Rio Grande do Sul

Pandemia em números

RS ultrapassa 4 mil vítimas fatais e mais de 157 mil casos confirmados de covid-19

Foram registrados 1.092 novos casos de coronavírus e 25 óbitos nas últimas 24h

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Estado possui cinco regiões com bandeira vermelha nesta semana - Divulgação SES SEPLAG

Com 25 óbitos registrados nas últimas 24 horas no Rio Grande do Sul, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta segunda-feira (14), sobe para 4.080 o número de vítimas por covid-19. O estado também já registra 157.907 infectados pela doença, em 489 dos 497 municípios, com a confirmação de 1.092 novos casos pela SES. Dos casos confirmados, 145.069 (92%) são tidos como recuperados. 

As vítimas fatais foram registradas hoje foram em Porto Alegre (07), Novo Hamburgo (3), Passo Fundo, Canoas, Gravataí, Alvorada, Cachoeirinha, Erechim, Campo Bom, Bagé, São Borja, Sarandi, Antônio Prado, Capão do Leão, Tapes, Araricá e Caseiros.

Dados da SES continuam sem computar atualização dos casos confirmados na capital gaúcha. Enquanto dados estaduais trazem 21.651 casos de covid-19 em Porto Alegre, o levantamento feito pela Secretaria Municipal da Saúde, atualizado até a noite de ontem, aponta 28.772 contaminados pela doença.

A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado estava em 75,8%, às 18h de hoje. Já na Capital a ocupação é de 85,20%. A ocupação de leitos na macrorregião Norte está em 80,09%, seguida da macrroregião da Serra com 79,9% e a Metropolitana com 78%. 

Perfil 

O estado tem 50% de mulheres e 50% de homens confirmados com o novo coronavírus. 131.819 são da raça branca, 7.488 da raça negra, 6.108 da raça parda, 2.569 amarela 805 indígenas e 9.118 não informado. 

Cinco regiões com bandeira vermelha 

O mapa definitivo da 19ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta segunda-feira, traz cinco regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). São elas: Porto Alegre, Palmeiras das Missões, Erechim, Passo Fundo e Santa Maria. As outras 16 regiões Covid estão em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

Das 21 regiões Covid, 17 aplicam protocolos próprios por meio do sistema de cogestão: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim. As que estão classificadas em laranja podem adotar protocolos flexíveis, desde que não menos restritivos do que os de bandeira amarela. 

O RS tem atualmente 185 municípios sob bandeira vermelha, o que corresponde a 36,7% da população gaúcha (4.163.598 habitantes). De acordo com anuncio do governo do estado, desse total, 94 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente a 3,6% da população gaúcha (405.017 habitantes) e podem adotar protocolos da cor laranja.

11 regiões já podem voltar a ter aulas 

No início de setembro, o governo estabeleceu um calendário para o levantamento das restrições a atividades presenciais em escolas do Rio Grande do Sul, que começou pelo ensino infantil no último dia 8. Para isso estabeleceu que a retomada só poderia ocorrer em regiões que estivessem há pelo menos duas semanas sob bandeira laranja ou inferior.

De acordo com as regras estipuladas, 11 regiões poderiam autorizar o retorno das aulas. São elas: Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Taquara e Uruguaiana. Nesta semana, as regiões de Passo Fundo e Santa Maria, que puderam abrir as escolas de Educação Infantil na semana passada, perdem essa possibilidade porque foram classificadas como bandeira vermelha. Escolas de Educação Infantil que porventura tenham aberto nessas duas regiões terão de interromper as atividades.

Veja aqui o mapa definitivo

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira