Rio Grande do Sul

Cinema em casa

Curta Canoas em Casa exibirá curtas-metragens e bate-papo com cineastas 

Amostra das produções de realizadores locais acontecerá nessa sexta-feira (24), a partir das 20h, de forma virtual

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento virtual fará exibição da produção de realizadores locais - Divulgação

Mulher LTDA, de Taisa Ennes, À Sombra, de Felipe Iesbick, e 10 Segundos, de Thiago Massimino, selecionados e premiados em estivais no Brasil e no Exterior, são as atrações do Curta Canoas em Casa, que acontece nesta sexta-feira (24). O evento, que neste ano por conta da pandemia será virtual, além da exibição dos filmes, terá bate-papo com os cineastas e público.

O encontro acontecerá pela plataforma Zoom, a partir das 20h, e será mediado pela professora e crítica de cinema Fatimarlei Lunardelli. Para participar, é preciso se inscrever previamente pelo e-mail [email protected].

A iniciativa Curta Canoas surgiu em 2019, com o objetivo de difundir as criações  audiovisuais canoenses que já passaram por festivais e premiações e buscar diálogo com o público amante da arte cinematográfica. A realização é da Prosa Filmes, Sesc Canoas e Colegiado Setorial de Cinema e Artes Audiovisual de Canoas, com apoio de Alex e Leila Produções e No Palco – Hub Cultural.

Sobre os filmes exibidos

Mulher LTDA

Direção: Taísa Ennes

Sinopse: Uma atrapalhada dupla de cientistas inventa um método revolucionário para trazer mulheres de volta à vida. Agora eles podem produzir mulheres em série e construir um império sustentado no consumo desenfreado de corpos femininos.

10 segundos

Direção: Thiago Massimino

Sinopse: 10 segundos é um recorte na vida de Miguel, que ao ser acorrentado num quarto escuro, se vê prisioneiro dos próprios pensamentos. Sem entender o que realmente está acontecendo, os dias passam e Miguel acaba por buscar uma redenção tentando sair daquela escuridão.

À Sombra

Direção: Felipe Iesbick

Sinopse: Thelmo Silveira, um ator e diretor consagrado, está prestes a ser homenageado por seus quarenta anos de carreira. Mas esta é a história de
Martha, sua fiel assistente.

Sobre os participantes

Thiago Massimino - É formado em Produção Audiovisual pela Ulbra, realizador de cinema desde 2014, atuando como diretor de cena na GMT Filmes, produtor na Histórias
Incríveis Entretenimento e assistente de Elenco na Zeppelin Filmes. Seu filme “Dez segundos” foi selecionado para o 45º edição do Festival de Cinema de Gramado. Também é musico, cantor e compositor no duo Doubleface.

Taisa Ennes - É formada em Realização Audiovisual pela Unisinos, é gestora da produtora Machina Filmes, roteirista, locutora, cantora e diretora de cinema, produzido mais de seis filmes, vários destes premiados em Festivais nacionais e internacionais, a exemplo do filme “Mulher LTDA” premiado como melhor direção de arte e produção executiva pelo Prêmio Assembleia Legislativa do RS no Festival de Cinema de Gramado.

Felipe Iesbick - É formado em Realização Audiovisual pela Unisinos, roteirista, diretor e montador de cinema.  Entre os principais trabalhos estão "O Matador de Bagé" (curta, 2012 - Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Música no 41º Festival de Cinema de Gramado), "Por Onde Anda o Rock and Roll" (curta, 2015 - Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Música - 14º Prêmio Histórias Curtas), "Quatro Milagres de um Santo Ladrão" (minissérie, codireção, 2016), "Proibido para Maiores" (série, 2018) e "À Sombra" (curta, 2018 - Prêmio de Melhor Roteiro no 6º Cineserra e selecionado para o 46º edição do Festival de Cinema de Gramado).

Fatimarlei Lunardelli - É Doutora em Cinema (USP), jornalista, professora e pesquisadora com livros publicados sobre Os Trapalhões e a crítica de cinema e Clube de Cinema de Porto Alegre, entre outros. É vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), da qual foi sócia-fundadora.

Edição: Marcelo Ferreira