dos Povos Indígenas, comemorado nacionalmente em 19 de abril, com diversas atividades ao longo do mês para diferentes públicos. Seminários, rodas de conversa e apresentações com a participação de convidados Kaingang, Mbyá-Guarani e Laklãnõ/Xokleng, além de atividades educativas e uma vivência na comunidade Yvy Poty fazem parte da programação. 

Todas as atividades no museu são gratuitas, com exceção da vivência na aldeia, que possui um custo que inclui contribuição à comunidade e transporte de ida e volta. 

Neste link a programação completa.


Abril Indígena / Foto: Guilherme Brandalise - MHJC


"Cabaré Desejo"

Após sessões lotadas na última edição do Porto Verão Alegre, Cabaré Desejo voltará a cartaz na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — Centro Histórico). A atração integra a programação da mostra Cia Rústica 20 anos: o começo, que comemora o aniversário da trupe.

Dirigido por Patrícia Fagundes e Heinz Limaverde, o espetáculo foi produzido durante a primeira oficina de montagem do grupo teatral. As apresentações vão acontecer de 5 a 14 de abril, sempre às sextas-feiras e aos sábados e domingos, às 20h.

Os ingressos custam de R$ 30,00 a R$ 60,00 e estão à venda na plataforma Sympla.


Cabaré Desejo / Foto: Adriana Marchiori


Lipsen no "Ocidente Acústico

Lipsen marca o lançamento de seu novo single "Sem Saída", na próxima quinta-feira (11), às 21h, no Bar Ocidente (João Telles esq. Osvaldo Aranha). Trazendo para o palco a sua sonoridade energética entre o pop e o rock dançante, o artista convida o público a entrar no universo dos desamores retratados na pista de dança. 

Com referências que vão de Franz Ferdinand e Blondie a Elton John e Filipe Catto, o cantor porto-alegrense procura capturar a atmosfera da capital gaúcha em suas canções autorais, sem bairrismos, mas com orgulho de seu lugar no mundo. O pôr-do-sol e as memórias que espreitam em cada esquina do mapa da cidade são elementos que inspiram as canções cheias de energia e dramaticidade do cantor de muitas facetas, que também é conhecido pelo seu trabalho como ator e como o Gaiteiro do Brique na tradicional feira da Redenção.

Ingressos:

Solidário -  (valor reduzido, com a doação de 1kg de alimento não perecível, disponível para qualquer pessoa): R$ 35,00. Válido para vendas antecipadas.

Lista Afirmativa (lote exclusivo para pessoas Pretas, Indígenas, Trans e Travestis): R$25,00. Valido para vendas antecipadas.
Ingressos podem ser adquiridos no sympla


Lipsen / Foto: Josué Verdejo


Nonaª edição do Sesc Circo

Acontecendo pela primeira vez em Lajeado, no Vale do Taquari, o Sesc Circo chega a sua nona edição. A agenda do maior festival circense do Rio Grande do Sul encerra neste domingo (14) com duas atrações internacionais. Artistas de Argentina e Colômbia se apresentam entre os dias 12 e 14 de abril na Lona Sesc Circo, instalada na Avenida Piraí, em Legeado. Os ingressos para todas as atrações, incluindo as de fora do Brasil, são totalmente gratuitos e podem ser reservados no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco.


Samba do Quintana 

Neste domingo (14) a Travessa Rua dos Cataventos, da Casa de Cultura Mário Quintana, vai receber o percussionista Claudio Barulho, acompanhado da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos, que anima todas as edições do Samba do Quintana.

O projeto tem curadoria da jornalista Bruna Paulin. O evento começa às 16h. 


Exposição itinerante “Magliani - Obra Gráfica”, em Santa Maria

O Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS), juntamente com o Museu de Arte de Santa Maria (MASM), inaugura nesta quinta-feira (11), às 19h, a exposição itinerante “Magliani - Obra Gráfica”.

A mostra conta com aproximadamente 70 gravuras e pinturas produzidas ao longo da carreira de Magliani, que já foram apresentadas no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) em Pelotas e na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim em Caxias do Sul. Após passar por Santa Maria no MASM, a itinerância finalizará no Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) em Porto Alegre. 

O projeto é uma iniciativa do Núcleo Magliani, centro de referência da obra da artista fundado em 2013 por Julio Castro, responsável pela curadoria da exposição. 

Local: Museu de Arte de Santa Maria (MASM) - Avenida Presidente Vargas,1.400, Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, Santa Maria (RS)

Visitação: de 12 de abril a 25 de maio. De segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.


Da noite, xilogravura - / Foto: Thales Leite


Lilian Maus - exposição individual na Ocre Galeria

A exposição "Miragens – Onde Dormem os Sonhos", da artista Lilian Maus, reúne 31 trabalhos inéditos desenvolvidos nos últimos três anos, cruzando elementos e fábulas da região com outras referências da artista ligadas ao seu percurso poético. A mostra pode ser apreciada até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h30, na Ocre Galeria (R. Demétrio Ribeiro, 535, Centro de Porto Alegre), com entrada franca.

No dia 20 de abril, às 11h, está prevista a Conversa com o Artista, sob a mediação da crítica e pesquisadora Gabriela Motta.


Lilian Maus / Foto: Danielle Goularte Scaled


Lançamento do livro Invisíveis – o lugar de indígenas e negros na história da imigração alemã 

O livro-reportagem "Invisíveis – o lugar de indígenas e negros na história da imigração alemã" (Carta Editora, 2024, 208 p., com encarte de fotos), de Gilson Camargo e Dominga Menezes, produzido com recursos do governo do estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, tem lançamento na próxima terça-feira (16), às 15h, na Biblioteca Pública Vianna Moog (Rua Osvaldo Aranha, 934, Centro), em São Leopoldo (RS).

A publicação propõe um contraponto à narrativa oficial que exalta o protagonismo de imigrantes europeus ao considerar o dia 25 de julho de 1824 como o início da história do município.

O livro resgata registros históricos da presença milenar de indígenas que circulavam pelo território que um dia seria o Rio Grande do Sul e faziam do Vale do Sinos parte do seu território, bem como demonstra que São Leopoldo já era habitada por negros escravizados trazidos de diversas partes do continente africano, assim como os portugueses residentes. 


Foto: Divulgação


Luta dos povos indígenas

A comunidade Kaingang do Morro do Osso vai celebrar, neste sábado (13), a partir das 10h, a luta dos povos indígenas, por ocasião do dia 19 de abril, e também celebrar os 20 anos de ocupação no Morro do Osso.

Almoço a partir das 11h30 comida típica. Após, segue futebol, atividades e festejos.


"A Força da Arte - O Heptameron"

Estreia nesta quinta-feira (11), no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Theatro São Pedro, o novo texto de Gilberto Schwartsmann, "A Força da Arte - O  Heptameron". O espetáculo estará em cartaz até 21 de abril, de quintas a domingos, sempre às 19h.

A comédia dirigida por Zé Adão Barbosa é inspirada nas circunstâncias criadas pelos confinamentos. Decameron, de Giovanni Boccaccio, é um exemplo de uma obra clássica da literatura, que descreve a história de um grupo de sete jovens mulheres e três rapazes de Florença, que decidem se isolar em uma casa no campo para fugir da peste que acometeu a Europa no século XIV. Para se distraírem, eles contam histórias uns aos outros.

Local:  Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Theatro São Pedro
(Praça Mal. Deodoro, s/n - Centro Histórico de Porto Alegre).

Valores: R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia-entrada - idosos, estudantes em até 40% da lotação, jovens entre 16 e 29 anos pertencentes a famílias de baixa renda, mediante comprovação de matrícula CADÚNICO, pessoas com deficiência, inclusive seu acompanhante quando necessário, doadores de sangue e Alunos da Escola casa de Teatro), neste link.


"A Força da Arte - O Heptameron" / Foto: Divulgação


2ª Mostra de Dança 

Em homenagem ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, o Sesc Alberto Bins, de Porto Alegre, promove a 2ª Mostra de Dança nos dias 11, 12 e 13 de abril, sempre às 19h. Reunindo importantes companhias de dança da Capital, o evento traz três espetáculos, um para cada dia, ao Teatro Unidade (Av. Alberto Bins, 665).

No dia 11, o Fluxo Cia de Dança apresenta "Contraponto", uma performance de danças urbanas, com direção geral e artística de Carlos Neto e Júlio César Santos. No dia 12, é a vez do Gira Centro de Dança apresentar a obra de dança contemporânea "Xícara Suja", com coreografias do premiado Eduardo Menezes e direção geral de Marcelle Schwonke. Para finalizar a programação, no dia 13, a apresentação "Brasileirada", do Grupo Andanças, traz o folclore brasileiro sob direção geral de Clóvis Rocha e direção artística de Cláudia Dutra.

Os ingressos estão à venda no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Unidade, ou pelo site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais. Os valores são R$20, para comerciários e dependentes e empresários com Credencial Sesc válida, estudantes, maiores de 60 anos, professores, classe artística, doadores de sangue e pessoas com deficiência com acompanhante); R$15, mediante doação de 1kg de alimento não-perecível, e R$40 para o público geral. Mais informações pelo telefone (51) 3284-2000 ou Whatsapp (51) 98608-5456.


2ª Mostra de Dança , em Porto Alegre / Foto: Cléviston Pierobom


Terceira etapa do campeonato de skate STU National 2024

Neste final de semana, entre os dias 12, 13 e 14 de abril, Porto Alegre recebe a terceira etapa do STU National, principal campeonato de skate do Brasil, com a presença confirmada de um time de peso, como Gui Khury, Felipe Nunes, Daniela Vitória e Nando Araújo. A pista de skate da Orla do Guaíba, a maior da América Latina, recebe os campeonatos nas modalidades street e park, masculino e feminino.

Ingressos para assitir à competição podem ser retirados gratuitamente no site da Sympla. As arquibancadas estão sujeitas à lotação e erá necessária a doação de 1kg de alimento não perecível para validar cada entrada.

O STU nacional também será transmitido ao vivo em redes sociais e televisão:


Orquestra da Ulbra abre temporada 2024 do Domingo Clássico

Neste domingo (14), às 19h, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série "Domingo Clássico", que há mais de 20 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280, Porot Alegre). A entrada é franca.

A apresentação de abertura da temporada 2024 será em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil e terá obras de Johannes Brahms, nascido em Hamburgo, na Alemanha, além de Arthur Barbosa e Heitor Villa-Lobos. A regência é de Tiago Flores. 

Temporada 2024:

Ao longo do ano, a Orquestra de Câmara da Ulbra realizará apresentações em duas séries de concertos: Domingo Clássico e Concertos Populares.

Pela série Domingo Clássico serão nove concertos de abril a dezembro, sempre gratuitos na Associação Leopoldina Juvenil, com participação de solistas de renome nacional e internacional. Entre os destaques, uma homenagem a Mercedes Sosa, em julho; concerto Barroco, em agosto; música regionalista gaúcha, em setembro; além de uma cortina lírica em outubro.

Já pela série Concertos Populares, a Orquestra apresentará shows já conhecidos pelo público, como Clássicos do Rock Gaúcho, no Araújo Vianna (7/4); Divas do Pop, com Vocal TAKT, no Teatro do SESC Canoas (26/5), Clássicos do Rock internacional (com Frank Solari e convidados + Especial Queen com Vocal TAKT), no Salão de Atos da Ufrgs (15/6), Vivaldi Elétrico e outros clássicos do rock, com Frank Solari , Teatro da AMRIGS (13/7); Beatles - Magical Classical Tour, no Araújo Vianna (25/8).

Ainda neste ano, a Orquestra apresentará Operita Maria de Buenos Aires, de Astor Piazzolla, em outubro, no Teatro São Pedro.


Domingo clássico / Foto: Eduardo Seidl


Tributo Miranda 6 anos

O Tributo Miranda 6 anos é uma festa/show que celebra a carreira, as influências, as amizades e as repercussões da obra de Miranda com a participação de vários convidados especiais ilustres, verdadeiras lendas do rock gaúcho.
 
Castor Daudt (DeFalla), amigo e parceiro musical do Miranda, desde os anos 80, buscou a parceria de Marcio Ventura (Rei Magro) e Flu (DeFalla), para juntos produzirem o Tributo Miranda 6 anos (Gigantes do Rock Gaúcho).
 
Além deles, entre os seletos convidados especiais, estarão: Julio Reny, Carlinhos Carneiro, Carlos Gerbase, Jimi Joe, Paulo Mello, Júlia Barth, Justin Vasconcelos, Cláudio Mattos, Luciene Adami, Patsy Cecato, Marcelo Fornazzo, Biba Meira, Carlo Pianta, Marcelo Perna, EduK, Marcelo Truda, Marcelo Gross, Kátia Suman, Mauro Borba, Karina Faria, Renato Campão, Alexandre Birck, Carlo Pianta, entre outros.

Carlos Eduardo Miranda (21/03/1962 – 22/03/2018) foi um músico, compositor, jornalista e produtor gaúcho, que atuou como jurado em vários programas de calouros do SBT, tais como Ídolos, Astros, Qual é o Seu Talento?, Esse Artista Sou Eu e João Kléber Show.

O show acontece na próxima quinta-feira (18), às 20h, no Bar Ocidente (João Telles esq. Osvaldo Aranha, Porto Alegre)

Ingressos:

Solidário (valor reduzido, com a doação de 1kg de alimento não perecível, disponível para qualquer pessoa): R$ 50,00. Válido para vendas antecipadas.

Lista Afirmativa (lote exclusivo para pessoas Pretas, Indígenas, Trans e Travestis): R$35,00. Valido para vendas antecipadas.

Meia-Entrada: R$ 35,00.

Inteira: R$ 70,00.

* Os alimentos deverão ser entregues no Ocidente, no momento da entrada ao evento.


Miranda / Foto: Fernanda Chemale


Baterista Zé Montenegro e Rodrigo Nassif Trio no Grezz

Nesta quinta-feira (11), o baterista Zé Montenegro comemora 50 anos de carreira. No palco do Grezz, ele estará com os músicos Luiz Mauro Filho e Miguel Tejera.

Montenegro começou seus estudos de bateria aos 8 anos de idade com seu pai, o baterista Argus Montenegro. Estudou ritmos brasileiros, afros, cubanos e jazz, bem como suas fases correspondentes. Passou pela escola de música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e já atuou no cenário musical gaúcho e brasileiro com cantores e instrumentistas nacionais e internacionais. 

Na sexta (12) tem show do multi-instrumentista, compositor e violonista Rodrigo Nassif, com repertório 100% autoral. Ao lado de Juliano Pereira (contrabaixo) e Leandro Schirmer (bateria), já se apresentou em diversos palcos do país e, agora, no Grezz, faz uma apresentação intitulada "Uma vida na música".

Abertura: 18h | Início dos shows: 21h
R. Almirante Barroso, 328 - Floresta, Porto Alegre
Ingressos: www.sympla.com.br/grezz
Transmissão no youtube/grezzpoa


Rodrigo Nassif Trio / Foto: Caroline Jacobi


Uma Corpa Marginal

O espetáculo solo da atriz AJeff Ghenes “Ubumpuru Transversal – Uma Corpa Marginal”, que apresentou recentemente no Fringe programação do Festival de Teatro de Curitiba, terá duas temporadas no mês de abril, na Sala Álvaro Moreyra (Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre), nos dias 12, 13 e 14; 26, 27 e 28 (sextas, sábados e domingos). Os ingressos estão disponíveis para compra no Sympla, mas também haverá a opção de adquiri-los na hora, em dinheiro ou PIX. 

UBUMPURU TRANSVERSAL: Em Travessias InTRANSitivas por Encruzilhadas é um projeto cênico-performático-social, proposto pela multiartista AJeff Ghenes, uma travesti não-Binária, periférica, racializada, vinda do interior da Serra gaúcha (Veranópolis) para a capital Porto Alegre. 

Ingressos no sympla (Meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e acompanhantes, doadores de sangue regulares, artistas e professores).
Entrada livre: pessoas trans/travestis/não-bináries


Uma Corpa Marginal / Foto: Andrea Seligman


Lançamento ao vivo de O Barqueiro 

Neste sábado (13), uma roda de samba no Quilombo do Areal, no bairro Menino Deus, vai marcar o lançamento ao vivo da obra "O Barqueiro", de autoria do músico Nilson Tòkunbò. Tributo ao samba e à cultura afro-brasileira, a canção já está disponível nas plataformas digitais.

O samba é uma homenagem ao Zé Pelintra, uma das entidades mais importantes de cultos afro-brasileiros de Umbanda, Quimbanda, Catimbó e Jurema. Ele é considerado o espírito patrono dos bares, cabarés, jogatinas, sarjetas e dos menos afortunados. A canção, porém, faz uma relação com o barqueiro Caronte, da mitologia grega, transformando uma figura ruim em outra amistosa, que protege as pessoas que estão à margem e clamam pela travessia no mar da vida, com as bênçãos de Osálá, Iyemonja, Oyá e Ogum Beira-Mar.

O lançamento ao vivo contará com a participação especial do bloco Areal do Futuro e de convidados (as). Além de Nilson Tòkunbò (voz e cuíca), formam a roda de samba os artistas Acauan Souto (voz e cavaco), Alemão Charles (voz e violão 7 cordas), Nina Fola (voz e percussão), Eduardo Iyetumbi Pacheco (congas), Diego Freitas Muzim (tantam), Ọ̀nà Abyàsè (atabaques) e Fatumbi Martins (atabaques).

Local: Quilombo do Areal (Avenida Luiz Guaranha, 2 – bairro Menino Deus, Porto Alegre)
Horário: 16h.


Samba de Nilson Tòkunbò é um manifesto de amor e respeito à identidade cultural do Brasil / Foto: Tácio Moreira


Aniversário duplo do Cuidado que Mancha

Nesta sexta-feira (12) a partir das 18h30, o Cuidado que Mancha comemora um aniversário duplo: os 29 anos do Grupo Cuidado Que Mancha e os 8 anos do Espaço Cuidado Que Mancha.  

A festa acontece na sede na Rua Damasco, 162 – Azenha, Porto Alegre, com apresentação do espetáculo “Cantando com O Cuidado”, com César Haack, Claudio Veiga e Raquel Grabauska. São os 29 anos do grupo contados através da música, numa coletânea das principais músicas do Cuidado que Mancha, passando pelos temas da Mulher Gigante, Família Sujo, o Natal de Natanael, Sabrina, 40  fantasmas, Mais uns amigos, Ouvindo Coisas, Quem não  Dança Balança a Criança, Maria Teresa e o Javali e Cuidado Que Ronca, entre outros.

A entrada é 1kg de feijão ou óleo de soja. Com o espaço limitado a 60 lugares é necessário confirmar presença pelo (51) 996843352.


Cuidado que mancha / Foto: Gabrielle Pires


A Lanceirinha

Neste sábado (13), em Porto Alegre, a escritora Ângela Xavier realiza duas atividades de contação de história, além dos autógrafos: das 10h às 12h, com o Projeto Cultural Nossa Identidade no Instituto Sociocultural Afro-sul Odomodê (Av Ipiranga, 3+850) e, a partir das 16h, na Livraria Cirkula (Av Osvaldo Aranha, 444). A programação é aberta ao público e com entrada franca. 

O livro infantil A Lanceirinha, faz uma homenagem aos heróis nacionais, os Lanceiros Negros. A obra conta com ilustrações originalmente feitas em aquarela pelo artista gráfico Alisson Affonso.

A história resgata o orgulho de um povo em uma fábula que destaca a voz de um avô e o brilho nos olhos da netinha Aisha. E comprova, com afetos cotidianos, que é possível acreditar na luta por um futuro mais justo e inclusivo.


A lanceirinha / Foto: Divulgação


Como Vejo O Mundo - Viajar Sozinho sem Enxergar

Em "Como Vejo O Mundo - Viajar Sozinho sem Enxergar " (Editora Viseu), Gilberto Henrique Buchmann nos conduz através de sua notável jornada de viagens internacionais, todas realizadas de forma independente, mesmo com a condição da cegueira. Ao longo de 214 páginas, o autor descreve suas experiências por cinco países (Itália, Alemanha, Suécia, Sérvia e Áustria, entre 2015 e 2017), desde a concepção do projeto, as adaptações necessárias, os roteiros que seguiu até suas impressões finais.

No dia 17 de abril, às 19h, o autor participa de uma live sobre o livro no Instagram @livroviajarsozinhosemenxergar


Foto: Divulgação


Recital destaca instrumentos de sopro na Casa da OSPA

A Série de Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, retorna neste domingo (14). O Quinteto Som 5, composto pelos músicos da OSPA Henrique Amado (flauta), Viktoria Tatour (oboé), Diego Grendene (clarinete), Altair Venâncio (fagote) e Nadabe Tomás (trompa), apresentará um programa totalmente dedicado a instrumentos de sopro na Sala de Recitais da Casa da OSPA, às 18h. A entrada é gratuita, por ordem de chegada. 

Local: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre).


Quinteto Som 5 / Foto: Leonel Jacques


OSPA apresenta "Concerto Clássico" inspirado na Viena dos séculos 18 e 19

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, levará o público de volta ao berço da música clássica, Viena, no próximo sábado (13), às 17h. O programa do Concerto Clássico inclui obras de alguns dos mais famosos residentes da cidade nos séculos 18 e 19, como Antonio Salieri, Wolfgang Amadeus Mozart e Franz Schubert.

Após uma bem-sucedida apresentação em 2022, o maestro Christian Baldini, diretor musical das orquestras sinfônicas de Camellia e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, retorna para reger a OSPA. Dois músicos renomados de Porto Alegre, o pianista Max Uriarte e a cantora lírica Elisa Machado, serão os solistas.

O concerto terá início às 17h, na Sala Sinfônica da Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo canal da OSPA no YouTube. Os ingressos podem ser adquiridos pela Sympla, por valores entre R$ 10 e R$ 50.   

Local: Casa da OSPA (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre).


Christian Baldini / Foto: Vitória Proença - Divulgação OSPA


Concertos Capitólio 

Neste sábado, (13), a partir das 11h, acontece o segundo concerto da série Concertos Capitólio da temporada 2024, com a apresentação do quinteto HausMusik, formado pelos músicos Ariel Polycarpo e Ricardo Chacón (violinos), Cleverson Cremer (viola), Rafael Caboclo (violoncelo) e Fernando Rauber (órgão). Também haverá a participação da cantora lírica Angela Diel (contralto).

No concerto, será apresentado o Stabat Mater de Antonio Vivaldi (1678-1741), além de obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Arcangelo Corelli (1653-1713). A abertura do concerto será feita por Miguel Morais, aluno de violino do projeto AACAMUS (Associação Amigos Casa da Música).

A apresentação tem entrada franca.


Exposição sobre saúde feminina e autocuidado

Unindo arte e conscientização, a MSD Brasil está promovendo, até 28 de abril, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre, uma iniciativa gratuita que tem por objetivo mergulhar no universo feminino e compartilhar informações atuais sobre saúde e autocuidado. Chamada de "#SouObraDeArte", a ação foi desenvolvida em parceria com a agência Greenew Publicidade.

O espaço traz obras feitas por artistas mulheres, algumas que tiveram doenças que atingem o universo feminino e expressaram essa jornada em forma de arte, seja na pintura, escultura ou costura. A exposição torna-se uma plataforma para conscientização e compartilhamento de conhecimentos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam milhares de mulheres em todo o Brasil. Os visitantes terão a oportunidade de apreciar criações de artistas talentosas, como Karina Koslowski, Iracy Campos, Aline Fraga, Mariana San Martin, Jade Matos, Maísa Lima, entre outras.

Também contará com totens informativos, profissionais de saúde estarão à disposição durante todos os dias da exposição para sanar dúvidas. Alguns objetos educativos estarão disponíveis, como, por exemplo uma mama artificial que reproduz o tecido humano, para que as mulheres possam tocá-la e aprender a fazer o autoexame corretamente, identificando os nódulos na peça; e representação de um útero com anomalia.

O espaço "#SouObraDeArte" estará localizado próximo ao Cinemark do BarraShoppingSul e é aberto gratuitamente ao público. 


Ação conta com o apoio de profissionais da saúde e visa reforçar a importância do autoconhecimento, da prevenção e manutenção da saúde / Foto: Divulgação


Edição: Marcelo Ferreira