Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Ao completar seis meses de pandemia, RS já soma mais de 151 mil casos de covid-19

Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 3.883 novos caos e 47 óbitos, totalizando 3.929 vítimas fatais no estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em seis meses de pandemia, o estado tem quase quatro mil vítimas fatais - Bruno Concha/Secom

No dia 10 de março o Rio Grande do Sul registrava seu primeiro caso de coronavírus, um homem, de 60 anos, residente em Campo Bom, que teve histórico de viagem para Milão, na Itália. De lá para cá,no espaço de seis meses, o estado já tem confirmado 151.392 casos de covid-19 e 3.929 vítimas fatais.

Os números da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontam ainda 12.745 profissionais da saúde confirmados com o novo coronavírus no estado. Entre imigrantes, há 1.938 casos confirmados e entre pessoas privadas de liberdade, 574 tiveram a doença. O RS é o 11º estado no ranking de casos confirmados no país. Já em número de mortes, o estado está na 8ª posição.

Nas últimas 24 horas, de acordo com a SES, foram registrados 3.883 novos caos e 47 óbitos. O RS tem 489 dos 497 municípios com incidência do novo coronavírus. É o estado que tem o maior número de casos fatais da região sul.

A cidade com mais registro de vítimas fatais hoje foi Porto Alegre, com 11 óbitos. As demais foram registradas em Canoas (3), Gravataí (3), Caxias do Sul (2), Gaíba (2), Tramandaí (2), Santo Antônio da Patrulha (2), Bento Gonçalves, Santa Maria, Marau, Viamão, Gramado, Camaquã, Vacaria, Capão da Canoa, Alegrete, Caçapava do Sul, Itaqui, Lagoa Vermelha, São Lourenço do Sul, Vera Cruz, Montauri, Barra do Ribeiro, Pinheiro Machado, Cruzaltense, Tavares, Campina das Missões, Novo Xingu. 

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 77%, às 18h.  

Oito regiões estão em estágio de risco alto, entre elas a capital, Porto Alegre, no Distanciamento Controlado. Mesmo assim assim, com as frequentes flexibilizações, muitos setores estão autorizados a funcionar, desde que respeitem restrições estabelecidas pelo governo estadual. Nesta quinta-feira (10), o governo do estado apresentou a oitava e última etapa da pesquisa de prevalência do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. De acordo com o levantamento, 1 em cada 72 habitantes já foi infectado pela doença recentemente ou tem carga viral suficiente para ser detectado pela testagem.

Brasil se aproxima da marca de 130 mil vítimas fatais

Conforme o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), foram registrados, nesta quinta-feira, 983 óbitos e 40.557 infectados. Com isso, o Brasil já soma 129,5 mil mortes e 4,2 milhões de infectados pelo novo coronavírus. Os estados com maior índice de infectados são São Paulo, Bahia, Minas Gerais,  Rio de Janeiro e  Ceará. 

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]


 

Edição: Marcelo Ferreira