Rio Grande do Sul

PERIFERIA

Feira comunitária no Morro da Cruz promove geração de renda e cidadania neste sábado (11)

Além de empreendimentos e atividades culturais, será realizada assembleia popular para tratar da falta d'água na região

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Atividade é uma promoção da Rede Comunitária do Morro da Cruz, formada por entidades da localidade e movimentos sociais - Foto: Reprodução

Mais uma edição da Feira da Rede Comunitária do Morro da Cruz será realizada, neste sábado (11), na região de mesmo nome na Zona Leste de Porto Alegre. Além dos tradicionais empreendimentos comunitários e culturais, a feira contará com oficinas e terá um momento de exercício da cidadania. Será realizada uma assembleia popular com os moradores sobre o cronograma de entrega dos kits caixa d'água.

A atividade é uma promoção da Rede Comunitária do Morro da Cruz, formada por entidades da localidade e movimentos sociais. Inicia às 9h com a comercialização de diversos produtos, como roupas, artesanato e alimentação. Durante a manhã estão previstas oficinas de yoga, de fabricação de temperos, bolos e chás.

Ao meio dia será servido um almoço comunitário e ocorrem apresentações culturais locais. Às 13h30 será realizada uma celebração inter-religiosa de batizado da rua da feira como Rua Marielle Franco, em memória da vereadora carioca assassinada e em homenagem a todas as mulheres que lutam por mais amor e por mais vida.

Na sequência, o bloco "Ai que saudade do meu ex" faz sua crítica social com muita arte e alegria. Além disso, durante todo o dia, estarão abertos espaços de trocas de mudas e sementes e de livros por 1 kg de alimento.

A assembleia popular começa às 15h, para dar encaminhamentos às reivindicações dos moradores do Morro da Cruz que lutam para que a Prefeitura de Porto Alegre instale caixas d’água na região, a fim de aliviar o problema da constante falta de abastecimento.  Será debatido o cronograma de entrega dos kits caixa d'água e das obras estruturais da construção de um novo reservatório de água.

O Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD/RS), uma das entidades que participam da organização do evento, ressalta que “a participação comunitária é de fundamental importância pois é a única forma de exigência das nossas necessidades ao poder público”.


Programação completa da feira / Reprodução

Sobre a Rede

A Rede Comunitária do Morro da Cruz atualmente é constituída por pessoas e entidades que buscam o desenvolvimento social, cultural e econômico local. Sua organização é horizontal e seus espaços de debate e tomada de decisão são através de grupo de Whatsapp e reuniões semanais.

Além do MTD, atualmente a rede é composta pela Associação de Moradores do Morro da Cruz (ACOMUZ), o Centro de Assessoria Multiprofissional e Profissional (CAMP), a Associação de Mulheres Maria da Glória - Horta Comunitária Morro da Cruz; a EMEF Morro da Cruz e EMEF Prof. Judith Macedo de Araújo.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira