Rio Grande do Sul

Cultura Doadora

Painel debate importância das ligas acadêmicas de doação e transplante de órgãos

Atividade com estudantes de cinco ligas gaúchas ocorre nesta quarta-feira (25), com transmissão ao vivo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O RS já foi o primeiro estado em volume de doações e atualmente ocupa a oitava posição no país - Foto: Igor Sperotto

O projeto Cultura Doadora promove o debate "A importância das Ligas Acadêmicas de Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos para promover o interesse dos estudantes nos cursos de saúde", nesta quarta-feira (25), às 19h, nas redes da Fundação Ecarta. O painel traz integrantes das ligas vinculadas aos cursos de medicina da Unisinos, PUC, UFPel, UFRGS e Ulbra

Segunda a Fundação Ecarta, as ligas são organizações voltadas a proporcionar aos estudantes de graduação das áreas da saúde a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos técnico-científicos relacionados à doação e transplante de órgãos e tecidos. No Brasil existem, atualmente, 30 ligas, sendo seis no RS.

Os convidados são os acadêmicos integrantes das ligas Marilza Vallejo (Litros/UFRGS), Sofia Kieling (Latos/Unisinos), Vitória Azevedo (Latran/Ulbra), Larissa Pilotto (PUC e Liga do Hospital Dom Vicente Scherer - Ligatx HDVS) e Gabriel Quintana (Lidot/UFPel). A apresentação será feita pelo presidente da Fundação, O professor Marcos Furh.

Doação e transplante nos currículos da saúde

O projeto Cultura Doadora destaca que o Brasil mantém o maior sistema público de transplantes do mundo. A lista de espera por um órgão no país é de mais 50 mil pessoas, sendo cerca de 2,5 mil somente no RS. O estado já foi o primeiro em volume de doações e atualmente ocupa a oitava posição no país.

Ao mesmo tempo, quase inexistem disciplinas curriculares sobre o assunto nos cursos da área da saúde.

"As ligas são articulações fundamentais para sensibilizar para a importância de ter preparo sobre o assunto na formação dos profissionais que estarão envolvidos com o assunto de uma forma ou de outra durante seu trabalho profissional", registra Furh.

Ao longo de uma década de atividades de sensibilização para o desenvolvimento de uma disposição doadora de órgãos e tecidos, a coordenação do projeto Cultura Doadora constatou a importância de haver formação no tema. Para contribuir nesse aspecto, está implementando a campanha + Doação e Transplante nos Currículos da Saúde, intensificando junto às coordenações dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social para a ampliação da abordagem dessa temática.
 
Várias reuniões já foram realizadas com as coordenações de cursos de várias instituições com muita receptividade, adianta a coordenadora do Cultura Doadora, Glaci Borges. Ela destaca que o projeto oferece suporte às instituições de ensino com sugestão de temas a serem abordados nas disciplinas, um rol de profissionais com amplo conhecimento na doação e transplantes de múltiplos órgãos, assim como transplantadas(os), famílias doadoras, ativistas da área, entre outras(os) palestrantes e subsídios para orientar a formação.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira