Rio Grande do Sul

SERVIÇO

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Agenda da semana do dia 9 de março de 2020 - BdF RS

09 de março (segunda-feira) - Grande Ato do Dia Internacional de Luta das Mulheres

A partir das 14h, Largo Glênio Peres, Centro, Porto Alegre.

Programação completa:

14h - Atividades Culturais

17h30 - Grande Ato do Dia Internacional de Luta das Mulheres (Esquina Democrática)


09 de março (segunda-feira) - Audiência Pública | As Terceirizações na Cultura de Porto Alegre

Às 18h, no Plenarinho da AL (3º andar) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre.

Na segunda-feira, dia 09, às 18h30, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do RS, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), promove a audiência pública que debaterá as terceirizações dos equipamentos culturais de Porto Alegre, promovidas pelo governo Marchezan.


10 de março (terça-feira) - Lugar de Mulher é: Onde ela quiser!

Às 18h30, no Sintergs - Sindicato dos Servidores de Nível Superior - RS, ua José de Alencar nº 1089, Porto Alegre.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher o Sintergs estará promovendo um bate-papo com as seguintes lideranças feministas:

Ariane Leitão - Advogada feminista e especialista em direitos humanos. É autora do livro "Tráfico de Mulheres: a exploração sexual no Brasil e a violação aos direitos humanos". Foi Secretária Estadual de Políticas Para as Mulheres do Rio Grande do Sul. É consultora e fundadora da Ó Mulheres: assessoria e consultoria em gênero e direitos humanos. Coordena a Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS e a Força-Tarefa Institucional de Combate aos Feminicídios.

Maria Conceição Fontoura - Técnica em Assuntos Educacionais na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FACED/UFRGS, graduada em Letras com Mestrado e Doutorado em Educação, por esta Universidade . É especialista e militante nas áreas dos Direitos Humanos envolvendo os temas Educação, Educação das Relações Étnico-raciais e Feminismo Negro. É Representante da Sociedade Civil no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileira – AMNB

Vitória Cabreira - Militante do movimento estudantil, presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre, UMESPA e ex-presidente do Grêmio Estudantil da Escola Parobé.


10 de março (terça-feira) - Precisamos falar sobre Mulheres na Ciência

Às 14h, na ADURGS-Sindical, Rua Barão do Amazonas, 1581 - Jardim Botânico, Porto Alegre.

A ADUFRGS-Sindical promove no próximo dia 10 de março (terça-feira), às 14h, o evento Precisamos falar sobre Mulheres na Ciência. A atividade faz parte do mês da Mulher na ADUFRGS e vai reunir professoras de três instituições da base da ADUFRGS. Fabiana de Oliveira (Fonoaudiologia /UFCSPA), Fernanda Souza de Bairros (Epidemiologista da Saúde da Família/ UFRGS), Liliane Madruga Prestes (Licenciaturas e Ciências da Natureza e Técnico/ IFRS) vão compor a mesa de diálogo, na qual cada uma vai falar sobre sua experiência.

O evento é gratuito e aberto ao público.


10 de março (terça-feira) -CEDI apresenta: Lições de mulheres de sucesso

Às 18h, Sede da OAB/RS - Rua Washington Luiz, 1110, Porto Alegre.

A Comissão Especial de Direito Imobiliário apresenta: Lições de mulheres de sucesso. Programação:

• 18:00-19:00: Credenciamento, networking e coffee ao som de Benito Crivellaro

• 19:15 – 21:00: Debate

Mediadora: Daiana de Oliveira Staudt, Secretária-Geral da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB/RS, especialista em direito público pela FMP e especializanda em processo civil pela PUC-RS.

Debatedoras:

- Bia Kern, fundadora e presidente da OSC Mulher em Construção, foi convidada pela BrazilFoundation para contar sua história para empresarias e CEOs em Miami/ USA, integrante do CAU RS como conselheira da Comissão Temporária de Equidade de Gênero e membro do Grupo Mulheres do Brasil;

- Cláudia Sobreiro de Oliveira – Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Conselheira Seccional da OAB/RS e membro do Tribunal de Ética da OAB;

- Fabiana da Cunha Barth – Secretária-Geral Adjunta da OAB/RS, Procuradora Geral do Estado e Mestre em Instituiçōes de Estado pela PUC/RS;

- Rosangela Herzer dos Santos – Diretora-Geral da ESA-OAB/RS, Conselheira Seccional da OAB/RS, Especialista em Direito Previdenciário e Docência do Ensino Superior;

- Shana Dora Gomes, advogada, especialista em Direito Público pela UCS e em direito ambiental pela UFPR, 1ª Vice-Presidente da AGADIE.

Inscrições e maiores informações através do link http://portaldoaluno.oabrs.org.br/ ou no local.

Evento aberto ao público em geral. Estará sendo arrecadado no dia itens de higiene pessoal que serão doados para as mulheres vítima de violência doméstica.


10 de março (terça-feira) - Palestra sobre Fake News: Cidadania Virtual

Às 19h30, na UniRitter, Rua Orfanotrófio, 555, Porto Alegre.

Um dos assuntos que mais tem impactado o cotidiano da população são as Fake News que entraram no cenário mundial de diversas formas. Desinformação, boatos e mentiras existem há tempos. Mas a combinação perfeita entre algoritmos das redes sociais, sistemas de publicidade, pessoas dispostas a inventar conteúdo para ganhar dinheiro fácil tem se tornado muito influente. Fazendo o recorte geográfico no Brasil, foi analisado que 62% dos brasileiros já acreditaram efetivamente em uma notícia falsa, conforme levantamento da ONG Avaaz, que aponta também os brasileiros como as pessoas que mais acreditam em fake news no mundo. A partir desses fatos, nada mais plausível que trazer esse debate pra universidade


11 de março (quarta-feira) - Venha construir o MTST

Às 18h30, no Sindicaixa, Rua da República, 92, Porto Alegre.

Conheça a história do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e venha construir e participar dos nossos núcleos de trabalho de base em Porto Alegre.

Núcleo de Hortas Comunitárias; Núcleo de Educação Popular (infantil, alfabetização e EJA); Núcleo de Comunicação; Núcleo Jurídico; Núcleo de Trabalho Comunitário; Núcleo Infraestrutura.


11 de março (quarta-feira) - Seminário Direitos dos Servidores ou Dívida Pública

Às 15h30, na Faculdade de Educação UFRGS, na Av. Paulo Gama, 110 - Farroupilha, Porto Alegre.

No próximo dia 11 de março, às 15h30min, ocorre na Faced/UFRGS o Seminário Direitos dos Servidores ou Dívida Pública: Onde está o “Rombo” do Orçamento? Participam da mesa:

Paulo Lindesay, Diretor do Sindicato do IBGE (ASSIBGE – SN) e Coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã RJ.

Rogério Viola Coelho, RVC e Advogados Associados e Assessoria Jurídica da Assufrgs Sindicato.

O seminário é organizado pela Assufrgs Sindicato e tem como objetivo debater o tão alardeado “rombo no orçamento”, apontado como um dos principais motivos para os planos de retirada de direitos do servidores públicos.


12 de março (quinta-feira) - Feminismo(s) | Tudo que você sempre quis saber

Às 19h30, no Charlie Pub, R. Gen. Lima e Silva, 795 - Centro Histórico, Porto Alegre.

Projeto Winnie Convida com Joanna Burigo, Denise Dora e Tainah Motta em um bate-papo exclusivo sobre "FEMINISMO(S) - Tudo que você gostaria de saber sobre o tema e nunca teve coragem de perguntar".

Valor R$ 20,00 que serão doados para Ocupação de Mulheres Mirabal. Inscrições Limitadas pelo [email protected].

* 10 vagas exclusivas com 50% de desconto para Mulheres Negras e Pessoas Trans

* Traga um livro de autoras negras para serem doados para a Biblioteca Comunitária Ágata Félix.

* Sua participação vale um brownie e um chopp cortesia

Convidadas:

Winnie Bueno (curadora) - Neta da Dona Tuli e filha da Sandrali, Winnie Bueno dedica seus estudos à temática de raça, gênero, sexualidade e teoria crítica do Direito, além de se aprofundar no pensamento feminista negro, focando na obra de Patricia Hill Collins. Winnie ganhou destaque no último ano com o Tinder dos Livros, projeto desenvolvido na plataforma Twitter para arrecadar livros para serem doados à mulheres negras. Escritora, tem três livros publicados e suas principais aspirações são impulsionar projetos políticos de emancipação e autonomia para mulheres e jovens negras. Winnie é formada em Direito pela UFPel e atualmente doutoranda pela UFRGS.

Joanna Burigo - É fundadora da Casa da Mãe Joanna – Comunicação e Educação Feminista sobre Gênero. Atuou no mercado de publicidade e marketing no Brasil e no Reino Unido, onde também trabalhou como professora. Cofundadora do Guerreiras Project e Gender Hub, e coordenadora pedagógica da Emancipa Mulher, vem se dedicando a projetos feministas desde que completou seu mestrado em Gênero Mídia e Cultura pela London School of Economics. Seus textos podem ser encontrados em diversas publicações, incluindo Carta Capital e The Intercept Brasil. Joanna também é organizadora de livros na Editora Zouk, com quem já lançou os títulos Tem saída? Ensaios Críticos sobre o Brasil (2017), Novas Contistas da Literatura Brasileira (2018) e o homem infelizmente tem que acabar – crônicas, poéticas e deboches de clara corleone (2019).

Denise Dora - É advogada e ativista feminista. Possui Mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex, Inglaterra, e em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Foi coordenadora de direitos humanos da Fundação Ford no Brasil, e é integrante do Conselho do Fundo Brasil de Direitos Humanos, da organização Terra de Direitos, e da THEMIS –Gênero Justiça e Direitos Humanos. Tem publicações em direitos das mulheres e direitos humanos, e atualmente é sócia do Dora, Azambuja & Oliveira, escritório de advocacia especializado em direitos das organizações da sociedade civil, discriminação e direito socioambiental.

Tainah Motta do Nascimento - Tainah é advogada lesbofeminista antirracista. Mestra em Educação pela Unisinos, estudiosa das relações étnico-raciais, gênero, sexualidade e sociologia da educação. Desde 2019 atua como advogada voluntária da Escola Feminista Antirracista Emancipa Mulher.


13 de março (sexta-feira) - Reunião Ampliada da CDH - 8M: as conquistas sociais das mulheres

Às 19h, no Conselho Regional de Psicologia do RS, Av. Protásio Alves, 2854 - Petrópolis, Porto Alegre.

A atividade tem por objetivo demarcar a importância do 8M (mobilizações protagonizadas pelos movimentos de mulheres pelo 8 de março, Dia Internacional de Luta da Mulher), aprofundando o debate com a categoria e a sociedade a respeito da desigualdade de gênero.

As convidadas irão relatar suas experiências de pesquisa e de atuação em temas relativos ao processo de organização política das mulheres em meio à luta por condições dignas de vida e de trabalho e no enfrentamento à violência, articulando as reivindicações originais do 8 de março com os atuais desafios da conjuntura e com os impasses na consolidação de políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres nas relações íntimas e familiares. Convidadas

Marianna Rodrigues Vitório - Psicóloga, mestra em Psicologia Social e Institucional e conselheira CRPRS.

Thais Pereira Siqueira - Psicóloga, mestra em Psicologia Social e Institucional, coordenadora do Centro de Referência da Mulher Patrícia Esber em Canoas.


13 (sexta-feira) a 15 de março (domingo) - Audiência pública: autonomia das instituições de ensino superior

Às 14h, no auditório da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800, Praia de Belas, Porto Alegre.

O objetivo é colher informações que permitam avaliar se os termos da Medida Provisória 914, de 24 de dezembro de 2019, que dispõe sobre o processo de escolha dos dirigentes das universidades federais e dos institutos federais no Brasil, ferem o princípio constitucional da autonomia universitária.

Serão convidados cerca de 20 órgãos e instituições ligados à temática. Demais interessados podem se inscrever até 12 de março pelo e-mail [email protected].

Além dos coordenadores do evento, terão fala assegurada os representantes do Ministério da Educação, do Congresso Nacional, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes). Demais interessados em se manifestar no dia da audiência devem realizar inscrição prévia pelo e-mail [email protected].

Edital: https://tinyurl.com/v6vvnc8


13 (sexta-feira) a 15 de março (domingo) - 5° Encontro das Pretas

O objetivo principal é dar visibilidade, protagonismo e fortalecer a autoestima da mulher afro-brasileira.

Programação (em construção):

1° dia: 13/03/2020 (sexta-feira);

Local: S.B.C. Unidos do Guajuviras;

Endereço: Avenida 17 de abril, 81 - Bairro: Guajuviras - Canoas/RS; Horário: das 19h30 às 21h30;

19h30 Axé de abertura e boas vindas;

20h Apresentação das participantes;

21h Precisamos falar sobre… urgências do cotidiano!

2° dia: 14/03/2020 (sábado);

Local: Ginásio do CECORES (Centro de Comunidade Restinga);

Endereço: Avenida Economista Nilo Wulff, sn - Bairro: Restinga - Porto Alegre/RS

Horário: das 9h30 às 17h30

9h30 Abertura e boas vindas;

9h40 Intervenção cultural;

10h às 12h Roda de conversa1: família, educação e relacionamentos afetivos;

12h às 13h Intervalo (para o almoço);

13h Intervenção cultural ;

13h15 Roda de conversa 2: Afroestima/saúde física, mental, espiritual e emocional;

15h30 Roda de conversa 3 - Colorismo: eu nem sou tão negrx assim?

16h30 Apresentações culturais (músicais);

Feira de afroempreendedores.

3° dia: 15/03/2020 (domingo);

Local: Redenção/Parque Farroupilha (Ao lado do OI Araújo Vianna);

Horário: das 14h às 19h;

14h Roda de conversa - Mulheres Revolucionárias: Direitos sociais, política e feminismos;

16h Intervenção Cultural (Poesia);

17h Capoeira e samba de roda.


14 de março (sábado) - Sarau Marielle Vive: 2 anos sem respostas

Às 11h, no Espaço 900, Rua José do Patrocínio, Porto Alegre.

Organizado por Frente em Defesa do Livro e da Leitura. Programação (sujeita a alterações):

11h - Abertura: saudação aos ancestrais

11h30 - Leitura do artigo de Marielle Franco no livro “Tem saída?”, da editora Zouk, intitulado *“A emergência da vida para superar o anestesiamento social frente à retirada de direitos: o momento pós-golpe pelo olhar de uma feminista, negra e favelada” + roda de conversa sobre o tema

12h30 - INTERVALO com Pocket Show de Luiza Dorneles

13h30 - Mulherio das Letras: intervenção

14h - Escola de Poesia: leituras poéticas de mulheres negras de Porto Alegre e região

14h30 - Palco aberto para manifestações artísticas

15h - Pocket Show de encerramento com Alexandre Brito

Troca-troca de livros: durante o evento acontece um troca-troca de livros


14 de março (sábado) - Ato dois anos do brutal assassinato da vereadora Marielle Franco

Às 11h, Esquina Democrática, Centro Porto Alegre.


14 de março (sábado) - Encontro Estadual de Formação da Marcha Mundial das Mulheres

Às 9h, no Sindipetro-RS - Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul, Rua General Lima e Silva, 818, Porto Alegre.

O tema será “Agora é pra fazer valer. Sou força, porque todas nós somos. Sigo porque seguiremos todas nós juntas. Eu sou Marielle Franco: mulher, negra, mãe, da favela. Eu sou porque nós somos”. Convidadas:

- Luana Pereira, Mestre em sociologia. Conselheira do conselho diretor da Themis

- Bruna Letícia de Oliveira dos Santos - historiadora, coordena o Grupo de Estudos NEFIG - núcleo de estudos feministas, internacionais e de gênero. Pesquisadora de História das Mulheres a partir da teoria feminista negra. Núcleo da Marcha Mundial das Mulheres de Caxias do Sul

Sem Culpa, Nem desculpa – Mulheres livres de violência no campo e na cidade, nas comunidades tradicionais e ativistas em defesa dos bens comuns. Convidamos:

- Letícia Paranhos, do Núcleo Amigos da Terra Brasil, Coordenadora internacional do programa JERN (Justiça Econômica e Resistência ao Neoliberalismo).

Intervalo para o almoço

Das 14h às 17h

Resistimos para Viver, marchamos para transformar

Por todo o mundo, as mulheres irão compor uma agenda intensa de ações para confrontar o contexto atual de recrudescimento do neoliberalismo e do conservadorismo, e reforçar o feminismo como resposta coletiva antissistêmica. Unidas por uma visão global e internacionalista, as mulheres irão fortalecer a luta feminista a partir das suas pautas locais. Convidamos:

- Denise Mantovani, jornalista, pós- doutora em Ciência Política e Pesquisadora em Teorias Feministas; Rede de Pesquisadoras em Feminismos e Política, Núcleo da Marcha Mundial das Mulheres de Porto Alegre.

Ato por justiça para Marielle Franco será na Esquina Democrática, 12h.


14 de março (sábado) -Afro'N'Talks 16 - Combate Discriminação Racial

Às 14h, na Casa De Cultura Mario Quintana, Andradas 736, Porto Alegre.

Nossa temática principal será alusivo ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial que acontece neste mês.

• Apresentadora: Valéria Barcellos⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

• Entrevistado: Marcelo Carvalho - idealizador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

• Entrevistada: Suellen Ramos - Preparadora física do time de futebol feminino do Sport Clube Internacional⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

• Momento Black Money: Márcio Chagas - Ex Arbitro de Futebol e Comentarista de Arbitragem da RBS TV⠀

• Momento Griô: Maria Cristina D. Santos - Presidente da Associação de Afroempreendedores REAFRO/RS⠀

• Roda de Conversa: Projeto Moda Autoral Afro-Brasileira - curso realizado pela REAFRO/RS para trazer qualificação à mulheres produtoras da moda.⠀

•Baile Charme com o DJ Elton do Grupo Jara

•Stand Up Comedy com Betinna Camara⠀

•Feira Autoral de Afroempreendedores⠀

• Espaço Kids Gurizada Faceira⠀

AFRONTAMOS A INVISIBILIDADE NEGRA: Afro’N’Talks - Seremos mais representados: Talk Show com entrevistados e entrevistadores negros.

AFRONTAMOS O PRECONCEITO: Momento Griô - Seremos mais instruídos

AFRONTAMOS A TRISTEZA: Black Hour - Seremos mais felizes e mais conectados: FEIRA DE AFROEMPREENDEDORES, troca de cartões e networking e confraternização geral para aproveitar bebidinhas, comidinhas e ESPAÇO KIDS Gurizada Faceira para que mamães e papais possam curtir o evento com tranquilidade.


14 de março (sábado) - Rua: substantivo feminino

Às 14h30, na Praça da Alfândega, Centro Porto Alegre.

Em 14 de março contamos 2 anos do assassinato de Marielle Franco: mulher, negra, periférica e lésbica. Certos de que ela segue ocupando a cidade, fazemos essa alusão e nos coloca a pensar:

Como é ser mulher e ocupar a cidade? Será que mulheres e homens ocupam a cidade da mesma forma?

*título da dissertação da geógrafa Talita Fernandes.

 

Edição: Marcelo Ferreira