Rio Grande do Sul

Pandemia em números

No RS óbitos e contaminações continuam em queda, assim como internações

A Secretaria Estadual de Saúde registrou, nesta sexta-feira (18), 2.826 novos casos confirmados e 24 óbitos por covid-19

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Nesta sexta-feira (18), Prefeitura de Porto Alegre anunciou a fleixibilização do uso de máscaras em ambientes fechados - © Elizabeth McDaniel

Nesta semana, manteve-se a tendência de queda do número de novos contágios e internações por covid-19 no Rio Grande do Sul. Também apresentou uma queda no número de vítimas fatais. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta sexta-feira (18), 2.826 novos casos confirmados e 24 óbitos em função da doença.

Nos últimos sete dias, 26.014 pessoas tiveram diagnóstico positivo registrado. Na semana passada, foram 31,2 mil casos confirmados, na retrasada 34,2 mil e na anterior 64,9 mil casos. Apesar da queda, os números seguem em alto patamar, visto que na última semana de 2021, antes da atual onda, foram registrados 5,7 mil novos casos.

Com uma média de 23 óbitos por dia nesta semana, os últimos sete dias tiveram a confirmação da morte de 163 pessoas por covid-19. Na semana passada foram 246 óbitos, na retrasada 242 e na anterior, 354 (pico da atual onda). Os números seguem muito acima da última semana de 2021, quando 32 pessoas perderam a vida para a doença no estado.

O RS acumula um total de 38.848 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia. Já o número de pessoas com contaminação confirmada chega a 2.233.682. O estado é o quinto do país em número de vítimas fatais e o quarto com maior número de casos confirmados da doença, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Internações em queda

As hospitalizações pediátricas estão em queda pela terceira semana consecutiva. Nesta sexta-feira, 14 crianças com covid-19 confirmada estão em leitos de UTI, quatro a menos que sexta-feira da semana passada, quando haviam 18 internadas. Já em leitos clínicos estão hospitalizadas 19 crianças, mesmo número da sexta passada.

As internações de adultos em leitos clínicos seguem em queda desde os primeiros dias de fevereiro. Nesta sexta, estão hospitalizados 365 pacientes com diagnóstico positivo. Há sete dias eram 461 pessoas internadas e, na sexta da semana retrasada, 593. No início do ano haviam 142 pessoas diagnosticadas com a doença em leitos clínicos.

Também em queda, as UTIs adulto registram nesta sexta 219 pacientes com covid-19. Na sexta da semana passada eram 282 casos positivos internados enquanto na retrasada eram 373. A primeira semana de janeiro registrou o patamar mais baixo desde maio de 2020, com 145 adultos com covid-19 em UTIs.

A taxa de ocupação de leitos de UTI em todo o estado voltou a marcar 60%. Hoje, dados da SES indicam ocupação de 63%. No início do ano, a taxa chegou a permanecer quatro dias abaixo de 50%.

Estado retira Alertas e avisos 

Esta semana, ao anunciar a desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos, o Gabinete de Crise decidiu por não emitir Alertas ou Avisos, dentro do Sistema 3As de Monitoramento, após a análise dos dados da pandemia. De acordo com o Executivo estadual, a decisão foi motivada pela estabilidade na média móvel de casos confirmados que variou em 5%, com incidência semanal de 279 casos por 100 mil habitantes.

"A internação por suspeitos de infecção pelo coronavírus e por confirmados diminuiu em 276 pacientes, sendo a queda de 205 em leitos clínicos e de 71 em UTIs. Em relação à média móvel de sete dias, a redução de pacientes em leitos clínicos é 27,1% e de 18,6 % em UTIs. A taxa atual de ocupação nas unidades de terapia intensiva está em 59,9%", informou. 

Veja aqui o decreto que desobriga o uso de máscaras ao ar livre no RS.

Prefeitura de Porto Alegre anuncia flexibilização do uso de máscara em ambientes fechados

Nesta sexta-feira (18), o prefeito Sebastião Melo anunciou a flexibilização do uso de máscaras em ambientes fechados. Decisão aconteceu uma semana após a liberação em ambientes ao livre. 

O anúncio foi feito após reunião com a equipe do governo e técnicos da saúde. “Diante da queda consolidada da contaminação da covid-19 e da ampla cobertura vacinal em Porto Alegre, que tem situação epidemiológica melhor que o RS, o uso de máscaras em ambientes fechados passará a ser facultativo, com algumas cautelas”, afirmou Melo, em sua conta ofical no twitter

Ficará mantida a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte coletivo e nos estabelecimentos de saúde. Os detalhes e recomendações estarão no decreto, que passa a valer a partir da publicação. Até o fechamento desta matéria, o decreto ainda não havia sido publicado.

Vacinômetro

O RS registrou, até esta sexta-feira (18), 86,3% da população residente com pelo menos uma dose, enquanto 77% está com o quadro vacinal completo. Já a dose de reforço foi aplicada em 34% da população residente.

Com relação à população vacinável, que passou a incorporar também as crianças maiores de cinco anos, 92% recebeu pelo menos uma dose, 82% está com o quadro vacinal completo e 40% recebeu a dose de reforço.

Ao se observar apenas o público infantil, de cinco a onze anos, verifica-se que 51% recebeu a primeira dose.

O RS recebeu, até o momento, 25.551.086 doses de vacina contra a covid-19, tendo distribuído 24.932.659 aos municípios. Destas, 9.559.019 foram usadas para primeira dose, 8.442.148 para segunda dose, 4.263.143 para dose de reforço, 152.447 para dose adicional e 308.757 para dose única. Foram aplicadas 90% das doses.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko