Rio Grande do Sul

PANDEMIA NO RS

RS volta a adotar intervalo de 12 semanas para segunda dose de vacinas da covid-19

Ministério da Saúde confirma terceiro caso da variante delta do coronavírus no estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
De acordo com a SES, há possibilidade de revisão da medida, a depender da quantidade de doses enviadas nas próximas remessas
De acordo com a SES, há possibilidade de revisão da medida, a depender da quantidade de doses enviadas nas próximas remessas - Tatiana Fortes / GOVCE

A Secretaria da Saúde (SES) divulgou uma nota, nesta quarta-feira (20), comunicando ter atendido o pedido do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para retorno do intervalo de 12 semanas na aplicação da segunda dose da vacinação no estado. De acordo com a pasta, a proposta era manter a aplicação das segundas doses da Astrazeneca e Pfizer no período entre 10 e 12 semanas para ampliar a cobertura vacinal da população e reforçar a proteção contra novas variantes.

O pedido do Cosems tomou como ponto de partida a recomendação do Ministério da Saúde pela manutenção das 12 semanas, em função de que a alteração poderia provocar falta de doses para os esquemas já iniciados (tendo em vista que o envio de vacinas aos estados considera o intervalo de 12 semanas).

De acordo com a SES, há possibilidade de nova revisão no intervalor, dependendo da quantidade de doses enviadas nas próximas remessas das vacinas AstraZeneca e Pfizer.

Confirmado terceiro caso da variante Delta no estado 

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (22), o terceiro caso da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Sul. O paciente é um homem, morador de Nova Bassano, na região de Caxias do Sul, que começou a apresentar sintomas em viagem ao Rio de Janeiro, em 24 de junho. Ele realizou o exame de RT-PCR de biologia molecular para diagnóstico da doença em 29 de junho e retornou ao estado no mesmo dia.

Ele e seus familiares permaneceram em isolamento domiciliar e já foram liberados. Nenhum dos contactantes apresentou sintomas. O sequenciamento genético completo que comprovou se tratar da variante delta foi realizado pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro.

Os dois primeiros casos confirmados desta variante no Rio Grande do Sul foram de moradores de Gramado que têm vínculo, sem histórico de viagem para outro país ou estado.

Além dos cinco casos suspeitos da variante delta que aguardam confirmação pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro – outro de Gramado, também contactante do primeiro caso confirmado, dois de Sapucaia do Sul, um de Esteio e um de Canoas –, o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) deverá enviar para análise, na próxima segunda-feira (29), mais quatro amostras de moradores de Alvorada, Esteio, Passo Fundo e São José dos Ausentes.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa. 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira