Rio Grande do Sul

Artes Visuais

Galeria Ecarta homenageia Zoravia Bettiol no aniversário de 250 anos de Porto Alegre

Exposição "Zoravia Bettiol – A artista e sua cidade, uma dupla homenagem" terá entrada gratuita a partir do dia 26

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A Galeria Ecarta realiza uma exposição especial da artista porto-alegrense Zoravia Bettiol marcando os 250 anos de aniversário da capital gaúcha - Foto: Igor Sperotto

A Galeria Ecarta vai realizar uma exposição especial da artista porto-alegrense Zoravia Bettiol, marcando os 250 anos de aniversário de Porto Alegre. A mostra terá a abertura dia 26 de março (sábado), com visitações de terça à domingo, das 10h às 18h, com entrada franca, seguindo até o dia 8 de maio.

A exposição "Zoravia Bettiol – A artista e sua cidade, uma dupla homenagem" tem a curadoria de André Venzon e traz 47 obras entre pinturas, gravuras, desenhos, tapeçarias e headdress. A Galeria Ecarta fica na Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa 943, em Porto Alegre).

Sobre a exposição

A exposição de Zoravia Bettiol integra a quinta edição do projeto Seleção Ecarta, uma atividade especial da Galeria Ecarta que a cada ano destaca um artista. Além da mostra, são convidadas diversas personalidades para escrever sobre uma obra específica do artista. Os textos são publicados ao lado da obra durante a exposição, no site e nas redes sociais da Fundação Ecarta.

Entre os nomes convidados e já confirmados para a homenagem a Zoravia estão: Alice Urbin, Beatriz Araujo, Claudia Sperb, Fabio Pimentel Baraldo, Francisco Dalcol, Francisco Marschall, Gilberto Schwartsmann, Graça Credy, Henrique de Freitas Lima, Irene Santos, Jane Tutikian, Jessica De Carli, Leonardo Melgarejo, Liana Timm, Luciano Alabarse, Marcio Carvalho, Margarete Moraes, Paulo Amaral, Paulo Herkenhof, Renato Rosa, Roger Lerina, Sandra Dani, Tulio Milman,Valeria Barcellos,Vera Pellin e Zeca Brito.

Sobre a artista

Aos 87 anos, Zoravia Bettiol se encontra na ativa no cenário das artes no Brasil. "A arte é resistência, é o que pode nos manter vivos e atuantes. Arte é vida pra mim, além de profissão é um prazer, eu me alimento da arte", definiu em recente entrevista ao site Coletiva.net. Sua criação se expressa por meio de múltiplas linguagens, como a gravura, pintura, desenho, arte têxtil, arte mural, designer de jóias e instalações.

A artista visual nasceu na capital gaúcha em 1935, graduou-se em pintura pelo Instituto de Belas Artes de Porto Alegre. Estudou desenho e xilogravura em meados dos anos 1950 no ateliê do escultor Vasco Prado (1914-1998), com quem foi casada durante 28 anos.

Com 60 anos de carreira, participou de mais de 200 mostras individuais e coletivas em todo o mundo. Desde que começou a expor em 1959, mostrou suas criações em centenas de cidades, entre elas Washington, Paris, Praga, Varsóvia, Genebra, Lisboa, Roma, Milão, Madri, Estocolmo, Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este.

:: Zoravia Bettiol, uma mulher além de seu tempo ::

Zoravia mantêm uma rotina de intenso trabalho no atelier em sua casa, na zona Sul da cidade, e em inúmeros projetos. Em parceria com vários movimentos e coletivos está empenhada também em restaurar a Casa dos Leões, na Rua dos Andradas, para sediar o Instituto Zoravia Bettiol e ofertar à cidade mais um espaço de promoção de arte e cultura.

Artista, arte-educadora e ativista na defesa da cultura, do meio ambiente e dos direitos humanos, além da produção artística, Zoravia se empenha em diferentes projetos de promoção de justiça social. O seu primeiro trabalho foi justamente uma série sobre “Mendigos e tipos de rua”, retratando a pobreza do seu entorno.

Em 2007 foi lançado o livro em edição bilíngüe (português/inglês) "Zoravia Bettiol: a mais simples complexidade", com textos de seis especialistas. Teve sua vida e obra contada no documentário de longa-metragem Zoravia, o Filme, dirigido por Henrique de Freitas Lima.

Um de seus trabalhos mais recentes foram as ilustrações do livro "Divina Rima", lançado no final de 2021, a Divina Comédia para jovens, escrito por Gilberto Schwartsmann, contendo 50 ilustrações da artista produzidas em apenas cinco meses durante a pandemia.

Outra iniciativa atual que tem seu empenho é a mostra "Amazônia – Universo de Contrastes", uma parceria entre a Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa e o Instituto Zoravia Bettiol, que reúne obras de artistas visuais, refletindo a cultura indígena e denunciando a situação crítica enfrentada pela maior floresta tropical do mundo.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko