Rio Grande do Sul

CICLONE

Ventos do Sul derrubam símbolo da Havan em Capão da Canoa

Réplica da estátua da Liberdade em frente a uma loja da Havan na Estrada do Mar caiu na madrugada desta segunda-feira

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Símbolo ostentado na frente das lojas da Havan foi 'derrubado' pela ação da natureza no RS - Reprodução Twitter

Os ventos de cerca de 70 quilômetros por hora provocados por um ciclone de baixa pressão em todo o Rio Grande do Sul durante o final de semana provocaram inúmeros estragos no estado, inclusive o destelhamento de casa no Quilombo dos Silva na capital gaúcha e a derrubada de uma réplica da estátua da Liberdade em frente a uma loja da Havan na Estrada do Mar, em Capão da Canoa.

O Corpo de Bombeiros da cidade recebeu o primeiro chamado em função da queda por volta das 7 horas desta segunda-feira (24). A estátua caiu sobre um poste da Companhia Estadual de Energia Elétrica que a atravessou como se fosse uma lança entrando no peito e saindo na nuca.

De acordo com a corporação ninguém ficou ferido. Alguns locais da cidade estão sem luz, porém os Bombeiros não chegaram a receber contatos sobre queda de postes nesta manhã.

Os ventos começaram a soprar fortes no estado após a chuva da sexta-feira (21) e se estenderam durante todo o período variando entre 60 e 90 quilômetros por hora até a segunda-feira (24).

A queda da estátua gerou uma série de memes que circularam por grupos do Whatsapp durante o dia de hoje.


Memes circularam nas redes sociais / Reprodução


Memes circularam nas redes sociais / Reprodução


Memes circularam nas redes sociais / Reprodução

Destelhamento no Quilombo dos Silva


A cada vez que chove e venta em Porto Alegre as famílias do Quilombo dos Silva ficam temerosas / Arquivo pessoal

No Quilombo dos Silva o maior estrago ocorreu no domingo (23), quando um galho de uma árvore de um condomínio ao lado caiu em cima de uma das casas, danificando o telhado de uma casa em que residem dois adultos e três crianças.

As árvores que ficam dentro do Quilombo deveriam ter a poda garantida pela prefeitura, já que é decretado área de interesse cultural da cidade. Porém, ano após ano são realizadas as solicitações que o poder público municipal não atende.

Segundo relatos dos moradores, esta não é a única ameaça. Há também o completo desrespeito por parte do condomínio que faz divisa com o quilombo com relação a manutenção das árvores que ficam coladas ao muro e se dobram sobre casas do Quilombo.

Em nota no Facebook, o Coletivo Feminista As Outras Amélias relata que "quando a família foi procurar os responsáveis pelo condomínio para entrar em diálogo a resposta foi 'voltem mais tarde, pois o condomínio está em horário de almoço'. Se este relato parasse por aqui, já seria o suficiente para causar indigestão em qualquer pessoa com um mínimo de seriedade. Mas, como sabemos, os abusos da burguesia costumam ser completos. Quando a moradora disse que não podia esperar porque estava anunciando mais chuva e ela arriscava perder seus móveis e pediu o telefone do síndico, foi informado que não estava autorizado a passar o contato, disseram que colocassem uma lona preta sobre o telhado e deram as costas. Com isto, indignada e preocupada, entre outras coisas, com a saúde dos filhos e com o fato de que no dia seguinte iria trabalhar, dificultando a resolução do problema, a moradora se exaltou e tentou forçar sua entrada no condomínio. Os mesmos que não tinham tempo para se dedicar a solução do problema que criaram, dedicaram seu precioso tempo do almoço de domingo para chamar a brigada militar e fazer boletim de ocorrência."


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko