Paraíba

CULTURA

O ‘Auto de Ariano’ é a primeira grande exposição imersiva de um artista brasileiro e passeia por vida e obra do escritor

Visitantes são transportados para os universos artístico e humano do paraibano Ariano Suassuna

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Cartaz da exposição 'O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso' - Reprodução/Divulgação

A estreia da exposição imersiva "O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso" marcou um domingo repleto de arte e cultura no Luzzco, espaço dedicado à expressão artística e cultural na Paraíba.

O Luzzco é o primeiro espaço imersivo de arte e cultura do Nordeste com tecnologia das maiores exposições imersivas do mundo.


Reprodução / Foto: Internet

No último domingo (14/04), os visitantes foram transportados para os universos artístico e humano do paraibano Ariano Suassuna, uma das figuras mais emblemáticas da literatura brasileira.

A exposição, co-criada com o neto mais velho de Ariano, João Suassuna, oferece uma experiência única, combinando tecnologia, cenografia e elementos físicos para mergulhar os participantes no universo criativo e emocional do autor, poeta e dramaturgo.

Dividida em cinco atos imersivos, além da introdução, a exposição apresenta diferentes facetas da vida e obra de Ariano Suassuna, explorando seu amor pela poesia, sua relação com a comunidade, com o nordeste, sua paixão pela vida e outros aspectos marcantes de sua trajetória.

Jader França, diretor do Luzzco, destaca a importância de proporcionar uma experiência que vai além das molduras convencionais da arte, envolvendo o público de forma única e envolvente. "O Luzzco vai além das exposições tradicionais, proporcionando uma experiência sensorial que estimula todos os sentidos e convida os visitantes a se tornarem parte integrante das obras", afirma.

O espetáculo ‘O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso’ é dividido em cinco atos, além da introdução:

Ato I: Amor pela poesia;
Ato II: Amor pela sua aldeia;
Ato III: Amor da vida;
Ato IV: Amor que contagia; e
Ato V: Amor imorrível.

João Suassuna, co-criador da exposição e neto do homenageado, expressa a importância de compartilhar a vida e obra de Ariano Suassuna de uma maneira inovadora e emocionante. "O Auto de Ariano percorre todos os amores que guiaram a vida e a obra do meu avô", destaca João, ressaltando a diversidade de facetas que compõem o legado de Ariano.

A exposição estará aberta ao público de quarta a domingo, das 14h às 21h, com sessões de aproximadamente uma hora e meia de duração. Os ingressos podem ser adquiridos tanto no site oficial do Luzzco quanto na bilheteria física, com valores de R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia). A exposição é recomendada para maiores de 10 anos.

Após a temporada em João Pessoa, a exposição seguirá para outras cidades, incluindo Recife, onde Ariano Suassuna formou sua família. Com convites recebidos também do exterior, a exposição promete encantar públicos além das fronteiras brasileiras, levando adiante o legado imortal de Ariano Suassuna e sua contribuição para a cultura e arte.

Ariano Suassuna

Ariano Vilar Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927 na Parahyba do Norte, capital da Paraíba (segundo o IBGE, a capital chamou-se Paraíba do Norte até 4 de setembro de 1930, quando teve seu nome mudado para João Pessoa, em homenagem ao Presidente do Estado, assassinado no Recife, em plena campanha política.) que mais tarde passaria a se chamar ‘João Pessoa’.

Com a Revolução de 1930, seu pai, João Suassuna, governador do Estado da Paraíba, foi assassinado por motivos políticos no Rio de Janeiro, e a família mudou-se para Taperoá, na Paraíba, onde morou de 1933 a 1937 e cursou o primário.

Em 1942, mudou-se para o Recife, onde concluiu, em 1945, os estudos secundários no Ginásio Pernambucano e no Colégio Osvaldo Cruz. Em 1946, iniciou a Faculdade de Direito, onde conheceu Hermilo Borba Filho, com quem fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco. Em 1947, escreveu sua primeira peça, intitulada Uma Mulher Vestida de Sol.

Ariano foi membro fundador do Conselho Federal de Cultura em 1967. Em 1969, tornou-se diretor do Departamento de Extensão Cultural da UFPE. Em 1970, no Recife, liderou o “Movimento Armorial”.

Entre 1958 a 1979, dedicou-se também à prosa de ficção, publicando o Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971) e História d’O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão / Ao Sol da Onça Caetana (1976), classificados por ele de romance armorial-popular brasileiro.

Em 3 de agosto de 1989, tornou-se ocupante da Cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras. Entre 1994 e 1998, por convite do então governador de Pernambuco, Miguel Arraes, tornou-se secretário estadual de Cultura. 

No ano 2000, tornou-se membro da Academia Paraibana de Letras e Doutor Honoris Causa da Faculdade Federal do Rio Grande do Norte. Faleceu no dia 23 de julho de 2014, no Recife, aos 87 anos.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

 

Edição: Cida Alves