Rio Grande do Sul

Pandemia em números

Novas contaminações e óbitos por covid-19 no RS registram queda nesta semana

Internações em UTIs e leitos clínicos mantém estabilidade, com variações para cima e para baixo durante os últimos dias

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Apenas 54,8% da população gaúcha está com o quadro vacinal completo - Foto: Cristine Rochol/PMPA

O Rio Grande do Sul registrou 101 óbitos por covid-19 nos últimos sete dias – média de 14 mortes por dia na semana. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados nesta sexta-feira (17) com o registro de mais 10 vítimas. Os números estão abaixo do verificado na semana passada, que fechou em 144 mortes, após uma atualização no sistema incluir em apenas um dia o registro de 81 óbitos.

O número de casos confirmados da doença mantém a tendência de queda pela terceira semana consecutiva. Com os 1.391 casos informados pela SES nesta sexta-feira, chega a 19.890 novas infecções conhecidas nos últimos sete dias, uma média de 2.841 registros de contaminações diárias. Na semana passada, foram contabilizados 29,4 mil novos casos em todo o estado e na semana retrasada, 32,4 mil.

Hoje, segundo a SES, estão com a doença ativa no organismo 27.08 pessoas, enquanto na sexta-feira da semana passada o número chegava a 31.372. 

Desde o início da pandemia, foram confirmadas 2.503.183 infecções por covid-19 em todo o estado. Ao todo, já faleceram em decorrência da doença 39.816 pessoas.

O RS segue como o quinto do país em número de vítimas fatais e o quarto com maior número de casos confirmados da doença, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Internações no mesmo patamar

O número de pessoas sob cuidados intensivos com diagnóstico positivo para covid-19 segue estável, com variações para cima e para baixo ao longo dos últimos dez dias. Na tarde desta sexta-feira, a SES informa que 156 pessoas com a doença estão em UTIs, enquanto na sexta passada eram 161 e na retrasada 168.

A ocupação dos leitos de UTI adultos em todo o RS está na marca de 72,8% nesta sexta-feira. Nos leitos privados a lotação chega a 84,2%, enquanto no SUS está na marca de 68,1%.

Os leitos clínicos sob uso de pacientes com o coronavírus em todo o estado também registram estabilidade com variações nos últimos dias. Hoje são 599 pessoas com a doença internadas, enquanto na sexta-feira passada eram 601 e na retrasada 590.

Quanto às internações pediátricas, encontram-se em UTIs nesta sexta-feira nove crianças, mesmo número da semana passada. Já em leitos clínicos, estão internadas hoje 27 crianças, enquanto na sexta passada eram 26.

Pela quarta semana consecutiva Estado emite Avisos para todas as regiões 

Em função de um pico de contágio por covid-19 observado no Rio Grande do Sul, o governo emitiu, pela quarta vez consecutiva, Avisos para todas as 21 regiões no Sistema 3As de Monitoramento, que gerencia a pandemia no estado. Comunicado foi feito após a reunião do Gabinete de Crise ocorreu nesta quarta-feira (15).

Vacinômetro

O RS registrou, até esta sexta-feira, 87,7% da população residente com pelo menos uma dose, enquanto 80,7% está com o quadro vacinal primário. Porém somente 54,8% está com o quadro vacinal completo.

Com relação à população vacinável, que passou a incorporar também as crianças maiores de cinco anos, 93,5% recebeu pelo menos uma dose, 86% está com o quadro vacinal primário e 58,5% está com o quadro vacinal completo.

Ao se observar apenas adolescente, de 12 a 17 anos, verifica-se que 91% tomou pelo menos uma dose e que 75,3% está com o quadro vacinal completo, que nesta fixa-etária é de duas doses. Já no público infantil, de cinco a onze anos, 65,5% recebeu a primeira dose e 40,9% está com o quadro vacinal completo.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira