Rio Grande do Sul

Consumo Consciente

Feira da Biodiversidade de Maquiné acontece neste sábado (9)

Há dois anos sem ser realizada, Feira retorna organizada por moradores, coletivos e produtores da cidade gaúcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Muito mais que a comercialização de alimentos, artesanato e artes, a Feira da Biodiversidade de Maquiné propõe o consumo consciente - Foto: Anderson Astor

A Feira da Biodiversidade de Maquiné (RS) acontece neste sábado (9). Após dois anos sem ser realizada, por conta da pandemia, a Feira terá a edição 2021 organizada por moradores e coletivos do município, reunindo produtores de alimentos e artesanatos ecológicos.

Além da Feira de comercialização de produtos, o público poderá conferir intervenções artísticas, rodas de conversa e oficina de artes. O Coral Araí Ovy, da retomada Mbya Guarani Tekoa Ka'aguy Porã ("mata sagrada"), será uma das apresentações do dia. Confira, ao final da matéria, a programação completa.

O evento acontecerá juntamente com a Feira do Produtor, em frente ao salão paroquial, no centro de Maquiné, das 7h às 16h

A organização pede que todos os presentes sigam os protocolos de saúde, como a obrigatoriedade do uso de máscara, o distanciamento entre bancas e participantes e o uso frequente de álcool gel. Em caso de chuva a data da feira será transferida.

Feira propõe consumo consciente

Os organizadores afirmam que além da comercialização de alimentos, artesanato e artes, a Feira da Biodiversidade de Maquiné propõe o consumo consciente. Celebra a diversidade da vida e promove um espaço de conscientização coletiva frente às diversas violências que atacam a terra, as águas, o ar, as florestas, bichos, gentes e plantas.

Além disso, a Feira propõe ser um manifesto pela Agroecologia, pelo direito dos povos originários aos seus territórios ancestrais, pela vida e respeito às mulheres e pessoas não binárias e pela sociobiodiversidade.

Afirmam ainda que a articulação para a realização da Feira conta com o apoio da Ação Nascente Maquiné (Anama), Prefeitura Municipal, da Paróquia Santo André Avelino e do AMÓ, fazendo parte da programação do projeto "ECOS -  temporada de Arte e sustentabilidade".

Programação da Feira

9h: Intervenção com a palhaça Leontina e apresentação da cena "Concerto para Escaleta" - Eveliana Marques Ekin;

9h40: Intervenção artística de bambolê, mimo corpóreo e arte de rua com Natália de Souza Silveira;

10h: Saída de ônibus para assistir a performance “Ecopoética“ no Balneário Municipal;

11h: Oficina "Momento com a Flor" com Anaiara: traga flor, galho verde e um vaso (xícara, copo ou vidro sem rótulo) para fazer a sua própria Ikebana.

13h: Roda de conversa sobre segurança física e emocional ao lado da feira (exclusiva para mulheres e pessoas dissidentes de gênero e sexualidade);

13h30h: Show musical “Cecé Pássaro“ com César Rodrigues Pereira;

14h10h: Contação de história com bonecos com Monika Papescu;

14h40h: Música y poesia com Crua;

15h: Show de música com dAMARu e Coral Araí Ovy através do ECOS – Temporada de Arte e Sustentabilidade.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira