Ceará

Campanha

Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região realiza lançamento de Campanha de Sindicalização 2024/2025 nesta sexta (12)

O evento acontecerá na sede do Sindicato, na Av. Tristão Gonçalves nº803 – Centro, a partir das 18h.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Hoje pela manhã os dirigentes sindicais percorreram as ruas do Centro de Fortaleza convidando os trabalhadores a participarem do lançamento da campanha. - Foto: Esdras Gomes

A direção do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região realiza hoje (12), a partir das 18h, o lançamento da Campanha de Sindicalização 2024/2025. Ainda hoje pela manhã os dirigentes sindicais percorreram as ruas do Centro de Fortaleza com carro de som convidando todos os trabalhadores a participarem do evento de lançamento da campanha que acontecerá na sede do Sindicato, na Av. Tristão Gonçalves nº803 – Centro, a partir das 18h.

Giliarde Araújo, secretário de Organização do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza afirma que “a Campanha de Sindicalização 2024/2025 pretende fortalecer o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região, que é um patrimônio do movimento sindical cearense. A filiação do comerciário ao sindicato fortalece toda uma rede, que vai desde a luta por melhores salários ao lazer e à saúde do trabalhador”.

Giliarde Araújo explica que “o Sindicato conta com um departamento jurídico competente que defende o trabalhador. No campo da formação profissional, acabamos de fechar um convênio com a Universidade de Fortaleza (Unifor), dentre outras parcerias. Na Saúde, além da clínica dos comerciários, da Ampari, Multiclinica Fortaleza e a Paulident fechamos o convênio da Clínica Sim e Hap Vida, que vai ampliar a rede de saúde da categoria comerciária”.

A Campanha de Sindicalização 2024/2025 está sendo realizada pelo Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região, que vai completar 91 anos de existência em maio. “Este sindicato é um patrimônio da classe trabalhadora do Brasil, sendo uma das fundadoras da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace) e da Confederação dos Trabalhadores do Comércio e Serviços da CUT (Contracs-CUT). É importante a sindicalização para fortalecer uma organização que está na vanguarda da defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro. Mas o sindicato não fica só no campo da luta abstrata, ele se materializa nas convenções coletivas de trabalho, na ação das diversas secretarias que compõem a entidade e, principalmente, retorna ao trabalhador com ações no campo da saúde, lazer, formação profissional e muito mais”, afirma Sebastião Costa, presidente do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza.

Pautas de lutas 

“Nas convenções coletivas de trabalho, lutamos pela valorização dos salários, do reajuste salarial, do vale-refeição, do auxílio-creche, da assinatura das carteiras de trabalho, dentre muitos benefícios. Mas o sindicato vai além. Lutamos por Democracia, direitos das mulheres, dos negros, dos direitos humanos, da diversidade sexual, da saúde do trabalhador. Inclusive, temos realizado campanhas como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul para conscientizar o trabalhador sobre a saúde também”, afirma Sebastião Costa.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia