Rio Grande do Sul

Auxílio

Vereadores pedem ao governo do estado doação de alimentos para escolas de Viamão

Os kits distribuídos atualmente não atendem a demanda total dos alunos matriculados na rede estadual 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A solicitação visa que os kits sejam acessados por todos os alunos - Divulgação

Na cidade de Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre, há escolas com mais de 1.000 estudantes que receberam pouco mais de 100 kits de alimentos, número insuficiente para atender a demanda do número total de alunos durante a pandemia. Diante disso os vereadores Adão Pretto Filho (PT) e Carlos Guto Lopes (PDT) foram até o Palácio Piratini solicitar ao governo do estado a doação de kits para atender a totalidade rede estadual de ensino. 

Na avaliação dos vereadores, a entrega dos kits é fundamental para garantir justiça social e acesso à alimentação. Para os parlamentares, se o Estado tem recursos, deve fornecer esses kits aos nossos alunos. Eles esperam que na próxima entrega dos kits todos os alunos possam ter acesso aos alimentos. 

Os dois vereadores também solicitaram que o governador Eduardo Leite cumpra a Lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ela determina que, no mínimo, 30% da aquisição de produtos para a merenda deve ser feita da agricultura familiar. No entanto, o governo tem ignorado a Lei e feito compras somente de atacadistas.

“Neste período de dificuldade financeira, de crise, de seca, é uma possibilidade de melhorar a condição de vida dos nossos agricultores”, destaca Pretto. Lopes acrescenta que os produtores de Viamão têm condições de contribuir e fornecer alimentos ao Estado.

Edição: Marcelo Ferreira