Rio Grande do Sul

ENSAIO

Olímpico Monumental, o velho casarão está vivo!

Antigo estádio do Grêmio está servindo de ponto de recebimento de doações na capital gaúcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Estádio Olímpico Monumental virou ponto de arrecadação de donativos - Foto: Carlos Messalla

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi atingido pelas enchentes igual a quase todos os gaúchos. Teve suas sedes em Eldorado do Sul, Ilha do Pavão e em Porto Alegre atingidas, os campos de treinamentos e a Arena no bairro do Humaitá ficaram submersos.

O sentimento por fazer algo era grande, mas só restava para o Grêmio o seu "Velho Casarão" na Azenha, o histórico Olímpico Monumental e assim, por uma decisão em conjunto da direção, o mesmo está servindo de ponto de recebimento de doações. Suas estruturas mesmo que combalidas seguem de pé ajudando a população Gaúcha neste momento difícil.


Histórico estádio do Grêmio se tornou ponto de coleta de doações para atingidos pelas enchentes / Foto: Carlos Messalla

A diretora executiva de RH, Isabel Cristina Arraes de Grazia, cita que no início, 15 dias atrás, o fluxo maior era de famílias levando doações. Já nos últimos dias empresas parceiras destinaram grandes cargas de doações, desde alimentos, roupas, material de higiene e até uma carga de mais de mil colchões. 

Grazia fala de importante parceria com a Ufrgs que está colocando carros de porte maior e assim conseguem chegar a locais mais extremos da cidade. Cmenta também do IGT (Instituto Geração Tricolor) que se prepara para atender as famílias do entorno da Arena, um local carente e que foi muito atingido pelas águas.


Olímpico é o único espaço do Grêmio não atingido pelas enchentes / Foto: Carlos Messalla

Espaços como a antiga capela, as bilheterias e a lojinha do Grêmio viraram espaços para as doações. Na antiga loja do Grêmio conversamos com a voluntária Priscila Silva Esteves, que falou da organização e do orgulho de poder estar nesta empreitada pelo Rio Grande, em especial no Velho Casarão.

Ela pede doações diversas e enfatiza a importância de virem mais voluntários. Cerca de 30 atuam diariamente mas o ideal é um número maior. Esteves deixa claro que não precisa ser somente gremista. "Não importa o clube,  Grêmio, Inter, Corinthians, agora somos todos Rio Grande do Sul", completou.


Trabalho voluntário no Estádio Olímpico Monumental / Foto: Carlos Messalla


Trabalho voluntário no Estádio Olímpico Monumental / Foto: Carlos Messalla


Trabalho voluntário no Estádio Olímpico Monumental / Foto: Carlos Messalla


Trabalho voluntário no Estádio Olímpico Monumental / Foto: Carlos Messalla


Edição: Marcelo Ferreira