Rio Grande do Sul

RECONHECIMENTO

Escritor Jeferson Tenório é homenageado com o título de cidadão de Porto Alegre 

Honraria ao autor do premiado livro "O Avesso da Pele" foi concedida pela Câmara Municipal nesta terça-feira (14)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Tenório recebeu o título em cerimônia nesta terça, acompanhado de sua família, em cerimônia com a presença de representantes do movimento negro - Foto: Ederson Nunes/CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, nesta terça-feira (14), o título de cidadão de Porto Alegre ao escritor premiado Jeferson Tenório. A distinção foi proposta pela vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) e entregue em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara, que contou com a presença de representantes do movimento negro.

A vereadora Bruna destacou que Porto Alegre é uma cidade com uma riquíssima literatura, citando a Feira do Livro como exemplo. “Jeferson Tenório representa hoje uma produção literária que muito tem a ver com os tempos que vivemos, onde cada vez mais falar de temas sensíveis como o racismo são necessários para que tantos jovens possam não só afirmar sua autoestima mas também se reconhecer como pessoas negras. Queremos fazer de Jeferson um patrimônio vivo da cidade, para que cada vez mais os negros possam ocupar os espaços na sociedade", ressaltou. 

:: “Vivemos uma crise muito grande da indiferença do outro”, afirma Jeferson Tenório ::

Carioca de nascença, Jeferson é radicado na capital gaúcha, onde completou sua graduação em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo o primeiro aluno cotista negro a se formar pela universidade. Na cerimônia, o escritor que foi premiado com o Prêmio Jabuti de Melhor Romance, em 2021, com o livro “O Avesso da Pele”, lembrou da sua vinda à capita gaúcha junto com sua irmã.

"Encontramos uma cidade hostil, a começar pelo frio, mas principalmente pelo racismo. Desde que cheguei aqui, foram 13 ou 14 abordagens policiais, todas violentas. Aos poucos, percebi que isso tinha a ver com a cor da minha pele”, frisou. 

:: Palmares no Congresso: movimento quer aquilombar Legislativos de todo o país ::

Jeferson observou que, diante deste desafio, decidiu usar a palavra como forma de luta. Primeiro como leitor e depois como escritor. "Tem sido através da escrita que buscamos conscientizar as pessoas sobre o preconceito. E já é possível perceber que, ainda que lentamente, as coisas estão mudando. E a eleição de uma bancada negra nesta Câmara é uma prova desta evolução", disse.

Além da presença de figuras do movimento negro da cidade, a Sessão Solene contou com lideranças de movimentos sociais e escritores negros, como Lilian Rocha. Foi marcada pela homenagem não só à literatura como arte, mas também pela reflexão desse estilo artístico como um instrumento de combate ao racismo.

Sobre o escritor 

Jeferson Tenório é considerado como um dos principais escritores da literatura brasileira contemporânea. Carioca radicado em Porto Alegre, Jeferson é graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua como professor de língua e literatura na rede pública de ensino de Porto Alegre.

Apresentou seu primeiro romance em 2013 (O beijo na parede), vencedor do prêmio de “Livro do Ano” da Associação Gaúcha dos Escritores. Em 2018, publicou seu segundo romance, Estela sem Deus, que trata da problemática do amadurecimento precoce da infância e juventude negras.

O Avesso da Pele é o terceiro romance do autor, com o qual ganhou o prêmio Jabuti, mais prestigiada premiação literária do país. O romance, que já tem seus direitos vendidos para os Estados Unidos e Reino Unido, trata da violência naturalizada contra pessoas negras e pobres, mas sempre a partir de um ponto de vista interno, voltado para expressar a voz das vítimas.

Em 2020, Jeferson Tenório foi o primeiro negro eleito como patrono da Feira do Livro de Porto Alegre.

*Com informações da assessoria de imprensa da vereadora Bruna Rodrigues e da Câmara Municipal de Porto Alegre


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira