Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Agenda da semana do dia 3 de fevereiro de 2020 - BdF RS

03 de fevereiro (segunda-feira) - Ato em Solidariedade aos Petroleiros da REFAP

Às 07h, em frente à Refinaria Alberto Pasqualini (Av. Getúlio Vargas, 11001 - Canoas)


03 de fevereiro (segunda-feira) - Reunião de Organização - 8 de Março 2020

Às 18h30, no Sindicato dos Municipários de Porto Alegre - SIMPA (Rua João Alfredo,61, Porto Alegre)

O ano de 2019 terminou com um balanço doloroso: Uma drástica política de retirada de direitos nos três âmbitos (federal, estadual e municipal) que atinge em cheio as mulheres trabalhadoras, que já são as mais exploradas e violentadas; uma crescente avassaladora de violência contra nós mulheres, com um gritante aumento do número de feminicídios em todo país; desemprego; alta do custo de vida; precarização dos serviços públicos básicos como saúde e educação, nossas condições de vida vão de mal a pior.
Nesta segunda (03/02), as mulheres se reúnem para organizar um grande ato de luta e uma agenda de atividades em torno do dia 08/03, Dia Internacional de Luta das Mulheres.


03 de fevereiro (segunda-feira) - Os Desafios Da Defesa Da Educação Pública: Ampliação das formas de luta e gestão democrática

Às 19h, no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1853, Porto Alegre)

O evento pretende colocar em debate as formas de organização de luta e resistência na educação. Os enfrentamentos que tem sido feitos aos projetos de desmonte da educação pública em nível nacional, estadual e municipal nos desafiam a ampliar as estratégias de mobilização e de conscientização da sociedade sobre as ameaças que desestruturam a escola e a universidade pública. O evento é gratuito e não necessita de inscrições.


03 de fevereiro (segunda-feira) - 5,20 NÃO! Plenária Contra O Aumento Da Passagem Em Porto Alegre

Às 18h, no Umespa - União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Avenida Desembargador André da Rocha, 216, Porto Alegre)


05 de fevereiro (quarta-feira) - Plenária contra o Aumento da Passagem

Às 18h, no DCE UFRGS ( Avenida João Pessoa 41, Porto Alegre)

O DCE da UFRGS convoca todas e todos que já lutaram contra o aumento da passagem e quer retomar a mobilização em defesa do transporte público de qualidade.


08 de fevereiro (sábado) - Ato em defesa da Cinemateca Capitólio pública

Às 16h, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro 1085 - Esq. com Borges de Medeiros, Centro Porto Alegre)

A AAMICA - Associação de Amigos da Cinemateca Capitólio convida para o ato em defesa da manutenção da administração pública da Cinemateca Capitólio e contra a proposta de contratualização.

A Cinemateca Capitólio foi inaugurada em 2015 pela Coordenação de Cinema da Secretaria de Cultura de Porto Alegre em parceria com a Fundacine RS após mais de uma década em obras. A abertura do espaço com o caráter de Cinemateca (funcionando não apenas como sala de cinema, mas como espaço de salvaguarda de acervo cinematográfico e realização de projeto educativo) foi fruto do esforço de inúmeras pessoas e entidades. Entendemos que seu sucesso nos primeiros cinco anos de vida é consequência dos mais de vinte anos de trabalho da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia do município (atualmente Coordenação de Cinema e Audiovisual). Não se trata apenas de uma sala de cinema com programação alternativa, é um espaço público dedicado exclusivamente ao cinema e ao audiovisual que reúne acervo, difusão e projeto educativo (o Programa de Alfabetização Audiovisual), atividades que vem funcionando bem através do trabalho de profissionais capacitados e especializados.

A manutenção do funcionamento da Cinemateca nos moldes atuais está sendo ameaçada pela publicação de um edital de contratualização que prevê repasse de verba pública para uma OSC realizar a administração desse espaço. Ou seja, tira o caráter público da Cinemateca e de seu acervo sem a menor necessidade.

Edição: Marcelo Ferreira