Minas Gerais

ACOLHIMENTO

Em BH, projeto oferece musicoterapia e oficinas musicais gratuitas para pessoas LGBTI+

Inscrições estão abertas até o dia 14 de maio

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Foto - - Divulgação

Com o objetivo de promover um espaço acolhedor que permita às pessoas LGBTI+ compartilharem suas vivências a partir da música, o projeto “Di-Versxs - Musicovivências Queers!” está com inscrições abertas até o dia 14 de maio. A iniciativa oferece musicoterapia e oficinas de vivência musical gratuitas para a comunidade, em Belo Horizonte. 

O projeto tem encontros semanais no Barreiro, uma das regiões periféricas mais populosas da capital mineira. As atividades já começam na terça-feira (7) e vão até o mês de julho. O idealizador Wagner ‘Junim’ Ribeiro destaca que a música tem um potencial de despertar os afetos, os corpos e as culturas dos participantes.

“Uma perspectiva social e comunitária da musicoterapia abre lugar para a verificação de que a diversidade é constituinte de uma comunidade e que as desigualdades devem ser alvo de transformações por meio de ações que diminuam as distâncias entre classes, gêneros, raças ou quaisquer outras categorias”, comenta. 

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 98050-0915 ou pelos perfis do Instagram @di.versxs.ofc e @akasulo. 

Inspiração em Conceição Evaristo

Uma das referências para o projeto é o conceito de “escrevivências”, de Conceição Evaristo, que destaca o papel da vivência para a produção de sentido e conhecimento. 

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

Wagner “Junin” Ribeiro comenta que, assim como a mais recente imortal da Academia Mineira de Letras busca interpretar como os corpos das mulheres negras se colocam no mundo, as “musicovivências”, propostas pelo idealizador do projeto, buscam evidenciar as sonoridades que habitam os corpos das pessoas LGBTI+.

Produtos

Após a realização das oficinas, será lançado um EP virtual com as canções resultantes do compartilhamento de vivências pelos participantes do projeto. A produção também será feita por eles, junto a musicistas e cantores LGBTI+.

“Trazer artistas referências no cenário musical de Belo Horizonte reforça o objetivo do projeto de amplificar nossas vozes, ao conectar essas diversas realidades e potencialidades no fazer artístico, social e cultural da música, elevando ainda mais o alcance dessas composições e a dimensão da valorização da população, gerando arte transformadora para toda comunidade”, explica Wagner ‘Junin’.

Serviço 

“Di-Versxs - Musicovivências Queers!”

Musicoterapia e vivência musical para LGBTQIA+

Início dos encontros: terça-feira, 7 de maio, das 19h às 21h

Inscrições: até 14 de maio, por telefone (+55 31 98050-0915) ou Instagram (@di.versxs.ofc ou @akasulo)

Público-alvo: pessoas LGBTQIA+ de Belo Horizonte, que tenham a partir de 18 anos

Local: “aKasulo” -  Centro de Convivência LGBTQIA+

Endereço: rua Agnelo Macedo, número 234, Barreiro, Belo Horizonte

 

Edição: Leonardo Fernandes