Rio Grande do Sul

SURTO DE COVID

Secretaria Estadual da Saúde confirma surto de covid-19 em hospitais psiquiátricos

Na segunda-feira (27), o BdFRS promove uma live denúncia sobre a situação com membros do Fórum Gaúcho de Saúde Mental

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Trabalhadores da saúde mental denunciaram falta de testes, EPIs e protocolos de prevenção na instituição - Jean P. H. Maidana/ASCOM SOP

Horas após a publicação de reportagem, na tarde desta sexta-feira (24), em que o Brasil de Fato RS traz a denúncia de trabalhadores da saúde mental sobre um surto de covid-19 entre moradores e usuários do Hospital Psiquiátrico São Pedro e do Hospital Colônia Itapuã, inclusive com mortes registradas, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) retornou novamente a solicitação de informações com dados mais atualizados. Os mesmos dados foram informados no site da SES, às 17h59 desta sexta-feira.

Conforme a SES, 32 pacientes do Hospital São Pedro estão com covid-19, todos são moradores de residenciais terapêuticos. Destes, 22 foram assintomáticos, seis estão internados na Enfermaria Clínica do Hospital e quatro estão sendo encaminhados para hospitais de referência para casos de covid. A pasta confirmou ainda que uma paciente moradora dos residenciais terapêuticos de 78 anos veio a óbito.

Em relação ao Hospital Colônia Itapuã (HCI), a SES aponta que foram identificados 15 infectados, entre servidores e moradores, dos quais quatro já estão recuperados. Sete permaneceram assintomáticos e estáveis e outros quatro apresentaram sintomas leves da doença. Dos oito servidores que testaram positivos, quatro já estão recuperados e quatro seguem em isolamento domiciliar. Outros quatro pacientes homens, com idades de 68, 78, 81 e 84 anos faleceram, após internação no Hospital Vila Nova.

A SES também afirma que os protocolos são cumpridos, que não faltam equipamentos, que todos os funcionários assinaram termo de recebimento dos EPIs e que testes rápidos de anticorpo e RT-PCR estão disponíveis nos hospitais, realizados seguindo protocolos das instituições. Na reportagem do Brasil de Fato, os trabalhadores afirmam que há um descaso com os usuários do serviço e com os trabalhadores por parte da direção, que não tem um plano de contingência organizado para combater a contaminação.

Entre diversos problemas relatados, eles destacam que não são realizados testes para todos os trabalhadores que contatam com pacientes com covid-19, faltam protocolos gerais de biossegurança tanto internamente quando em novas internações, equipamentos de segurança individual (EPIs) como máscaras e aventais são insuficientes e distribuídos de forma aleatória, não houve capacitação para uso dos EPIs e não há reposição dos profissionais afastados.

Live denúncia


Nesta segunda-feira (27) às 19h / Divulgação

Nesta segunda-feira (27), às 19h, o Brasil de Fato RS e a Rede Soberania promovem uma live denúncia sobre a situação dos hospitais psiquiátricos com o Fórum Gaúcho de Saúde Mental. Confirmaram participação:

Fátima Fischer - psicóloga, ex-coordenadora do projeto São Pedro Cidadão

Rafael Wolski de Oliveira - ex-coordenador da Desinstitucionalização Hospital São Pedro de 2011 a 2014

Paulo Michelon - militante da luta antimanicomial, representante dos usuários Fórum Gaúcho de Saúde Mental e da Renila (Rede Nacional Internúcleos Antimanicomial)

Claudio Augustin - presidente do Conselho Estadual de Saúde e diretor do Sindsepe/RS

Leonardo Pinho - vice-presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos e da Associação Brasileira de Saúde Mental

Diva da Costa - presidenta do Sindsepe/RS

 

 

Edição: Marcelo Ferreira