Rio Grande do Sul

Água e Saneamento

Ato público contra a privatização da água e saneamento reúne milhares em Porto Alegre

Mobilização convocada pelo Sindiágua/RS contou com trabalhadores de 300 municípios, ex-prefeitos e parlamentares

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Mobilização "RS pela Água" protestou contra a privatização da Corsan e do DMAE - Foto: Carolina Lima (BdF RS)

O ato "RS pela Água" convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua/RS) movimentou a capital gaúcha nesta terça-feira (28) contra a privatização da Corsan. A venda de ações da empresa pública deve acontecer em julho, conforme anunciou o governo gaúcho.


Mobilização para o ato "RS pela Água" começou em frente ao DMAE, em Porto Alegre, onde aconteceu assembleia do Sindiágua/RS / Foto: Carolina Lima (BdFRS)

Além do Sindiágua/RS, participaram diversas entidades sociais, como o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Levante Popular da Juventude e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Em torno das 10h, já havia grande concentração em frente à sede do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), em Porto Alegre, na rua 24 de Outubro, local marcado para a concentração.

Antes do início do ato, foi realizada uma assembleia geral do Sindiágua/RS, aproveitando a presença de trabalhadores dos cerca de 300 municípios atendidos pela Companhia gaúcha de água e saneamento. A assembleia deliberou pela entrada da categoria em estado de greve, pleito que foi aprovado sem objeções pelos presentes.


O presidente do Sindicato, Arilson Wünsch, conduziu a assembleia que aprovou estado de greve / Foto: Jorge Leão

Conforme explicou o presidente do Sindicato, Arilson Wünsch, a partir de agora, os delegados sindicais eleitos pelos trabalhadores nas bases, quando forem convocados, poderão deliberar pela efetiva entrada da categoria em greve e paralisar as atividades. O presidente sindical afirmou que a mobilização visa derrubar a privatização e mostrar que a comunidade quer a água para todos e não tratar esse bem essencial como uma mercadoria.

Ato político contou com a presença de três ex-prefeitos

O ato político começou por volta das 12h, com falas em defesa da Corsan e do DMAE. Estiveram presentes três ex-prefeitos da cidade de Porto Alegre, de diferentes posições políticas.


José Fortunati (União) disse que é necessário refletir a importância da água como um bem pra todos / Foto: Carolina Lima (BdFRS)

O ex-prefeito José Fortunati (União) defendeu a necessidade de refletir a importância da água como um bem pra todos. "Ninguém defende a privatização ou estatização irrestrita, mas estamos falando de manter o DMAE e a Corsan para o cidadão gaúcho", disse ele.


João Antônio Dib (PP) afirmou que não há motivos para privatizar o DMAE / Foto: Jorge Leão

Após, esteve presente também João Antônio Dib (PP). Em função da dificuldade de locomoção, Dib participou do ato sem subir no carro de som. Afirmou que o DMAE presta serviços extraordinários para a cidade é que não há motivos justos para falar em privatizar o serviço municipal de saneamento.

"Os servidores sabem o que a cidade precisa. Eu fui diretor do DMAE duas vezes, e vi ele cada vez melhor, hoje o Departamento está à altura das necessidades de Porto Alegre", afirmou Dib.


Raul Pont (PT) disse que a privatização da Corsan não irá atender aos interesses da população, mas da iniciativa privada que visa lucrar somente / Foto: Carolina Lima (BdFRS)

Por último, se manifestou o ex-prefeito Raul Pont (PT), que afirmou ser a privatização um interesse de determinados partidos políticos e parlamentares, não atendendo os interessantes da população. "Estamos falando hoje não somente para os trabalhadores da Corsan e do DMAE, mas em defesa do serviço público de qualidade. A iniciativa privada visa somente os lucros", disse Pont.

Ainda durante o ato político, falou o atual presidente da CUT/RS,  Amarildo Censi, dizendo que a privatização vai deixar o serviço de água mais caro e com menos qualidade, ou seja, mais lucro para as empresas, às custas de prejuízos para a população.

“Água e o saneamento são bens públicos. É vida, é saúde, é essencial e um direito básico. Privatizar tem o fim de atender a quem quer ganhar dinheiro, como ocorreu com a CEEE, que oito meses depois da venda distribuiu R$ 1,2 bilhão aos acionistas a custa do aumento da tarifa", afirmou Amarildo.

Estiveram presentes na mobilização entidades do estado, como representantes da Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (SEMAE) e do Departamento de Água e Esgoto de Santana do Livramento, entre outros municípios. Também participaram deputados federais como Fernanda Melchiona (PSOL) e Dionilso Marcon (PT), juntamente com parlamentares estaduais como o deputado Jeferson Fernandes (PT).

Também foram vistas identificações de entidades como o Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge/RS), Sindicato dos Administradores no Estado do RS (Sindaergs), Associação dos Aposentados da Fundação Corsan (Funcorsan), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Levante Popular da Juventude, entre outras.

Por volta das 13h, uma grande caminhada começou a se deslocar em direção às ruas do Centro, para chegar até a sede da Corsan, na rua Caldas Júnior. Logo depois de uma breve parada, a marcha finalizou com falas de deputados e lideranças sindicais em frente ao Palácio Piratini, na Praça da Matriz.


Marcha do ato "RS pela Água" chegou ao Centro da capital gaúcha, rumando à sede da Corsan / Foto: Carolina Lima (BdFRS)


Trabalhadores do DMAE também se mobilizaram para o Ato "RS pela Água" / Foto: Jorge Leão


Ato contou com a participação de ex-prefeitos de Porto Alegre / Foto: Jorge Leão


Após assembleia na frente do DMAE, caminhada seguiu para o Palácio Piratini / Foto: Jorge Leão


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko