Rio Grande do Sul

Eleições 2020

Violência política contra candidatas é tema de manifesto a ser lançado dia 15

Documento foi elaborado após ataques e mentiras contra Manuela D'Ávila; lançamento será virtual

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Campanha lançada virtualmente chama atenção para a participação das mulheres na política e combate ao machismo. - Reprodução da campanha

O manifesto "Basta de violência política contra as mulheres!" será lançado virtualmente nesta quinta-feira (15), às 20h. A iniciativa surge após a candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela D'Ávila, ser desproporcionalmente atacada nas redes sociais e em debates. A onda de ataques e criação de mentiras se intensificou devido ao fato de Manuela aparecer em primeiro lugar nas primeiras pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de Porto Alegre. Justamente uma mulher, com posicionamento abertamente de esquerda e contrária ao atual governo. Obviamente, esta combinação atraiu a atenção dos atores de direita na disputa, aliados ao machismo e misoginia enraizados na sociedade.

É neste contexto que o ato virtual “manifesto pela ética e pela democracia. Basta de violência política contra as mulheres” chamará atenção para as disputas eleitorais de 2020, exigindo a realização de eleições limpas (sem agressões e mentiras) e que seja garantido a todas as mulheres o respeito e equidade em debates, entrevistas, redes sociais e nas ruas. É feita também a exigência às autoridades eleitorais que garantam essas condições de uma disputa justa, respondendo à essas agressões.  

O manifesto já ganhou repercussão nacional com o apoio da ex-presidenta Dilma Rousseff, da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e de candidatas como Benedita da Silva (RJ) e Luizianne Lins (CE), além de deputadas federais. Também apoiam a campanha a advogada Leila Linhares, a filósofa Marcia Tiburi e a  cientista política Céli Pinto, entre outras.

A iniciativa é coordenada pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), idealizadora do Projeto “Por todas nós”, que afirma: “Toda vez que uma mulher é desrespeitada como mulher por quem quer calar sua voz e afetar a liderança política que ela exerce, a democracia é destruída. Isso afeta e atinge todas nós”.

O manifesto deverá ser entregue posteriormente ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.

Acesse o manifesto e apoie aqui.

Serviço

Lançamento do “Manifesto pela ética e pela democracia. Basta de violência política contra as mulheres”

Quinta-feira, 15/10, às 20h, no Youtube e Facebook da deputada Maria do Rosário.

 

Edição: Marcelo Ferreira