Rio Grande do Sul

INAUGURAÇÃO

O crédito solidário chegou a Viamão

Fornecer recursos para quem mais precisa com juros baixos é o objetivo das cooperativas de crédito como a Cresol

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Agência da Cresol foi inaugurada em Viamão nesta sexta-feira (11) - Foto divulgação Cresol

Foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira (11), a nova agência da Cooperativa de Crédito Rural com Intenção Solidária (CRESOL) no município de Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre. A sede será na Praça da Matriz, centro histórico da primeira capital dos gaúchos. A solenidade foi comandada pelo presidente do conselho de administração da Cresol de Tenente Portela, Olimpio Wolfardt, e contou com a presença do prefeito da cidade, Nadim Harfouche (PSL), dos vereadores Adão Pretto Filho (PT) e Guto Lopes (PDT), dirigentes de cooperativas e assentados de Reforma Agrária.

Coordenador da nova agência, Clóvis Rocha da Silva explicou como será o funcionamento da cooperativa e apresentou as cinco funcionárias que atenderão os associados. Ele foi o mestre de cerimônias da inauguração que começou com discursos na frente da agência e uma bênção da casa.

O vice-presidente da Cresol Tenente Portela, Gelson Ferrari, explicou que “a cooperativa de crédito é diferente de um banco comercial, pois não tem clientes, tem associados”. Segundo ele, o objetivo principal é fazer com que o crédito chegue aos que mais precisam, agricultores familiares, artesãos e pequenos comerciantes. Enfim, somente pessoas físicas que não conseguiriam ter acesso ao crédito em bancos comerciais tradicionais por não terem garantias suficientes. “O sistema bancário normalmente dá crédito para quem não precisa, pois são pessoas que já têm patrimônio suficiente para dar em garantia do empréstimo”.

Crédito para os pequenos

Falou também a diretora de Recursos Humanos da instituição, Ione Frizzo, explicando como se dá o relacionamento entre os funcionários e os associados da cooperativa. "Cada associado, ao final do exercício, pode participar da assembleia geral onde será definida a alocação das sobras obtidas no período. Por se tratar de uma cooperativa, a Cresol não objetiva o lucro que é reinvestido e parcela dele retorna para os associados". Ela disse ainda que as cooperativas de crédito confederadas como a Cresol estão espalhadas praticamente por todo o território nacional atendendo aos trabalhadores.

Fundada em 1944, por agricultores familiares, para facilitar o acesso ao crédito rural, a cooperativa se espalhou pela região Noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Seu principal objetivo é atender com contas correntes, crédito e todo o tipo de serviços bancários, de forma solidária, a pequenos empreendedores, comerciantes, agricultores familiares, assentados de reforma agrária, alavancando a economia regional.

Assista à inauguração

Edição: Marcelo Ferreira