Rio Grande do Sul

Pandemia avança mais

Com 83 óbitos, RS registra novo recorde de mortes por covid-19 em 24 horas

Já são 2.099 vítimas no estado e 73.618 pessoas infectadas desde o início da pandemia, em 468 cidades

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pela primeira fez, desde o início da pandemia, RS registra mais de 80 vítimas fatais em um dia - AFP

O avanço do novo coronavírus no Rio Grande do Sul registrou mais um novo recorde de mortes devido ao novo coronavírus, nesta terça-feira (04). Foram 83 mortes, maior registro desde o início da pandemia no estado. Com essas novas mortes, o RS, de acordo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), contabiliza 2.099 vítimas fatais. Foram confirmados também 2.234 novos pacientes infectados, elevando o total de casos para 73.618 pessoas, em 468 municípios gaúchos.

A capital gaúcha foi a cidade com mais registros de óbitos, totalizando 23. As demais vítimas fatais aconteceram nos municípios de Canoas (5), Novo Hamburgo (4), São Leopoldo (4), Passo Fundo (3), Caxias do Sul (3), Bento Gonçalves (3), Sapucaia do Sul (3), Gravataí (2), Alvorada (2), Cachoeirinha (2), Pelotas (2), Viamão (2), Osório (2), Parobé (2), São Gabriel (2), Santa Cruz do Sul (2), Imbé (2), São Jerônimo (2), Charqueadas, Teutônia, Ijuí, Cruz Alta, Camaquã, Taquara, São Sebastião do Caí, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Bom Retiro do Sul, Três Coroas, Muçum e Cerro Largo.

Às 18h desta terça, a taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais gaúchos estava em 76,7% conforme dados da SES. Porto Alegre segue como o município com a maior concentração de pessoas diagnósticas com o coronavírus, 8.778. A ocupação de leitos na capital é de 89,21%. 

Brasil tem mais de 95 mil mortes

Em todo o país, nesta terça, foram registrados 1.159 óbitos e 51.768 novos casos de covid-19, conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). Dados consolidados informam que já morreram 95.819 pessoas e foram infectadas 2.801.921 pessoas pelo novo coronavírus.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira