Rio Grande do Sul

Mobilização

Famílias atingidas por pulverização no RS seguem na espera de ações concretas do poder público

Após nova reunião com a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura será realizada uma consulta pública online

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Intuito do encontro foi a apresentação de polígonos por parte da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema) - Foto: Maiara Rauber / MST

No início desta semana, representantes das famílias atingidas pela deriva em Nova Santa Rita e Eldorado do Sul (RS), no final de 2020, participaram de uma reunião para discutir os polígonos de exclusão para a pulverização aérea de agrotóxicos. O intuito deste encontro foi a apresentação de polígonos por parte da secretária Dra. Marjorie Kauffmann, da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema), e de Diogo Pereira, diretor do Departamento de Biodiversidade da Sema. 

“Nos foi apresentado um mapa bem tímido, que sequer podemos chamar de polígono de exclusão de pulverização aérea de agrotóxicos, pois é apenas a aplicação das distâncias previstas na IN 02/08 - MAPA, sem avançar efetivamente na proteção da zona de amortecimento do Delta do Jacuí”, relata Alice Resadori, advogada do Setor de Direitos Humanos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do RS e da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP). 

Ela ainda reforça a importância da abrangência dos assentamentos da reforma agrária que produzem orgânico, e das comunidades indígenas da região, os quais não estão delimitadas no mapa apresentado. “Este mapa, portanto, é insuficiente, diante das demandas que a sociedade civil apresentou ao estado”, pontua a advogada.

Estavam presentes na reunião José Cleber Dias de Souza, auditor fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); representantes das famílias que produzem orgânicos, dos assentamentos da reforma agrária Itapuí, Santa Rita de Cássia II de Nova Santa Rita e Integração Gaúcha de Eldorado do Sul; da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN); Associação Brasileira de Agroecologia (ABA); Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (INGÁ); Núcleo Amigos da Terra; Brasil Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA); Guaíba Cooperativa; Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (COCEARGS); Rede Ecovida e Rede Agroecológica Metropolitana(RAMA).

A coordenadora Comissão da Produção Orgânica (Cporg-RS), Cecile Follet, assentada em Eldorado do Sul, no Assentamento Belo Monte do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD), destaca dois pontos importantes em relação a implementação dos polígonos de exclusão de pulverização aérea. “Primeiro ponto que eu acho importante destacar que é de responsabilidade do estado do Rio Grande do Sul e da União proteger as famílias e os territórios, tanto sua saúde como o modo de viver”, alertou a assentada.

Ela ainda ressalta que a juíza que vem julgando o caso, já delimitou em suas liminares, tanto na ação da cautelar quanto nos polígonos, que o estado e da União devem montar um plano de pulverização para proteger as famílias. 

“Nós entendemos, enquanto Cporg, que reúne diversos produtores orgânicos e também consumidores, que a única forma de poder proteger essas famílias e as famílias que permeiam essa região toda, é restringir, limitar, proibir a pulverização aérea” afirma Cecile.

Outro ponto destacado pela assentada está voltado à defesa do Parque do Delta do Jacuí. “Tanto no Rio Jacuí quanto no Guaíba é captada toda água potável que alimenta a região Metropolitana  de Porto Alegre. Toda essa zona de amortecimento acaba sendo contaminada na situação atual, pois não há uma fiscalização regular”, assinala. 

De acordo com a assentada, o mapa apresentado pela Sema não cria nenhum avanço em relação ao que já está na lei. “Esse mapa não é um polígono de exclusão, ele é um mapa que nos mostra o que já está previsto na IN 02/08 do MAPA, na legislação e no plano de manejo da unidade de conservação, que é o Parque do Delta do Jacuí.”

Após a apresentação do mapa, a secretária Dra. Marjorie Kauffmann informou que será realizada uma consulta pública online, durante 15 dias, a partir do dia 18 de julho. Os representantes das famílias apontam a necessidade de um complemento no programa de proteção em relação ao que foi apresentado pela Sema. 

Além disso, reforçam a urgência da fiscalização do que já está na lei. “Muitas pulverizações aéreas são feitas de forma irregular pois não está sendo feita a fiscalização por parte dos responsáveis que são o próprio Ministério da Agricultura, a Sena e a Fepam", finaliza.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira