Rio Grande do Sul

Mobilização

Bancários realizam carreata contra a PEC 280 neste sábado (15)

Sindicato pede a quem for participar da carreata para que leve um quilo de alimento não perecível, álcool gel e máscara

Sul 21 |
Atividade é organizada pelo SindBancários e pela Fetrafi-RS. - Divulgação

A plenária permanente de mobilização dos bancários contra a PEC 280/2019, realizada na quinta-feira (13), decidiu intensificar a luta em defesa do Banrisul público, contra os projetos de privatização do governo Eduardo Leite. Neste sábado (15), os bancários promovem uma carreata contra a PEC 280, a partir das 15h, com concentração no Largo Zumbi dos Palmares. A atividade é organizada pelo SindBancários e pela Fetrafi-RS.

Sindicatos de Bancários do Interior do estado também estão mobilizados para mudar votos de deputados e acabar com as intenções do governador Eduardo Leite de entregar o Banrisul, a Corsan e a Procergs, retirando a exigência do plebiscito da Constituição estadual.

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região pede a quem for participar da carreata para que leve um quilo de alimento não perecível, álcool gel e máscara. Entidades como a CUT-RS e o próprio SindBancários estão arrecadando alimentos para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de covid-19.

Na votação em primeiro turno, no plenário da Assembleia Legislativa, o governo do estado precisava de 33 votos e a votação final foi de 33 a 19. No entanto, ao menos dois votos estão sob suspeita e há um pedido tramitando na Assembleia, solicitando a anulação da votação.

Edição: Sul 21