Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE

Contra a privatização, comunidade cultural vai abraçar a Cinemateca Capitólio

Grupo entregou carta ao prefeito contra concessão do cinema à gestão privada; abraço ocorre neste sábado (08), às 16h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Também são alvos da mesma política a Usina do Gasômetro, a pinacoteca Rubem Berta, a Cia de Dança e o teatro Túlio Piva - Foto: Divulgação Capitólio

Em defesa da única sala de cinema de calçada da capital, a comunidade cultural de Porto Alegre promove neste sábado (08), às 16 horas, um abraço à Cinemateca Capitólio, na região central da cidade. Antes, o grupo entregou uma carta ao prefeito Nelson Marchezan Jr reivindicando a interrupção do processo de entrega da administração do cinema à uma organização social privada. O repasse é uma das tantas ideias de privatização do governo local do PSDB. Hoje, o Capitólio é administrado pela prefeitura em convênio com a Fundação Cinema RS – Fundacine.

Entre os 140 signatários da carta estão, entre outras personalidades, o escritor Luis Fernando Veríssimo, os cineastas Jorge Furtado, Murilo Salles, Tata Amaral e Kleber Mendonça Filho, as atrizes Patrícia Pillar, Helena Ignez, Nicole Puzzi e Sandra Dani, os atores Matheus Nachtergaele e Paulo Betti, a artista plástica Zorávia Bettiol, os músicos Vitor Ramil, Nelson Coelho de Castro  e Zé Caradípia. Na carta, eles observam que a gestão Marchezan Jr, em nenhum momento, conseguiu comprovar que a administração da cinemateca entregue à iniciativa privada conseguiria ser mais eficiente do que a atual, em parceria da comunidade com o município.

No texto, a comunidade acentua que a prefeitura abdica da gestão pública em favor da privada. E nota que, além da cinemateca, também são alvos da mesma política a Usina do Gasômetro, a pinacoteca Rubem Berta, a Cia de Dança e o teatro Túlio Piva.

Veja abaixo a íntegra da carta:

Edição: Marcelo Ferreira