Rio Grande do Sul

SERVIÇO

Saiba onde encontrar informações verdadeiras e oficiais sobre o coronavírus

O BdF indica fontes seguras para que você não caia em fake news e esteja bem informado durante a pandemia mundial

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O compartilhamento de notícias falsas prejudica o combate adequado ao coronavírus - Juan Barreto/AFP

Gargarejo com vinagre e água morna, prender a respiração e beber água ao mesmo tempo, apenas tocar em objetos com a 'mão não dominante', ingerir remédio utilizado para o tratamento de malária e vacina para cachorros.

Por mais absurdo que pareça, essas foram algumas das fake news que circularam pelas redes sociais nos últimos dias como sugestões para o enfrentamento da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Alisson Sampaio, médico da família e integrante da Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares, avalia que, em meio ao delicado cenário, as informações falsas compartilhadas pelas redes sociais tem confundido e preocupado ainda mais os brasileiros. “As fake news acabam desinformando a população e tirando o foco do que deveria ser, que é as pessoas ficarem em casa e não entrarem em pânico”, afirma o especialista.

Entre as mensagens que tem circulado, ele enxerga com maior preocupação as indicações que envolvem o uso ou não de medicamentos, que surgem de pesquisas iniciais e são tomadas como verdade absoluta ou não encontram nenhuma referência na realidade.

“Os casos de coronavírus são recentes, não temos estudos clínicos suficiente para dizer qual medicamento é melhor. Saiu um estudo que levantou uma hipótese que alguns remédios de pressão como losartana poderia aumentar a mortalidade de pessoas com coronavírus. É uma hipótese mas não foi confirmada. Essa informação circulou nas redes sociais, gerou pânico e um bocado de paciente hipertenso deixou de tomar a medicação, com medo, mas não estavam nem com sintomas do coronavírus”, comenta Sampaio. 

O médico condena o compartilhamento de informações falsas de forma categórica e sublinha que as fake news prejudicam o combate ao coronavírus.

Para ajuda a interromper a reprodução de mensagens falsas sobre o coronavírus, o Brasil de Fato indica sites, aplicativos e fontes oficiais com informações seguras sobre o combate à covid-19 em todo o território nacional. Confira e clique nos hiperlinks para acessar as plataformas.

1 - Ministério da Saúde 

O site oficial do Ministério da Saúde está com uma página destinada somente à pandemia, que contém informações que explicam o que é o coronavírus, como funciona o tratamento, quais são os sintomas, orientações para higienização correta e boletim epidemiológico, com dados de monitoramento da doença.

endereço eletrônico disponibiliza ainda os planos de contingência por estado e o protocolo de manejo clínico para a covid-19. O canal do Youtube da pasta também conta com conteúdo específico sobre a pandemia.

Acompanhar as transmissões e entrevistas coletivas das ações do Ministério, que também são publicadas posteriormente no Youtube, é outra forma de se manter informado.

2 - Aplicativo Coronavírus-SUS

plataforma disponível para celulares com sistema Android IOS, também criada pelo Ministério da Saúde, apresenta dicas de prevenção e notícias oficiais sobre o coronavírus em um só lugar. 

O Coronavírus-SUS é gratuito e permite que o usuário busque as unidades de saúde mais próximas utilizando o serviço de geolocalização do celular. Para fazer o download do aplicativo, acesse a Play Store ou Apple Store nos dispositivos.

3 - Whatsapp: Saúde Sem Fake News

Criado antes mesmo da pandemia, o Saúde Sem Fake News é um número de Whatsapp para qual é possível enviar mensagens e imagens recebidas em suas redes sociais para que as áreas técnicas do Ministério da Saúde as analisem e respondam oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão pode enviar mensagens com imagens ou textos para confirmar sua veracidade antes de compartilhá-la, adicionando o número (61) 99289-4640 na sua agenda e contatá-lo pelo Whatsapp.
 
É importante frisar que o canal não tira dúvidas diretamente da população, ou seja, não responde a outros tipos de perguntas, e analisa apenas informações de fake news relacionadas à saúde pública.

4 – Whatsapp do Governo do RS

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul criou um canal de comunicação específico para distribuir informações sobre o coronavírus. As informações serão repassadas de segunda a sexta, das 8h30 às 22h, sábados, domingos e feriados das 8h às 22h.

Para acessar basta salvar o número (51) 98445-6309 no telefone e chamar pelo WhatsApp.


Contato do governo do Rio Grande do Sul para notícias e informações sobre o coronavírus / Gov. RS

5 - Fiocruz

Atuando há décadas, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é referência nas discussões e especialistas na área da saúde pública. O site oficial da instituição apresenta conteúdo especial sobre o coronavírus, onde é possível conferir notícias, vídeos, e tirar dúvidas sobre a pandemia.

A Fiocruz lançou, inclusive, um Guia de Tecnologias Educacionais para facilitar atividades durante o período de quarentena virtualmente e tem publicado notícias para esclarecer as fake news. 

6 - Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares (RNMMP)

Facebook e o Instagram da Rede Nacional de Médicos e Médicas Populares, organização de profissionais que defendem a justiça social, o direito à saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS), também está aglutinando informações confiáveis e de especialistas sobre o coronavírus. Confira as dicas sistematizadas pela Rede.

7 - Associação Brasileira de Saúde Coletiva 

Abrasco é uma organização constituída por instituições de ensino, pesquisa ou serviços que desenvolvem formação de trabalhadores graduados e pós-graduados em Saúde Coletiva. Durante a pandemia, seus canais oficiais na internet publicam diariamente conteúdos sobre o coronavírus além das entrevistas de seus especialistas cedidas para a imprensa. 

Edição: Marcelo Ferreira