Rio Grande do Sul

Evento

Santa Maria volta a ser a capital da Economia Solidária neste final de semana

Volta a ecoar o desafio de que "um outro mundo é possível" através da realização da 28ª Feicoop; confira a programação

Brasil de Fato | Santa Maria (RS) |
Expectativa dos organizadores é de mais de 500 empreendimentos estejam presentes; visitação poderá ultrapassar as 15 mil pessoas nos três dias - Divulgação Feicoop

O Fórum Social Mundial deixou muitas sementes plantadas em solo gaúcho. Uma destas sementes vingou com força na região central do estado, em Santa Maria, através dos grupos de voluntários que levam em frente a Feira Internacional de Cooperativismo e Economia Solidária, a Feicoop. Nela se repete a cada ano o velho desafio do FSM: Um outro mundo é possível!

Pela primeira vez sem a presença da emblemática Irmã Lourdes Dill, que ao longo de três décadas encarnou a voz do segmento e conclamou ao trabalho coletivo em busca da utopia da igualdade, a feira vive a expectativa de resistir e ter continuidade. Assim como o Projeto Esperança/Cooesperança, embrião que deu origem ao evento e continuidade ao trabalho do saudoso bispo Dom Ivo Lorscheider.

A Feicoop retorna neste final de semana de forma 100% presencial. A feira abre ao público na sexta-feira (15) e segue até domingo (17), ocupando as dependências do Centro de Economia Solidária e os arredores do Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira. São aguardados mais de 500 empreendimentos e grupos de economia solidária, cooperativismo, agroindústria, artesanato, recicláveis, vestuário, campesinato, além dos tradicionais espaços de cultura popular e culinária.

O presidente da comissão organizadora, José Carlos Peranconi, relembrou que a Feicoop tem intima ligação com o Feirão Colonial, que acontece todos os sábados no mesmo espaço, surgindo dali o evento que durante três dias coloca Santa Maria em evidência internacional.

"Eu digo e recomendo que vale a pena vir participar nesses três dias desse espaço de cooperativismo e economia solidária, que aqui você vai ver coisas extraordinárias e vivenciar experiências ímpares", convida.

Programação ampliada inicia nesta quinta-feira (14)

A programação inicia ainda nesta quinta-feira (14), com a abertura da Jornada formativa da Feicoop, que vai se estender até o final do evento. Já a Mostra de Arte, Cultura e Diversidade da Economia Solidária inicia na sexta-feira (15), e se estende nos dois dias seguintes.

Os espaços de comercialização funcionam na sexta-feira (15) e sábado (16) das 7h30 às 19h, e no domingo (17) das 7h30 às 18h. Confira todas as atividades em detalhes neste link.

Em vídeo compartilhado nas redes do evento, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), enalteceu o momento de retomada 100% presencial, relembrando que isso somente está sendo possível graças a todos que respeitam a ciência e compreendem que a vacina é o único caminho para o enfrentamento da pandemia e a retomada da normalidade.

“Brasília é a capital do país, Porto Alegre é a capital do estado, Santa Maria é a capital da economia solidária”, enalteceu Pozzobom ao reforçar o convite à participação na Feicoop.


O campesinato e a reforma agrária sempre mostram a força da agroecologia no espaço da Feicoop / Divulgação Feicoop

A professora Gisele Guimarães, da UFSM, aponta que a universidade vê na Feicoop um espaço de formação para profissionais voltados a uma nova sociedade. Através da compreensão da “realidade desses empreendimentos jovens e já estruturados, pautados pela economia solidária, agricultura familiar, agroecologia, atividades de geração de trabalho e renda, aos jovens e mulheres, aos povos tradicionais, vem contribuindo para a formação de profissionais mais adaptados, bem como contribuindo para o desenvolvimento sustentável e principalmente ao nosso desenvolvimento regional a partir dessas características de organizações coletivas”.

A 28ª Feicoop é promovida pelo Projeto Esperança/Cooesperança, braço da Arquidiocese de Santa Maria; Prefeitura Municipal de Santa Maria; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Nesta edição o evento conta ainda com emendas destinadas pelos deputados federais Paulo Pimenta (PT) e Elvino Bohn Gass (PT), e pelos vereadores santa-marienses Valdir Oliveira (PT), Maria Rita Py Dutra (PCdoB), Ricardo Blattes (PT), Paulo Ricardo Pedroso (PSB), Getúlio de Vargas (Republicanos) e Tubias Calil (MDB).

As informações da Feicoop você acompanha pelo Brasil de Fato RS, pela Rede Soberania e também na própria fanpage da Feicoop.

Levante espera 400 jovens em seu acampamento

Foi justamente sob o abrigo da Feicoop que nasceu o Levante Popular da Juventude, movimento de jovens que busca a transformação da sociedade em luta pelas causas que afetam a juventude brasileira. Depois de dois anos de ausência – por conta da pandemia – em 2022 retorna ao espaço da feira a agitação e os questionamentos dos jovens do LPJ, a partir do seu 13º Acampamento Estadual.

Mais de 400 jovens dos quatro cantos do RS são esperados para participar das atividades de formação, oficinas, debates e integrações culturais propostas pelo movimento. Diversas lideranças já confirmaram presença e vão participar dos momentos de debate junto com a juventude.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko