Rio Grande do Sul

PoAncestral

Artigo | 12 mil anos de história, povos originários e especulação imobiliária

PoAncestral - Muito além de 250 promove live nesta segunda-feira (14), às 19h, no canal Lude Comunicação, no Youtube

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Luana Kaingang, graduanda em Odontologia, do coletivo de indígenas da UFRGS falará sobre a recente ocupação dos estudantes indígenas de um prédio abandonado da Secretaria Municipal de Porto Alegre - Foto: Alass Derivas | @derivajornalismo

Nesse ano, Porto Alegre comemora 250 anos oficialmente. Nós, do PoAncestral – muito além de 250, questionamos essa data porque tem como marco a conquista europeia dessa região. Desconsidera a história dos povos originários bem como as lutas das/os afrodescendentes, das/os trabalhadoras/es e de todos os moradores periféricos da cidade. Para aprofundarmos essa reflexão, estamos convidando a todes para a live hoje,14 de março de 2022, às 19h, no canal Lude Comunicação, no Youtube.

Cláudia Porcellis Aristimunha - da equipe de ações educativas do Museu da UFRGS e uma das coordenadoras do PoAncestral - irá nos contar sobre o trabalho de exposição do Museu: “12.000 anos de História: Arqueologia e Pré-história do Rio Grande do Sul” ocorrido no período de 22 de abril de 2013 a 14 de março de 2014. Foi um meio de divulgar para os professores, alunos e público em geral as pesquisas arqueológicas realizadas e as hipóteses decorrentes das mesmas sobre a história dos povos originários de nossa região. 

As hipóteses de como esses diferentes grupos migraram para esse território no transcorrer do tempo. Os diferentes sítios arqueológicos existentes no RS que permitem o estudo desses povos. Os materiais encontrados nesses sítios estavam expostos no Museu possibilitando contar um pouco dessa longa história. Os mapas localizam as descobertas desses sítios e as hipóteses de migrações desses povos. E por fim, os primeiros contatos com o colonizador europeu dos Guarani, Kaingang, Xokleng, Charrua e Minuano.

A equipe do Museu da UFRGS disponibilizou esses maravilhosos materiais no site: https://www.ufrgs.br/museu/12000-anos/

Os estudantes de história Carolina LLanes, Roberto Verna e Vanessa Rodrigues serão entrevistados a respeito do Mapa que elaboraram sobre a localização dos sítios arqueológicos em Porto Alegre sob orientação da professora arqueóloga dra. Silvia Moehlecke Copé (UFRGS). Esse trabalho vem ao encontro da necessidade de preservação desses sítios arqueológicos para as pesquisas, escritas da história de nossos ancestrais e fundamentalmente para a demarcação de suas terras.


Live: 12 mil anos de história, povos originários e especulação imobiliária / Divulgação

Luana Kaingang, graduanda em Odontologia, do coletivo de indígenas da UFRGS nos contará a respeito da recente ocupação dos estudantes indígenas de um prédio abandonado da Secretaria Municipal de Porto Alegre. Estão reivindicando a casa de estudantes indígenas onde as mães possam estar com seus filhos e realizar suas práticas culturais. Saberemos como estão se organizando e os passos das negociações com a Reitoria da UFRGS e a Prefeitura Municipal de POA.

Diego Benites, liderança Karai Popygua, estudante de história na UFSC, liderança e ativista da causa indígena, fará o relato da retomada Mbya Guarani da Ponta do Arado, bairro Belém Novo, zona Sul de Porto Alegre em junho de 2018. Essas famílias estão sofrendo constantes ataques dos agentes da Arado Empreendimentos imobiliários que pretende construir nessa área condomínios e hotéis de luxo. Essa é uma importante luta que diz respeito não só a comunidade Guarani, mas a todos os moradores da cidade. Preservar esses espaços de mata nativa na orla do lago é fundamental para mantermos a qualidade da água do Guaíba que abastece a população. Além de ajudar a manter o equilíbrio climático que vem sendo afetado, prova disso são os constantes temporais e alagamentos que verificamos na cidade.

Por fim, teremos o advogado Silvio Jardim, membro da Comissão Especial Indígena do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul  (CEDH/RS), que irá discorrer sobre a articulação dos povos indígenas em POA a fim de conseguirem a demarcação de suas terras por parte do poder público, suas lutas contra a especulação imobiliária que ameaça seus direitos, por escola pública de qualidade, assistência à saúde nesses tempos de pandemia da covid-19, contra a tese do Marco Temporal e contra o projeto de lei que permite, em escala nacional, o garimpo em terras indígenas.

Reiteramos o convite para a participação da agenda do PoAncestral e nessa live em particular, porque será uma oportunidade de refletirmos sobre a cidade que queremos, em meio aos debates sobre alterações no Plano Diretor da capital gaúcha. Processo esse que está relacionado a qualidade de vida dos moradores cuja participação é fundamental para estabelecer limites ao poder econômico em nossa cidade.

Live: 12 mil anos de história, povos originários e especulação imobiliária

Hoje, 19h, Canal do Youtube: https://youtu.be/iaXQ2F1xTN0

Participe! Venha com a gente! Nos siga nas redes sociais

PoAncestral - Muito além de 250

https://www.facebook.com/search/top/?q=poancestral

https://instagram.com/poaancestral?utm_medium=copy_link

Referências:

12000 Anos de História: arqueologia e pré-história do Rio Grande do Sul / catálogo da exposição organizado pelo Museu da UFRGS - Porto Alegre: UFRGS, 2013.

https://www.brasildefators.com.br/2022/03/10/estudantes-indigenas-e-apoiadores-ocupam-salao-nobre-da-reitoria-da-ufrgs Acesso em 13 de março de 2022.

http://www.amigosdaterrabrasil.org.br/tag/ponta-do-arado/ Acesso em 13 de março de 2022.

https://sul21.com.br/opiniao/2022/03/documento-final-do-encontro-de-caciques-e-liderancas-mbya-guarani-do-rs/ Acesso em 13 de março de 2022.

* Educadoras/es da RME/Porto Alegre. ** Historiadora, Coord. Ações Educativas – Museu da UFRGS. Integrantes da Coordenação do Projeto PoAncestral – Muito além de 250

** Este é um artigo de opinião. A visão das autoras e do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko