Rio Grande do Sul

Alimentos Saudáveis

Feira Agroecológica da Assembleia Legislativa do RS reabre depois de 20 meses

Retorno se deu nesta quarta-feira (3), no estacionamento do prédio Anexo do Palácio Farroupilha, Centro de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Feira Agroecológica da Assembleia Legislativa do RS está de volta todas as quartas-feiras, das 10h30 às 17h30 - Foto: Brayan Martins

Depois de 20 meses suspensa por causa da pandemia, a Feira Agroecológica da Assembleia Legislativa do RS reabriu nesta quarta-feira (3). A feira é aberta ao público em geral e funciona no estacionamento do prédio Anexo do Palácio Farroupilha, na Rua Duque de Caxias, 920, Centro de Porto Alegre.

A feira funcionará todas às quartas-feiras, das 10h30 às 17h30. Estão à venda produtos in natura como legumes, frutas, verduras, Plantas Alimentícias Não Convencionais, pães, entre outros, além dos processados como geleias, sucos e arroz.

As nove bancas de produtos expostos representam aproximadamente 300 famílias que fazem parte de quatro Organizações de Certificação Participativa da Produção Agroecológica do RS (OPAC), certificadas pelo Ministério da Agricultura. São cerca de 10 grupos familiares de associações e cooperativas e cada grupo envolve dezenas de famílias da Zona Rural de Porto Alegre e Região Metropolitana.

Fazem parte da feira os produtores da Rede Agroecológica Metropolitana (RAMA), a Cooperativa Central dos Assentamentos do RS (Coceargs), a Rede Ecovida e o Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac Litoral Norte). Além das quatro organizações que estão na feira desde 2017, agora tem mais uma família individual de produção agroecológica de Cerro Grande do Sul.

A retomada também marcou o aniversário de quatro anos da feira, que foi inaugurada em 4 de outubro de 2017. Edegar Pretto (PT) foi o deputado que inaugurou a feira em 2017, quando era presidente do parlamento gaúcho. Ele afirmou estar feliz por participar da reinauguração de um espaço que tem relação com uma vida saudável, levando para a mesa das pessoas alimentação com produtos orgânicos desses agricultores familiares e assentados.

“A nossa expectativa, depois desses 20 meses afastados, quando muitos ficaram totalmente parados sem poder escoar os alimentos, é uma nova oportunidade para essas famílias. Tem algumas que realizam somente uma feira, então este espaço aqui significa a subsistência delas.

Orgânicos para moradores do Centro Histórico

O benefício também é para a comunidade em geral. Conforme pontua Maria Salete Korpalski, integrante da RAMA, "depois dessa pandemia, as pessoas estão ainda mais preocupadas com a saúde e a qualidade de vida”.

O presidente da Assembleia, deputado Gabriel Souza (MDB), saudou a todos os produtores e lamentou o fato de não poder fazer essa reabertura antes.

“Ficamos felizes de estarmos aqui num ambiente apropriado para os feirantes e com bastante acesso aos moradores do Centro Histórico. É do nosso interesse que vocês estejam muito à vontade aqui para poder vender esses produtos de alta qualidade nutricional”, salientou.

Também participaram do evento de reinauguração o presidente da Comissão da Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da AL, deputado Adolfo Brito (PP); o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea), Juliano Ferreira de Sá, entre outras lideranças políticas e comunitárias.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira