Rio Grande do Sul

Mobilização

Movimentos sociais preparam dia de ações virtuais por #ForaBolsonaro nesta sexta (8)

Ato articulado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo tem como objetivo denunciar ataques cometidos pelo governo 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Para os organizadores o governo de Bolsonaro não apresenta ação para o crescimento do desemprego e da desigualdade social. - Divulgação

"Com mais de 100 mil casos de infectados pela covid-19 e mais de 8 mil mortos pela doença, o governo de Jair Bolsonaro ignora as medidas indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), deixando exposto o povo à pandemia. Somado a esse quadro, a crise econômica brasileira que já vinha se acentuando se agrava ainda mais colocando milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza, sem condições e apoio do governo para passar por esse turbulento período. Além disso, o poder Executivo federal dificulta o pagamento do auxílio emergencial de 600 reais, aprovado contra a sua vontade." Estes são os motivos apontados pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo para convocar um Ato virtual por #ForaBolsonaro, nesse 8 de maio. 

Para os organizadores, o governo de Bolsonaro não apresenta ação para barrar o crescimento do desemprego e da desigualdade social. Soma-se a isso um desinvestimento na ciência e tecnologia, através do corte de bolsas e investimentos na área. “A cada entrevista coletiva que dá, ele enfraquece o SUS (Sistema Único de Saúde) única opção que a maioria das pessoas têm para salvar as suas vidas. Para mudar a pauta pública e esconder a sua monstruosidade, ataca países vizinhos e até nações que poderiam ajudar o Brasil a combater o coronavírus, como a China”, apontam os integrantes.

O movimento também denuncia ataques à cultura em que artistas veem as políticas públicas construídas esfarelar e a tentativa de rebaixar o setor, assim como ao meio ambiente, “em que o desmatamento e grilagem aumenta com o aval de Bolsonaro e sua base aliada que quer depenar o país’, destacam.

“São muitos motivos para protestar contra o governo Bolsonaro. E, além de somente criticar, os movimentos também apontam soluções para sair desse quadro de aguda crise sanitária, política e econômica”, afirmam. 

Durante a programação do dia 8 de maio haverá debate sobre a taxação das grandes fortunas, sobre ações de solidariedade e sobre os desafios da democracia e da liberdade de imprensa.

Programação completa:

9h30 - Início da Plenária Taxar fortunas para salvar vidas;

10h - Ação nas redes sociais por #ForaBolsonaro;

14h às 17h - Debates com temas variados nas redes de entidades e movimentos;

19h - Debate #ForaBolsonaro com representantes das Frentes e outras representações sobre os rumos da campanha;

 20h - Ato nas Janelas: Luto pelo Brasil, #ForaBolsonaro (afixar um pano preto nas janelas em homenagem às vítimas da covid-19).

*Com informações das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo

Edição: Marcelo Ferreira