Rio Grande do Sul

Valorização da Saúde

Trabalhadores da saúde realizam mobilização pelo Piso da Enfermagem no Aeroporto Salgado Filho

Organizada pelo Sindisaúde-RS, mobilização começou às 4h e visou sensibilizar os deputados federais gaúchos rumo ao DF

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Trabalhadores da saúde estiveram no Aeroporto Salgado Filho desde às 4h da manhã para sensibilizar os deputados gaúchos sobre a importância do Piso da Enfermagem - Foto: Sindisaúde-RS

Ocorreu na madrugada desta terça-feira (3) uma mobilização dos trabalhadores da saúde no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A atividade foi organizada pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do RS (Sindisaude-RS).

Os cerca de 30 trabalhadores estiveram desde às 4h da madrugada no aeroporto para sensibilizar os deputados federais gaúchos que estavam se deslocando rumo a Brasília sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 2564/2020, que visa instituir o Piso Salarial Nacional da Enfermagem.

Em contato com a nossa reportagem, o presidente do Sindisaude-RS, Júlio Jesien, informou que já há um acordo entre as lideranças do Legislativo federal para incluir o PL 2564 na pauta da Câmara, devendo ocorrer a votação na quarta-feira (4). Júlio destacou a importância da mobilização, que objetivou o diálogo direto com os deputados federais.

Afirmou também que apenas alguns deputados pararam para dialogar com a categoria, entre eles Henrique Fontana e Dionilso Marcon, ambos do PT, e Pedro Westphalen (PP).

"Foi uma atividade importante, cumpriu seu papel. A votação, a principio, já foi acordada com o presidente da Casa. Não temos expectativa ainda [sobre a aprovação], existe uma sensibilidade grande com a pauta, acreditamos que possa passar", relatou o presidente do sindicato.

Jesien disse acreditar que, mesmo com a aprovação, ainda há longo debate a ser feito, pois o projeto original pode ser aprovado com alterações. Além disso, após essa etapa, restará a aprovação ou o veto presidencial, que pode rejeitar o PL totalmente ou ainda retorná-lo para o Legislativo com alterações.

Sobre o piso nacional da Enfermagem

Segundo informa a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Piso Salarial da Enfermagem foi estabelecido no Senado em um mínimo inicial no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente na rede pública e privada. O projeto fixa também 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

A categoria é formada por 1,3 milhão de profissionais (enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras), inscritos no Cadastro Brasileiro de Ocupação (CDO). Outros 1,7 milhão estão inseridos em diferentes atividades, ainda ligadas à enfermagem, como professores, por exemplo. No total são 3 milhões de profissionais em todo o país


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira