Paraíba

PROTESTO

Comunidade do Colégio de Aplicação da UFPB reivindica melhorias das condições da escola

Ambiente abafado, fiação elétrica antiga, falta de recursos didáticos são alguns dos problemas; Ato ocorreu nesta terça

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Ato da comunidade do Colégio de Aplicação da UFPB por melhorias das condições estruturais e recursos didáticos. - Foto: Reprodução.

O Colégio de Aplicação de Educação Básica da UFPB (CAPS-EBAS), localizado no campus I, vem passando por diversos problemas, que afetam tanto a estrutura física do colégio quanto o processo de aprendizagem de alunas e alunos da escola. Na manhã desta terça-feira (16), professoras(es), servidores técnicos e famílias de alunos realizaram um protesto na Reitoria da UFPB, reivindicando a resolução dos problemas enfrentados.


Manifestantes fizeram cartazes elencando problemas que afetam o Colégio de Aplicação da UFPB. Ato foi realizado na Reitoria, no campus I da UFPB. / Foto: Arquivo pessoal.


Cartazes com as reivindicações. / Foto: Arquivo pessoal.

“São inúmeros os problemas graves e que se perpetuam há anos, mas os mais urgentes são ambientes abafados, sem ventilação e ar-condicionado, que fazem com que professoras improvisem aulas nos corredores e nos pátios; é urgente também a troca da fiação elétrica que, muito antiga e frágil, apresenta riscos de incêndio”, relata o corpo docente do Colégio de Aplicação da UFPB.


Pilastra descascando/Colégio de Aplicação da UFPB. / Foto: Arquivo pessoal.

De acordo com a organização do protesto, o ato objetivou tornar “visível a situação da escola, que vem sendo paulatinamente negligenciada”. O corpo docente conta que a escola não possui biblioteca, as paredes estão descascando, o parque não possui brinquedos (apenas tem banco de areia) e as crianças não recebem material escolar.  A situação também afeta a higiene do ambiente escolar, com limpeza precária dos banheiros, falta de sabão, papel e torneiras que não funcionam, entre outras diversas questões e problemas. Há relatos ainda sobre a falta de recursos didáticos.


Parede descascando/Colégio de Aplicação da UFPB. / Foto: Arquivo pessoal.

"Nós professoras muitas vezes temos de nos multiplicar em mil para dar conta de produzir recursos didáticos interessantes e criativos, embora nosso material seja reduzido. Muitas vezes, colocamos dinheiro do nosso próprio bolso para fazer acontecer", declara a organização do ato.

No Colégio de Aplicação da UFPB é oferecido da educação infantil ao 5º do ensino fundamental. Os problemas prejudicam a rotina escolar e “fazem de uma escola pública indigna para a convivência das crianças como cidadãs e portadoras de direitos”, afirma o corpo docente. 


Ambiente interno. / Foto: Arquivo pessoal.

Colégio de Aplicação Da UFPB

Por meio da Portaria Portaria nº 694, de 23 de setembro de 2022, a Escola de Educação Básica (EEBAS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi reconhecida como Colégio de Aplicação. Segundo a assessoria de comunicação da UFPB, colégios de aplicação são unidades de educação básica com o objetivo de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, com enfoque em inovação tecnológica e formação docente. Esses colégios são vinculados a instituições de ensino superior. No caso da UFPB, a escola é ligada ao Centro de Educação (CE/UFPB).

Os Colégios de Aplicação recebem mais verbas. Apesar disso, conforme o corpo docente do Colégio de Aplicação da UFPB, elas precisam ser melhores destinadas e tem que haver o compromisso da universidade. Na prática, o caminho para que as mudanças ocorram na escola ainda estão em processo. 

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Heloisa de Sousa