Rio Grande do Sul

PANDEMIA

Com uma semana de novo modelo, RS tem oito regiões em sinal de alerta 

Nesta quinta-feira (20), as regiões covid de Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana foram notificadas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A região de Uruguaiana é uma das oito que registram aumento da contaminação por covid-19 - Divulgação / CP

As três regiões se somam às cinco que já haviam recebido o Alerta nesta terça-feira (18). Ao todo o estado do Rio Grande do Sul tem, das 21 regiões Covid, oito em estado de alerta. São elas: Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo, que devem adotar medidas para conter o avanço da pandemia. O Alerta integra o novo sistema 3As — Aviso, Alerta e Ação — de monitoramento da crise do coronavírus no RS. 

De acordo com o Palácio Piratini, essas três regiões já haviam recebido Avisos da equipe técnica estadual na última terça-feira (18). Devido à piora em indicadores da pandemia, o entendimento do governo foi pela necessidade de formalizar o pedido para que as regiões Covid passem para a Ação. As três regiões terão 48 horas para apresentarem suas medidas.

O Grupo de Trabalho de Saúde do governo também havia recomendado um quarto “Alerta”, para a região de Erechim, mas o Gabinete de Crise definiu pela emissão de “Aviso”, que também foram emitidos para as áreas de Bagé e Caxias do Sul. Erechim apresenta um crescimento de 24% de novos casos de covid entre os dias 11 e 18 de maio, quando a incidência por 100 mil habitantes ainda se encontrava no mesmo patamar do número do estado. De acordo com o executivo estadual, os indicadores preocupam, mas a região, por enquanto, não será obrigada a encaminhar um plano de Ação. 

O Gabinete de Crise aguarda os planos de Ação compatíveis com a situação epidemiológica apontada nos cinco Alertas emitidos para Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo. Conforme o fluxo no novo sistema de monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul, encerrou nesta quinta-feira o prazo de 48 horas para que essas cinco associações regionais e respectivas prefeituras apresentem suas propostas de Ação. "Se a resposta de cada região for considerada adequada, a proposta é aplicada imediatamente, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde. Caso a resposta não seja adequada, o estado poderá intervir e estipular ações adicionais a serem seguidas”, destaca o governo.

"Diante dessa situação, é importante que a população não relaxe nos cuidados, que, inclusive, redobre as medidas de precaução, como uso da máscara, do álcool em gel, ventilação dos ambientes e, principalmente, evite aglomerações”, destacou o governador Eduardo Leite em vídeo divulgado após a decisão do Gabinete de Crise quanto aos novos comunicados.

“Estamos observando em outros estados, como o Paraná, e na região, como Argentina e Uruguai, um aumento de casos, por isso é importante que todos se cuidem. Podemos estar diante de um crescimento no número de casos em todo o estado, o que neste momento foi especialmente detectado nestas regiões, mas é importante que todos possam se cuidar, de si mesmos e de todos a sua volta”, completou. 

Dados das últimas três regiões a receberem o Alerta 

Uruguaiana

A cidade da fronteira teve aumento expressivo na incidência de novos casos, saindo de 277 casos por 100 mil habitantes no dia 12 de maio para 359 casos no dia 18 de maio. Enquanto o Rio Grande do Sul teve redução de 2,3% na incidência de novos casos, a região de Uruguaiana apresentou aumento de 29,6% no período.

Nas internações em leitos clínicos, entre os dias 6 de maio e 18 de maio, a região apresentou uma variação de 23%, saindo de 128 internações de suspeitos e confirmados com covid-19 para 158 internações no período. Em leitos de UTI, a taxa de ocupação ultrapassou os 100%.

Palmeira das Missões

A região de Palmeira das Missões também teve um salto no número de novos casos por 100 mil habitantes. O governo estadual destaca o aumento de incidência semanal de novos casos de covid-19, que passou de 194 casos, em 9 de maio, para 287 em 18 de maio, rum aumento de 47,9%.

Além disso, houve aumento no número de internados em leitos clínicos, passando de 49 para 92 pacientes entre suspeitos e confirmados no mesmo período. A taxa de ocupação em leitos de UTI superou os 100% em 18 de maio.

Santa Rosa

Na última semana, até 18 de maio, Santa Rosa apresentou uma subida considerável no número de casos confirmados de covid-19, com aumento de 28,7%. Como resultado, a incidência partiu de 194 casos no dia 5 de maio para 316 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias.

A taxa de ocupação de leitos de UTI se encontra próxima ao topo da série histórica da região desde o início da pandemia, acima de 95%. Além disso, a Macrorregião Missioneira está com suas três regiões em alerta.

Avisos confirmados nesta quinta-feira 

Erechim

O GT Saúde havia recomendado um Alerta para a região de Erechim, mas a decisão do Gabinete de Crise foi para emissão de um Aviso neste momento. O fato de a região não ter recebido Aviso na reunião anterior do GT foi uma das razões que levou a essa decisão. No entanto, o Gabinete de Crise destaca que a região entrará em Alerta se mantida a tendência de piora.

Apesar do número de casos estar equiparado ao número do estado, a região apresenta um crescimento consistente e preocupante: a incidência semanal de novos casos saiu de 143 em 6 de maio para 251,6 em 18 de maio, ou seja, um aumento de 24% somente na última semana.

Os pacientes internados, suspeitos e confirmados de covid, em leitos clínicos também apresentaram expressiva elevação de 124% entre os dias 10 e 18 de maio, passando de 25 para 56 internados no período.

O número de pacientes confirmados em leitos de UTI também aumentou consideravelmente entre 16 e 17 de maio, passando de 28 para 34 internações, o que fez com que a taxa de ocupação fosse para 91,2% na região.

Caxias do Sul

A região de Caxias do Sul, apesar de não apresentar aumento expressivo no indicador de incidência de casos novos por 100 mil habitantes, demonstra tendência de aumento nas internações em leitos clínicos, com salto de 287 internados em 9 de maio, entre confirmados e suspeitos, para 373 em 18 de maio, ou seja, aumento de 30%.

No entanto, a equipe técnica leva em conta na análise que a Macrorregião Serra, que coincide com a região Covid de Caxias do Sul, apresenta como característica receber pacientes de outras macrorregiões do estado, por isso emitiu o Aviso, e não Alerta.

Bagé 

No indicador de incidência de casos novos por 100 mil habitantes, a região de Bagé apresentou aumento de 78 casos em dois dias, subindo de 288 em 15 de maio para 392 em 18 de maio, quando alcançou a maior incidência do estado na última semana.

Além disso, com o aumento de incidência acumulada, deslocou-se na média estadual, que estava em 229,8 em 18 de maio.

Apesar da taxa de ocupação de leitos de UTI ainda estar em um patamar aceitável, o aumento no número de casos novos é preocupante, dada a baixa disponibilidade geral de leitos na região.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira